No último sábado (9), a banda de forró Calcinha Preta se apresentou em Salvador, na Bahia, e protagonizou uma cena surpreendente. Em certo ponto da performance, um fã do grupo soltou uma pomba branca no que seria uma homenagem à vocalista Paulinha Abelha, que faleceu em fevereiro. No entanto, o plano deu errado e o animal mergulhou em direção ao público.
O episódio repercutiu nas redes sociais ao longo deste domingo (10). Nas imagens, é possível ver uma pessoa no palco, segurando o bichinho. “Vamos fazer uma homenagem para essa galera da Bahia. Isso, que coisa linda. Solta, solta, solta, vai, vai!”, exclamou a cantora Silvânia. Na sequência, a ave foi arremessada para o alto, mas ao invés de voar, fez uma curva e caiu em cima da plateia. “Você deixou a asa do pombo amarrada? Eu acho que a asa do pombo estava amarrada”, questionou a artista.
https://twitter.com/eusouvinino/status/1513235556112769028?s=20&t=8aE_k79K9F6vJ2yD675Ecg
Segundo relato de um rapaz posicionado próximo ao palco, a ave caiu na sua frente e foi socorrida por outras pessoas que estavam no evento.
Caiu na minha frente. Esse rapaz pegou e ficou cuidando durante o show
Quando acabou, ele saiu e disse q ia tentar soltar pic.twitter.com/HpZZkgBjuk
— Comentarista de carnaval (o verdadeiro) (@FabioUranki) April 10, 2022
Eu tava na hora, o pobre do pombo. A menina aparou ele. Não caiu não 🙏 depois tentaram soltar ele de novo, e ele ficou no ombro do rapaz kkkkk https://t.co/3CgUjIjKzK
— Mari (@maryjanebaiana) April 11, 2022
Repercussão
A atitude foi condenada por internautas e ativistas como Luisa Mell. Nas redes sociais, ela compartilhou registros e lamentou o ato protagonizado pela banda. “Inacreditável. Inaceitável. Deixem os animais em paz. Um completo absurdo”, escreveu. “Pombos são animais de hábitos diurnos. Pombos também se machucam. Pombos sentem dor. Pombos não têm que participar destas palhaçadas que humanos inventam. Put* que pariu. E o povo tá achando engraçado”, revoltou-se Luisa.
Nos comentários da publicação, políticos como o deputado federal Fred Costa, autor da lei ‘Cadeia para maus-tratos’, também comentaram o ocorrido. “Ninguém se coloca no lugar do animal… são vidas como a nossa! Qual a diferença?”, questionou ele. O delegado Bruno Lima, conhecido por suas ações em prol da proteção animal, se pronunciou. “Absurdo! Total descaso e falta de respeito com a vida do animal!”, escreveu.
Banda se pronuncia
Após a onda de críticas, a assessoria da banda emitiu uma nota de esclarecimento sobre o episódio. No texto, os representantes do grupo reforçaram que a tentativa de homenagem não foi ideia de Silvânia, Daniel Diau ou Bell Oliver, mas sim do fã que segurava a pomba. Confira a nota na íntegra:
“Mediante os acontecimentos durante o show da banda Calcinha Preta, no sábado, dia 9, em Salvador /BA, esclarecemos que houve uma surpresa por parte de um fã. Os fatos ocorreram sem o prévio conhecimento dos integrantes e da produção da banda. Há um momento de homenagem, em que fãs são convidados para subir ao palco e dançar a música “Baby Doll”. Embora saibamos que a atitude do fã tenha sido bem intencionada, com intuito de homenagear a cantora Paulina Abelha, enfatizamos que tal iniciativa não partiu da equipe e que não compactuamos com maus tratos dos animais. Vale ressaltar que a pomba não se feriu e foi cuidada por um expectador que estava na plateia. Contamos com a compreensão de todos e que o jornalismo seja feito com apuração, primando pela verdade.”