Anitta (11)

Anitta vence processo que a acusava de plágio no hit “Show das Poderosas”, e deve receber indenização

Fim do processo! Na última semana, a 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro inocentou Anitta de uma acusação de plágio feita pela funkeira MC Bruninha, lá em 2013. O processo se deu por conta do hit “Show das Poderosas”, que alavancou a carreira da “Girl from Rio” e, segundo Bruninha, era cópia de uma de suas músicas, chamada “Corpo de Mola: Você vai pirar”. As informações foram divulgadas pela colunista Fábia Oliveira, nesta quinta-feira (25).

Apesar da batalha judicial, a música que motivou o processo não chegou a ser gravada. No entanto, Bruninha afirma que Anitta “roubou” uma melodia criada por sua mãe, Janne Lopes de Andrade, e usada em “Corpo de Mola”. A MC, que participou de “A Fazenda 7“, afirmou que teve seus direitos autorais infringidos, porque havia cantado um trecho em um programa de TV, antes do lançamento de “Show das Poderosas”.

Após a realização da segunda perícia, os desembargadores concluíram que, apesar de existirem semelhanças, não ficou comprovado que Anitta soubesse da existência do funk. A colunista teve acesso à decisão assinada pelo desembargador Carlos José Martins Gomes. No documento, consta que Bruninha, sua mãe e o empresário André Zander de Frontin Werneck terão de pagar à Anitta uma indenização de R$ 30 mil, mais juros e correção monetária, já que a cantora foi acusada quando estava no início de sua carreira e “teve sua imagem prejudicada”.

"Show das Poderosas" alavancou a carreira de Anitta. (Foto: Reprodução)
“Show das Poderosas” é um dos maiores sucessos de Anitta. (Foto: Reprodução)

“A atribuição de prática de ato ilícito, e mesmo criminoso, – que não se comprovou – tem o condão de lesionar os direitos de personalidade da parte autora, afrontando sua credibilidade frente ao público e atingindo sua dignidade e honra. Mantida a declaração da ausência de plágio e a condenação indenizatória, com a exclusão do reembolso das despesas pré-processuais à apelada”, diz um trecho da sentença.

Continua depois da Publicidade

A música “Show das Poderosas” foi o impulso principal para o sucesso de Anitta e se tornou uma febre nacional. O videoclipe foi lançado em 19 de abril de 2013 e conta com quase 165 milhões de visualizações no YouTube, confirmando que a música continua inesquecível. Relembre: