O mar havaiano não estava para peixe este fim de semana! Ondas gigantes destruíram uma festa de casamento este sábado (16), em Kailua-Kona, Havaí. O Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano considerou que o swell (ondulação no oceano) criou condições ‘históricas’ para a prática do surf.
Riley e Dillon Murphy já tinham se preparado para condições chuvosas durante a sua festa ao ar livre, que aconteceu no Palácio Hulihe’e. Uma tempestade tropical estava prevista para o último sábado (16), porém, a chuva acompanhou fortes ventos que causaram ondas gigantes. Os convidados gravaram o momento impressionante em que o mar invadiu a festa, enquanto corriam para fugir da água.
Em entrevista à emissora de TV havaiana KHON, o casal explicou como tudo ocorreu quando o casamento foi destruído pelo mar: “Nós estávamos começando a mover algumas coisas, quando, de repente, essa parede enorme surgiu. Por sorte, não tinha mais comida em nenhum dos contêineres, e o bolo felizmente ficou à salvo”.
Apesar do susto, os recém-casados disseram que a cerimônia foi mais interessante por conta das condições climáticas. “Nós acabamos tirando ótimas fotos das ondas quebrando, e o casamento foi muito bonito”, afirmou Dillon. “Nós não tivemos nossa pista de dança, mas ninguém pareceu se importar. No fim da noite, todos estavam dançando na lama. O show continuou e foi uma noite muito, muito divertida”, acrescentou Riley. Assista ao vídeo:
WEDDING CRASHED! A historic swell continues to pound Hawaii with incredible waves. Check out this scene in Kona/Hawaii's Big Island where waves crashed through this seaside wedding reception. Thanks to k.e.n_n.y.b for sharing this w/us on Instagram. #HIwx https://t.co/YQRqLRR78j pic.twitter.com/S1cxvH3gmT
— the Weatherboy (@theWeatherboy) July 18, 2022
As ondas gigantes também atingiram duas casas de um condomínio em Keauhou, na costa do Havaí. Uma das moradoras, Issa Sloan, relatou a situação ao jornal local “Hawaii News Now”: “Meu condomínio foi atingido pela primeira vez e alagou tudo. Condomínios no caminho do meu foram completamente destruídos e muito danificados. Felizmente, todos estão seguros”.
Para tentar amenizar os estragos, os moradores da região se juntaram para fazer um mutirão de limpeza no dia seguinte ao desastre natural. Em um post no Instagram, Issa registrou o momento em que a água invadiu as casas. “Rezando pela minha casa e pelas casas de todos os outros”, disse a garota na legenda da publicação. Assista ao vídeo: