Nesta madrugada (21), um avião de modelo Boeing 737-800 da China Eastern Airlines caiu no sudoeste da China, deixando vítimas fatais, segundo informações da própria companhia aérea. À bordo, estavam 132 pessoas, sendo 9 tripulantes e 123 passageiros. Não se sabe quantas dessas, entretanto, perderam a vida.
“A empresa expressa suas profundas condolências pelos passageiros e tripulantes que morreram na queda do avião”, disse o grupo, em nota enviada à Bolsa de Valores de Xangai, sem especificar o número de mortos.
De acordo com a Autoridade de Aviação Civil da China, o Boeing viajava entre Kunming e Guangzhou, mas ao passar perto de Wuzhou, na região de Guangxi, perdeu contato com os radares e pouco depois, entrou em queda. O site de rastreio FlightRadar24 mostrou que o voo MU5735 despencou de 29,1 mil para 3,225 mil pés em apenas três minutos, antes das informações desaparecerem.
Vídeos gravados por câmeras de segurança mostram o momento exato do acidente, com o avião caindo de bico em direção a uma área montanhosa, com fogo e fumaça aparecendo poucos segundos depois. À imprensa chinesa, uma testemunha declarou que a aeronave “se partiu completamente” e que as chamas provocadas pela queda destruíram áreas florestais. Destroços do jato também foram encontrados em trechos próximos ao local. Assista:
Acidente aéreo na China. Um avião da companhia China Eastern caiu com 132 pessoas a bordo na região de Guangxi, no sul do país, na fronteira com o Vietnã. Ainda não há informações de vítimas e a operação de resgate está em andamento. pic.twitter.com/7P3XBdpKrQ
— Rádio BandNews FM (@radiobandnewsfm) March 21, 2022
Imagens de câmeras de segurança e de moradores mostram o momento em que o avião do voo MU5735, da China Eastern Airlines, cai na China. 132 pessoas estavam a bordo e a queda ocorreu em uma região de floresta e gerou um incêndio. O vídeo mostra o avião em queda livre de 90°. pic.twitter.com/oLVgxfg2EI
— Renato Souza (@reporterenato) March 21, 2022
O presidente da China, Xi Jinping, disse estar “chocado” com o acidente e pediu “todos os esforços” para identificar as causas “o quanto antes“. A cidade de Wuzhou enviou 117 bombeiros com 23 caminhões para o local. Outros 538 bombeiros da região também foram deslocados e as operações seguem em curso. Autoridades irão investigar as causas da tragédia, ainda incertas.