Com “Eternos” prestes a chegar ao Disney+ em 12 de janeiro de 2022, novos detalhes do longa que marcou a estreia do muso Harry Styles no MCU (Marvel Cinematic Universe) vieram à tona! Em entrevista à Empire Magazine, a diretora Chloé Zhao falou sobre o envolvimento do cantor no projeto, revelou a história que criou para Eros e, de quebra, contou como teria sido o final original e pra lá de sombrio do longa. Eita!
Se você não se lembra, em novembro deste ano, “Eternos” estreou no cinema. Considerado um dos filmes mais diversos e incomuns da Marvel até hoje, o projeto escrito e dirigido por Zhao apresentou uma raça alienígena imortal criada pelos Celestiais para defender a Terra contra seus antigos inimigos, os Deviantes. No entanto, após milhares de anos escondidos, a equipe deve se reunir devido ao ressurgimento dos Deviantes, que agora estão mais poderosos e representam uma ameaça ainda maior para o mundo.
O filme cobriu muito terreno em suas 2 horas e 37 minutos, mas sua maior revelação ficou guardada para a cena pós-créditos, na qual Harry fez sua primeira aparição como Eros, a versão da Marvel do deus do amor e irmão de Thanos, também conhecido como Starfox. Na cena, Styles apareceu acompanhado por Pip O Troll na Domo, nave dos Eternos, após vários membros da equipe serem retirados da Terra por seu criador, Arishem, que promete julgar o planeta futuramente. Entre eles, Sersi (Gemma Chan) é levada, o que faz com que Dane Whitman (Kit Harrington) vá em busca da espada deixada por seu tio, procurando um meio de salvar sua amada.
O momento também deu a entender que Eros os ajudará a encontrar os colegas desaparecidos e, possivelmente, enfrentar o criador de sua raça. No entanto, o destino do muso nas telonas nem sempre era esse – isso porque, segundo Zhao, Harry teria uma cena ainda mais longa e muito mais deprimente, na qual ele apareceria ao lado de todo o elenco principal, que inclui Gemma Chan, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lia McHugh, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Barry Keoghan, Don Lee, Salma Hayek e Angelina Jolie.
Ao ser questionada sobre o final levado ao ar, Zhao foi bem sincera. “Não. Eu nunca fiz um filme em que o final é o que escrevi! Você o encontra na edição. Edição é um terço do processo de fazer filmes, e quando você mostra para outras pessoas, é aí que você encontra o final”, explicou. “Eu acho que nunca fiz um único filme que a abertura e o fim permaneceram iguais ao roteiro, porque as cenas são fluidas quando filmamos. E nós na verdade tínhamos um outro final que era bem mais deprimente. Deprimente. Eu não o odiava, porque estou acostumada com filmes que são mais melancólicos. Mas eu não acho que refletiria bem com nosso público”, pontuou.
A cena em questão também contaria com Eros e isso explica a foto de Harry ao lado de Madden e McHugh no set do longa. No registro, o trio aparece com figurinos idênticos e Eros com um visual completamente diferente do que vimos na telona, que inclui cabelos vermelhos. “Iria acabar com todo mundo de volta na nave, mentes apagadas e só indo para outro planeta, como em “Além da Imaginação” (seriado)“, confessou Chloé. “Eu lembro que quando tudo ficava preto, todo mundo ficou tipo: ‘Eu não sei o que fazer’. E também, é o MCU, e você quer ficar empolgado com o que vem a seguir”, declarou.
Por conta da melancolia do final original, a diretora então decidiu alterar a primeira aparição de Starfox. “Para encurtar a história, com aquele final deprimente, em algum momento ele (Harry) seria um dos Eternos naquela nave. E não deu muito certo. Mas eu estava querendo trazer Eros para o MCU. Por isso, continuei mencionando isso a Kevin [Feige] em todas as oportunidades que tive nos corredores, porque adoro a ideia de Eros ser outro Eterno, outro Ajak (Salma Hayek)”, revelou Chloé.
Para trazê-lo às telonas, a diretora criou todo um “background” para o personagem. “Ele [Eros] é um Eterno e estava estacionado em Titã – 10 deles estavam, assim como os 10 Eternos na Terra, assumindo que Titã também seja um planeta hospedeiro em algum ponto. (…) Pense no Surgimento [dos Celestias] – Eros sabe disso? (…) Isso dá asas à minha imaginação”, disse ela. “Para mim, a história de Eros é que ele desertou [os Celestias] e disse: “Eu não estou mais fazendo isso”. Então ele de alguma forma conseguiu aquela esfera, que você viu em sua mão, e ele correu e criou Pip O Troll. Eles são como Han Solo e Chewie. Arishem está procurando por ele, e ele é apenas um fora da lei do espaço. Esse é o personagem que eu tinha em mente”, reforçou.
Na sequência, a diretora pontuou que nunca pensou em outra pessoa para interpretar Eros a não ser Harry Styles. Esse é o personagem que eu tinha em mente. Mas eu nunca disse uma vez a Kevin: “Aqui está o personagem. Vamos encontrar um ator”. Para mim, sempre foi um pacote. Tinha que ser o Harry. Foi assim que apresentei para Kevin”, concluiu.
Se essa história de fundo se mantiver para “Eternos 2”, então Eros realmente é a melhor pessoa para ajudar Thena (Angelina Jolie), Makkari (Lauren Ridloff) e Druig (Barry Keoghan) a encontrar seus familiares desaparecidos. Felizmente, ao que tudo indica, Feige têm grandes planos para ele no MCU, já que o todo-poderoso da Marvel falou sobre o assunto recentemente, na première de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa“, em Los Angeles. “Temos muitos fãs de Eros fora do estúdio, é claro. Mas dentro do estúdio também. Então, conforme o MCU se estende ainda mais para a arena cósmica, há ideias [para o retorno dele]“, prometeu.
At the #SpiderManNoWayHome premiere, Kevin Feige teases what's in store for Harry Styles after he made his MCU debut as Eros. pic.twitter.com/RQjmM5SBTJ
— Entertainment Tonight (@etnow) December 14, 2021
A gente não tá preparado, não, Brasil!