Rainha politizada! Na tarde deste sábado (18), Madonna subiu ao palco da grande final da “Eurovision Song Contest”, a maior competição de Canção do mundo. Na cerimônia, apresentada de Tel Aviv, Israel, a Rainha do Pop relembrou o hino “Like a Prayer”, de 1989 e entoou os versos da recém-lançada “Future”, parceria com o rapper Quavo, do Migos.
Na primeira parte da performance, elementos do cenário remetiam a uma igreja antiga, enquanto dançarinos trajavam vestes tradicionais de monge. Em seguida, ao apresentar “Future”, Madonna trouxe sua maior provocação: colocou dois homens, um usando uma bandeira de Israel, e o outro, da Palestina, para andarem de mão dadas. A loira deixou o recado mais claro, ao sussurrar no final: “Acordem“. Assista:
Maravilhosa, né?! Antes da performance, em conversa com o apresentador do concurso, Madonna já havia ressaltado a importância da união entre os povos. “Olhe para todo mundo que está aqui. Tem gente do mundo inteiro. E o que une todas essas pessoas é a música. Então, nunca subestimemos o poder da música para unir as pessoas”, celebrou, entoando em seguida o refrão de “Music”, de 2003.
"Let's never underestimate the power of music to bring people together" – @Madonna, at the Grand Final of the Eurovision Song Contest 2019.#DareToDream #Eurovision pic.twitter.com/18RF5r0Kq3
— Eurovision Song Contest (@Eurovision) May 18, 2019
Criado em 1956, o Eurovision é um amado concurso global em que os países competem entre si pela melhor música original. Cada nação envia uma canção que é executada ao vivo no programa. Depois, os espectadores de cada país podem votar nos seus favoritos, com exceção da música de sua própria nação. O país detentor da música mais votada é declarado vencedor. O show ao vivo é assistido por cerca de 200 milhões de espectadores em todo o mundo.
Na final deste sábado (18), a Holanda, representada pelo cantor Duncan Laurence, se sagrou campeã com a música “Arcade”!