Titan: áudio inédito revela batidas que teriam vindo do submersível que implodiu; ouça

O material com os ruídos foram compartilhados no documentário “Minute By Minute: The Titan Sub Disaster”

Um áudio do que seriam os últimos ruídos do submersível Titan, que implodiu em junho do ano passado, foi divulgado como parte de um novo documentário do Channel 5. O material foi obtido pela Força Aérea Canadense e faz parte do “Minute By Minute: The Titan Sub Disaster”, que estreou nesta quinta-feira (7), no Reino Unido.

De acordo com a BBC, os estrondos foram registrados por boias com sonar na época da operação de resgate. O áudio mostra sons semelhantes a batidas, que podem ter vindo de dentro do submarino, segundo os especialistas. No entanto, a origem dos ruídos, no Atlântico Norte, ainda não foi desvendada.

A análise da Marinha dos Estados Unidos determinou, ainda, que os sons podem ser de outros navios de busca e até do próprio oceano, informou a CBS. Ao documentário, a Força Aérea Canadense revelou que ouviu o barulho desde o primeiro dia de resgate e em todos os voos. Os sons eram a cada 30 minutos. Ouça:

Relembre o caso

O submersível da OceanGate desapareceu no Oceano Atlântico, no dia 18 de junho de 2023, em expedição aos destroços do Titanic. A empresa confirmou a tragédia no dia 30 daquele mesmo mês, e a morte das cinco pessoas que estavam a bordo: o bilionário Shahzada Dawood e seu filho de 19 anos, Suleman Dawood, o empresário britânico Hamish Harding, o ex-mergulhador da marinha francesa e renomado explorador Paul-Henry Nargeolet, além do CEO da OceanGate, Stockton Rush.

Continua depois da Publicidade

Os destroços do submarino, assim como “restos humanos”, foram encontrados depois de cinco dias de busca. Segundo a Guarda Costeira dos EUA, houve perda de pressão da cabine, o que ocasionou em uma “implosão catastrófica” a cerca de 3.800 metros de profundidade.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques