Jovem de 20 anos sofre quatro paradas cardíacas após ingerir energético como pré-treino, nos EUA

Jazmin teve vários órgãos comprometidos e passou duas semanas internada no hospital

ouça este conteúdo

Uma jovem de 20 anos sofreu uma convulsão e quatro paradas cardíacas após ingerir um energético como pré-treino antes de ir à academia. O caso aconteceu em novembro de 2024 com Jazmin Garza, no estado do Iowa, nos Estados Unidos.

Jazmin relatou que buscava mais disposição para o treino e, por isso, consumiu metade de uma lata da bebida, que continha 200mg de cafeína, o equivalente a pouco mais do que tem em duas xícaras de café preto comum. Ela também afirmou que essa foi a primeira vez em sua vida que experimentou um energético.

Não costumo tomar bebidas com cafeína, mas fazia tempo que não ia à academia e queria ter um bom desempenho, então tomei um pouco do energético. Nunca tinha consumido esse tipo de bebida antes”, revelou ao Daily Mail.

A jovem começou a se sentir tonta e com a visão turva enquanto finalizava um levantamento de peso. Ela precisou sentar para não cair, mas logo perdeu a consciência e sofreu uma convulsão. O namorado dela, Isaac Ayala, estava no momento e iniciou a reanimação cardiopulmonar (RCP) quando percebeu que Jazmin não respirava.

Depois do treino, me sentei e realmente não me senti bem. Fiquei tonta. Isaac disse que eu estava muito pálida. Depois, Isaac me contou que comecei a ter uma convulsão. Nunca tinha tido uma antes. Não fazia ideia do que estava acontecendo comigo”, explicou.

Continua depois da Publicidade

Garza foi levada ao hospital, onde os médicos informaram que ela chegou a ficar cinco minutos sem batimentos e sofreu quatro paradas cardíacas. A falta de oxigenação no corpo afetou gravemente seus rins, pulmões e coração, fazendo com que ela precisasse ficar internada para se recuperar.

Devido a gravidade da situação, os médicos disseram à família da jovem que “ela precisaria de um milagre para voltar para nós – e ser a mesma Jazmin que conhecíamos“.

Veja imagens de Jazmin no hospital:

Isaac escreveu em um site de “vaquinha” online, criado para ajudar nas despesas médicas de Jazmin, que ela foi colocada em três suportes de vida diferentes, incluindo o ECMO (uma máquina que oxigena o sangue), diálise para remover resíduos dos rins e um equipamento para controlar os níveis de oxigênio.

A jovem também precisou implantar um desfibrilador interno, que monitora e corrige arritmias cardíacas. Apesar de diversos exames realizados, os médicos não encontraram uma causa exata para as paradas cardíacas de Garza e, depois de duas semanas no hospital, ela se recuperou totalmente e recebeu alta, algo que foi considerado “um milagre” pelos profissionais.

Continua depois da Publicidade

Eu não tinha problemas anteriores ou histórico familiar de problemas cardíacos. Os médicos ainda não sabem por que isso aconteceu“, disse ela, acreditando que a bebida energética, juntamente com uma condição cardíaca desconhecida, pode ter causado o episódio. “Os médicos não conseguiam acreditar como eu tinha sobrevivido, eles disseram que era um milagre. Eu estava realmente perto da morte em um ponto. Eu me sinto tão grata por estar viva“, acrescentou.

Jazmin declarou que não pretende mais ingerir bebidas energéticas e fez um alerta. “Definitivamente ficarei longe de bebidas energéticas agora. Você nunca ouve falar de um jovem de 20 anos tendo uma parada cardíaca, isso simplesmente não acontece… Eu diria às pessoas para apenas ouvirem seu corpo. Verifiquem quaisquer preocupações porque vocês podem evitar algo grande mais tarde” disse.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques