Turistas filmam avalanche no Quirguistão, são atingidos por neve e revelam sorte: “Mais cinco minutos e estaríamos mortos”; assista

O britânico Harry Shimmin, de 27 anos, registrou o momento e postou nas redes sociais. O grupo era formado por 10 turistas que visitavam o local

turistas

Um grupo de turistas caminhava nas montanhas Tian Shan, no Quirguistão, na sexta-feira (8), quando teve uma surpresa chocante: todos foram atingidos por uma avalanche. O momento desde que a neve caiu do topo da montanha até alcançar as pessoas foi gravado por um dos mochileiros, o britânico Harry Shimmin, de 27 anos, que publicou o vídeo nas redes sociais.

Harry disse que os visitantes tinham acabado de chegar no ponto mais alto da montanha, quando ele decidiu se separar para fazer alguns cliques. “Enquanto eu estava tirando fotos, ouvi o som do gelo profundo quebrando atrás de mim. É aqui que o vídeo começa. Eu já estava lá há alguns minutos, então sabia que havia um local para abrigo bem ao meu lado. Eu estava na beira de um penhasco, então só consegui fugir do abrigo (é por isso que não me mexo)“, relatou o rapaz na legenda.

“Sim, deixei para o último segundo para me mover, e sim, eu sei que teria sido mais seguro se mudar para o abrigo imediatamente. Estou muito consciente de que assumi um grande risco. Eu me senti no controle, mas independentemente disso, quando a neve começou a cair e ficou escuro / difícil de respirar, eu estava bloqueado e pensei que poderia morrer”, explicou.

Continua depois da Publicidade

De acordo com informações divulgadas pela CNN nesta segunda-feira (11), o grupo era formado por nove turistas britânicos e uma americana, além de três guias e dois cavaleiros. Shimmin contou ainda que após a avalanche ele ficou coberto de neve, sem ferimentos. No entanto, outras duas pessoas ficaram feridas. “Eu sabia que o resto do grupo estava mais longe da avalanche, então deveria estar tudo bem. Quando me juntei a eles, pude ver que todos estavam a salvo, embora uma [turista, a americana] tivesse cortado o joelho bastante (ela foi em um dos cavalos até o centro médico mais próximo). Outro caiu de um cavalo e sofreu alguns hematomas leves”, relembrou.

Mesmo com o alívio após o susto, todos as pessoas que estavam no local sabiam do perigo que correram. “Todo o grupo estava rindo e chorando, feliz por estar vivo (incluindo a menina que cortou o joelho). Foi só mais tarde que percebemos a sorte que tivemos. Se tivéssemos caminhado mais 5 minutos em nossa caminhada, estaríamos todos mortos”, afirmou.

Continua depois da Publicidade

A calma do homem ao gravar o vídeo pode ser explicada porque ele já é familiarizado com esportes radicais. De acordo com o Guinness World Records, Shimmin tem o recorde de mais saltos mortais para trás em um salto de paraquedas, com o total de 19. “Eu já tinha visto avalanches muito menores antes e vídeos de outras avalanches, mas honestamente meu primeiro pensamento foi — ‘vamos ver se consigo um bom vídeo disso’”, relembrou em entrevista à CNN. “Chegou perto de mim muito mais rápido do que eu esperava”, completou.

Ele ainda revelou durante o bate-papo que já tinha feito treinamento de avalanche duas vezes: a primeira como parte de um curso de para-esqui, e a segunda para se tornar um instrutor de esqui. “O treinamento de avalanche não ajudou!”, brincou. Veja o momento completo dos turistas sendo atingidos pela avalanche abaixo: