Noivos dão primeira entrevista juntos após incêndio em casamento no Iraque: “Estamos mortos por dentro”; assista

A tragédia aconteceu no dia 26 de setembro, na pequena cidade de Qaraqosh, também conhecida como Bajdida ou Al-Hamdaniya, que fica na província de Nínive, ao norte do Iraque

No dia 26 de setembro, um incêndio aconteceu durante um casamento em Qaraqosh, no norte do Iraque, e deixou pelo menos 100 mortos e outros 150 feridos. Dias após o ocorrido, os noivos – Raveen e Haneen – desabafaram sobre a tragédia em entrevista à Sky News.

Em conversa com o canal norte-americano, Raveen revelou que, assim que se deu conta de que a decoração do teto estava pegando fogo, puxou a esposa, Hanee, para um lugar seguro. Em meio ao tumulto, com convidados tentanto a todo custo deixar o local antes de serem atingidos pelo fogo e os destroços, a noiva acabou machucando a perna.

“Foi quando os fogos de artifício começaram a subir até o teto. Em questão de minutos, todo o salão estava tomado por chamas e não conseguimos ver nada, não sabíamos como sair”, lembrou Hanee.

O incêndio aconteceu após a primeira dança do casal e deixou 100 mortos e outros 150 feridos. (Foto: Reprodução/X)

Rumores de que Hanee e Raveen haviam falecido no incêndio chegaram a circular nas redes sociais, mas foram desmentidos pela AFP. Entretanto, cerca de 100 convidados não sobreviveram ao incidente, entre eles amigos e parentes dos recém-casados. Hanee perdeu, ao todo, 10 parentes, entre eles a mãe e o irmão. “É verdade que estamos sentados aqui na sua frente, vivos. Mas, por dentro, estamos mortos. Estamos entorpecidos”, desabafou Raveen.

Os primeiros minutos do incêndio, bem como o pânico do casal e dos convidados, foram registrados pelos fotógrafos do casamento, que compartilharam as imagens com a Sky News. Assista abaixo:

Além da perda, a família do casal está enfrentando ameaças. Segundo o noivo, moradores da cidade de Qaraqosh, onde tudo aconteceu, culpam não só os noivos, como também seus familiares, pelo incêndio e pela morte dos convidados.

Por conta disso, o casal decidiu deixar a cidade de Qaraqosh. “Toda vez que tentamos ter um pouco de felicidade, algo trágico acontece conosco e destrói a felicidade. É melhor irmos embora”, finalizou Raveen.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

No dia seguinte ao incêndio, imagens da tragédia circularam nas redes sociais. Nos vídeos, é possível ver a dança dos noivos, que contou com quatro pilares de fogos de artifício, mesmo o local sendo fechado. Foi durante a dança que as faíscas atingiram o teto do estabelecimento, dando início ao incêndio.

Registros compartilhados por testemunhas mostraram, ainda, o salão destruído, cheio de cadeiras de metal queimadas e destroços empilhados pelos cantos. Assista abaixo:

Continua depois da Publicidade

De acordo com o g1, o incêndio provocou o desabamento de partes do teto, devido aos materiais de construção “altamente inflamáveis e baratos”, o que agravou o incidente. Na quinta-feira (28), imagens do noivo durante o enterro coletivo das vítimas vieram à tona. No vídeo, Revan, como foi identificado pela imprensa, é amparado por amigos e familiares, enquanto chora pela perda. Assista abaixo:

Situações como essa são frequentes no país, já que o respeito às regras de segurança no Iraque é precário em todos os setores. Com infraestruturas danificadas após décadas de conflitos, o Iraque é palco de incêndios e acidentes fatais com frequência.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques