Nesta quarta-feira (13), as autoridades da Pensilvânia deram mais detalhes da megaoperação para capturar Danilo Cavalcante, que estava foragido nos Estados Unidos desde o dia 31 de agosto. As buscas pelo brasileiro foram repletas de elementos inusitados, mas concluída com a ajuda do cão farejador da polícia.
O rapaz foi condenado por matar a ex-namorada, a maranhense Débora Evangelista Brandão, com 38 facadas na frente dos dois filhos dela. Segundo informações da CNN, Cavalcante não aceitava o fim do relacionamento e temia que a vítima entregasse o passado criminoso dele, aqui no Brasil, às autoridades norte-americanas. O caso aconteceu em 2021, na cidade de Phoenixville, também na Pensilvânia.
Alarme disparado
Em uma coletiva de imprensa, o tenente-coronel George Bivens, responsável pela operação, contou que eles tiveram o primeiro sinal de Danilo após o alarme de um imóvel disparar. O aviso sonoro ocorreu durante a madrugada, dentro do perímetro onde aproximadamente 500 policiais faziam as buscas. O brasileiro, entretanto, não foi encontrado na residência.
Câmeras térmicas
Os agentes, então, mobilizaram aviões, helicópteros, homens em terra e cães farejadores para esta área e começaram uma busca mais intensa. Uma das aeronaves, inclusive, foi a responsável por encontrar um sinal de calor humano próximo ao local onde o alarme foi disparado. Uma das câmeras mostrou um ponto suspeito em uma área de vegetação baixa.
Condições climáticas
A prisão de Danilo Cavalcante foi adiada devido alguns eventos naturais inesperados, como uma forte tempestade e muitos raios que atingiram a região. O avião que apresentava os detectores térmicos precisou evacuar o perímetro e pousar de volta em uma base. As equipes terrestres, por sua vez, ficaram na área, em segurança. “Infelizmente, tivemos más condições climáticas, como raios, o que fez com que o avião tivesse que sair da área. Equipes táticas ficaram na região até que pudessem ser trazidos recursos para garantir que não houvesse uma fuga”, informou Bivens.
Cachorro mordeu e encurralou o foragido
Na manhã de hoje, pouco antes de 8h30 no horário local (9h no horário de Brasília), a localização de Cavalcante foi confirmada mais uma vez por sinais de calor, e ele foi cercado pelas forças de segurança e cães farejadores. O brasileiro estava escondido embaixo de uma pilha de madeira, e só se deu conta da presença policial quando já estava encurralado.
Danilo tentou fugir com o fuzil que portava. “Ele ainda tentou rastejar pela vegetação rasteira, levando o rifle que tinha com ele”, revelou o tenente-coronel na coletiva. Neste momento, os policiais soltaram um dos cães farejadores, que deu uma “mordida leve” no fugitivo, impedindo sua fuga. Graças ao animal, os agentes conseguiram alcançar Cavalcante e imobilizá-lo.
“Ele continuou resistindo, mas foi levado sob custódia à força. Ninguém ficou ferido. Ele (Danilo) teve uma ferida por conta da mordida, mas nós tínhamos médicos no local que cuidaram disso”, atualizou Bivens. Assim como o governador da Pensilvânia, John Shapiro, o tenente ressaltou que a operação foi bem sucedida sem nenhum tiro ser disparado.
Mordida de cão e detector de calor: os detalhes da captura de Danilo Cavalcante, brasileiro que estava foragido nos EUA
Entenda: https://t.co/6CobuX6Jot pic.twitter.com/qIZplH0T96
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) September 13, 2023
“A captura de Cavalcante dá fim ao pesadelo das duas últimas semanas, e agradecemos a cada um dos policiais regionais, estatuais e federais que saíram às ruas em todas as condições, dia e noite”, declarou a polícia do condado de Chester, em comunicado. “As autoridades da prisão do condado de Chester fizeram mudanças imediatas para aumentar a segurança na penitenciária. Estamos revisando e mudando procedimentos para melhorar a segurança e a comunicação com quem mora próximo da prisão”, concluiu.
Agora, Danilo Cavalcante será levado sob custódia e transferido para um presídio estadual para cumprir sua sentença de prisão perpétua. Assista à coletiva:
Mordida de cachorro e resistência à prisão. Como a polícia capturou Danilo Cavalcante.
Tenente-coronel detalhou operação que prendeu o brasileiro.
“Será enviado a um presídio estadual e começará a cumprir sua sentença de prisão perpétua”, destacou George Bivens.
(Tradução:… pic.twitter.com/4WFg1dpX3z
— Metrópoles (@Metropoles) September 13, 2023
A fuga
No dia 31 de agosto, o criminoso escalou uma parede e pulou o teto da penitenciária em plena luz do dia. A fuga foi registrada pelas câmeras de segurança da cadeia. O carcereiro de plantão chegou a ser demitido por não ter notado a ausência de Cavalcante ou impedido sua fuga.
CHESTER COUNTY PRISON OFFICIALS RELEASE VIDEO OF DANELO CAVALCANTE’S ESCAPE FROM THE EXERCISE YARD
Internal and criminal investigations into the escape of Cavalcante are ongoing, and Prison Officials will provide additional information as able. pic.twitter.com/Thg2YzAOQ0
— Chester County District Attorney’s Office (@chescoda) September 6, 2023
A partir daí, Danilo passou a ser flagrado por diversas câmeras de segurança em um raio de 38 km. Devido à gravidade da situação, as autoridades aconselharam os moradores a buscar abrigos seguros e acionar o serviço de emergência caso tivessem informações ou vissem o fugitivo por perto. Pontos turísticos e escolas da região chegaram a ser fechados. “Os residentes da área são solicitados a trancar todas as portas e janelas, proteger os veículos e permanecer em casa. Não se aproxime”, afirmou a corporação nas redes sociais.
A captura do fugitivo chegou ao fim na manhã desta quarta-feira (13), depois de 14 dias de buscas intensivas e uma megaoperação com 500 policiais, inclusive agentes da Swat, e participação do FBI. Ainda assim, Cavalcante conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van e um rifle e trocar tiros com um morador.
Assista ao momento em que Danilo é capturado:
Danilo Cavalcante, que fugiu de um presídio na Pensilvânia (EUA), estava foragido desde o dia 31 de agosto. O brasileiro foi condenado à prisão perpétua por matar a ex-namorada #CNNBrasil pic.twitter.com/Xb7wJ6JcVf
— CNN Brasil (@CNNBrasil) September 13, 2023
New footage has emerged showing Cavalcante being securely loaded into the back of a police armored van#DaneloCavalcante #DaneloCalvacante #Cavalcante #Danelo #Pennsylvania pic.twitter.com/glemxsIad6
— Prem Prakash Rai 🇮🇳 (@iampremrai) September 13, 2023
Após a captura, agentes envolvidos na operação tiraram fotos ao lado do criminoso já rendido. Veja:
A equipe que capturou o brasileiro Danilo Cavalcante, que estava foragido há vários dias nos EUA após fugir de uma penitenciária. No vídeo podemos vê-los posando p/uma fotografia de grupo com o foragido como troféu. pic.twitter.com/WMvMYB5K7w
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) September 13, 2023
WATCH: Danelo Calvacante is photographed with those who captured him. He was then led into an armored vehicle where the Eagles hooded sweatshirt he was wearing was cut off while still handcuffed & put into van for ride to a more secure prison this time. pic.twitter.com/qVIqSl4QlV
— Steve Keeley (@KeeleyFox29) September 13, 2023