Justiça toma decisão em processo de músico contra Alok por hit com Juliette e Luís Fonsi; saiba o desfecho

Kevin Brauer, do duo de produtores Sevenn, mencionou 15 canções na ação judicial

O imbróglio entre Alok e o músico Kevin Brauer, do duo de produtores Sevenn, parece ter chegado a uma conclusão. Segundo o colunista Rogério Gentile, do UOL, o DJ venceu o processo no qual era acusado de violar os direitos autorais do antigo parceiro. Nesta semana, a Justiça paulista reconheceu que o artista foi devidamente creditado na obra.

Na época, em 2022, Kevin alegou uso não-autorizado de uma composição dele na faixa “Un Ratito”, parceria de Alok com Juliette, Luis Fonsi, Lunay e Lenny Tavárez. De acordo com ele, além de ter sido supostamente lançada sem autorização, a faixa teria se apropriado de diversos elementos de outra música, “Let’s Make Love (nanana)”, de 2016.

O músico disse à Justiça que enviou a canção para Alok e se surpreendeu quando “verificou que ‘Un Ratito’ se tratava de uma adaptação da sua obra”. “A simples escuta dos áudios é suficiente para comprovar a violação dos direitos autorais”, declarou. No processo, o norte-americano pediu a retirada da canção de todas as plataformas de streaming, exigindo R$ 5 mil de multa por cada dia “extra” que a produção permanecesse no ar.

Como provas, os advogados Maria Amélia Santos de Freitas e Túlio Sacchi de Sousa Correia, que representam Brauer, apresentaram prints de conversas de WhatsApp e áudios nos quais Alok pede ao então colega para que encaminhasse a ele o arquivo da música “Let’s Make Love (nanana)”, além de registros de vídeo que mostram o brasileiro tocando a canção em shows, anos antes do lançamento de “Un Ratito”.

Continua depois da Publicidade

Já nesta semana, a Justiça de São Paulo concedeu vitória ao DJ. Segundo os advogados de Alok, Kevin “tenta fazer fama em cima da imagem do brasileiro, que é mundialmente conhecido”.

Os representantes afirmaram, ainda, que “Um Ratito” é adaptação de uma outra obra do próprio Alok, feita em um estúdio dos Estados Unidos. De acordo com eles, a canção recebeu colaboração de 14 compositores e o próprio Keven foi creditado como coautor, tendo aprovado a forma como a música foi criada.

O juiz Regis Barbosa Filho concordou com a argumentação de que foi comprovada a conduta lícita de Alok e que Kevin havia consentido com a veiculação da obra. Ele também condenou o músico a pagar uma indenização de R$ 20 mil ao DJ por danos morais. Kevin Brauer ainda pode recorrer da decisão. Os processos envolvendo a autoria das demais músicas mencionadas pelo duo ainda não foram julgados.

DJ Alok saiu vitorioso em disputa com produtor norte-americano. (Foto: Globo/ Paulo Belote)
DJ Alok saiu vitorioso em disputa com produtor norte-americano. (Foto: Globo/ Paulo Belote)

Relembre o caso

O embate entre os músicos se tornou público em janeiro de 2022, após a divulgação de uma reportagem da revista Billboard, que trazia denúncias dos norte-americanos. À publicação, os irmãos Brauer disseram não ter recebido nem crédito, nem pagamentos por 15 colaborações feitas com Alok, dentre elas, “Un Ratito”. No entanto, o brasileiro apresentou documentos à Justiça e afirmou que as acusações eram falsas.

No mesmo mês, o lyric vídeo da canção chegou a ser retirado do YouTube a pedido de Kevin, mas Alok conseguiu uma liminar para que o Google colocasse o clipe de volta no ar. Saiba mais sobre essa história, clicando aqui.

Continua depois da Publicidade

Compare as músicas:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques