Sonza

SAIU! Luísa Sonza lança “DOCE 22”, álbum INCRÍVEL e muito pessoal, cheio de parcerias e referências dos anos 2000; vem ouvir!

Uma boa — e doce — menina faz assim! O segundo álbum de estúdio de Luísa Sonza finalmente está entre nós! Com uma divulgação pesadíssima, o disco “DOCE 22” já era muito aguardado pelos fãs e fez seu debut na madrugada deste domingo (18). Não coincidentemente, hoje é aniversário de 23 anos da cantora. O novo trabalho é uma forma de homenagear seus doces e turbulentos 22 anos de vida.

O projeto já vinha sendo elaborado há um ano, e tem como uma das intenções responder aos inúmeros e cruéis ataques que Luísa recebe faz tempo em suas redes sociais. Além de mostrarem a cantora cada vez mais empoderada e dona de si, as canções de “DOCE 22” — todas escritas por ela — também procuram explorar suas fragilidades e vulnerabilidades, fazendo desse trabalho algo bastante pessoal. Escute o álbum:

Por trás do processo de criação

Para desenvolver a estética do disco, Sonza e sua equipe beberam de uma fonte riquíssima: os anos 2000. Divas pop daquela época, como Britney Spears e Christina Aguilera, serviram de inspiração para o projeto. Até mesmo o nome do álbum faz uma alusão ao “Sweet 16”, idade que alguns países encaram como o início da maturidade para garotas, além do programa “My Super Sweet 16”, reality show da MTV que, durante 10 anos, televisionou a vida de muitas garotas.

E ela também conseguiu seu próprio programa de TV, viu?! Como parte da divulgação de “DOCE 22”, a artista estreará no dia 7 de agosto como apresentadora em “Prazer, Luísa”, do Multishow. A atração contará detalhes do desenvolvimento do álbum e trará convidados especiais, além de ter a influencer Pequena Lo também como apresentadora. Falando em divulgação pesada, Sonza ainda criou uma conta no Instagram para o álbum, em que foi divulgando com exclusividade os nomes das faixas, além de ensaios fotográficos feitos para cada música.

Continua depois da Publicidade

Se jogando de cabeça no projeto, Sonza aparece ainda como produtora musical de seu novo álbum, em parceria com Doug Moda. “Entrei de gaiato na brincadeira. Era 21 de julho de 2020, dia do meu aniversário, Luísa me ligou e falou ‘Vem pra minha casa? Estou começando o processo do meu disco’. Desde então, tudo mudou! Entrei tão de cabeça nesse projeto que em três meses virei produtor e diretor musical do ‘Doce 22’. Isso para mim, sem dúvidas, é um upgrade na minha carreira e na vida! E, claro, uma super experiência poder trabalhar com uma das principais cantoras pop do país. Pude viver ao lado de Luísa, ver tudo que ela passou neste último ano, e utilizamos como combustível de responder tudo isso com MÚSICA. Foi extremamente desafiador para a gente, e viver isso de dentro trouxe muitas ideias para as músicas do ‘DOCE 22’. Foi um processo muito intenso e, assim como o disco, cheio de sentimentos“, contou ele.

Continua depois da Publicidade

Composto por 14 faixas, o álbum pode ser dividido em dois. O lado A é composto por canções mais animadas e dançantes, investindo na ousadia e sensualidade. Essas seis canções podem ser identificadas pelos seus títulos, escritas com letra maiúscula. A primeira parte conta ainda com duas parcerias internacionais, com o rapper americano 6lack e com Mariah Angeliq. São elas:

01. INTERE$$EIRA

02. VIP *-* feat. 6lack
03. MODO TURBO feat. Pabllo Vittar e Anitta

04. CAFÉ DA MANHÃ ;P feat. Ludmilla
05. 2000 s2
06. ANACONDA *o* ~~~ feat. Mariah Angeliq

07. MULHER DO ANO XD
08. INTERlude :(

Continua depois da Publicidade

Já a parte B do disco é onde encontramos as canções mais sensíveis e melancólicas. As seis canções podem ser identificadas pelos títulos em letras minúsculas. Nessas composições, Luísa procurou expor sua vulnerabilidade, com uma abordagem mais intimista. Em “o conto dos dois mundos (hipocrisia)”, a cantora homenageia seu pai, Cezar Luíz, relembrando a simplicidade de sua infância no interior do Rio Grande do Sul, antes do sucesso. Em “também não sei de nada”, Sonza realizou o sonho de colaborar com um de seus ídolos, Lulu Santos. As canções são:

09. melhor sozinha :-)-:
10. fugitivos :) feat. Jão

11. penhasco.
12. caos/ flor ***
13. o conto dos dois mundos (hipocrisia)

14. também não sei de nada :D feat. Lulu Santos

Continua depois da Publicidade

Entretanto, os fãs terão que esperar um pouco para conferir as canções “CAFÉ DA MANHà ;P”, “fugitivos :)” e “ANACONDA *o* ˜˜˜”, parcerias com Ludmilla, Jão e Mariah Angeliq, respectivamente. Essas faixas só serão lançadas posteriormente.

Neste domingo, Luísa também lançará, durante o programa “Fantástico”, da TV Globo, clipes das duas primeiras músicas de trabalho dessa nova era. Em “VIP *-*”, a cantora reforça o empoderamento feminino e sua própria sensualidade. Já em “Melhor Sozinha :-)-:”, vemos uma Luísa se sentindo vulnerável diante de um novo amor. Além de atuar como compositora e produtora musical do projeto, Sonza também assinou os roteiros, a direção criativa e codireção dos dois clipes. João Monteiro assumiu a missão de dirigir os vídeos.

Continua depois da Publicidade

Depois de alguns trabalhos que fizemos juntos no passado, Luísa me procurou novamente, desta vez para assinar a direção de dois clipes ‘VIP *-*’, e ‘Melhor Sozinha :-)-:’, que serão lançados juntos. Ambos vêm carregados de referências dos anos 2000, tanto estética como cinematográfica. Propomos todo este roteiro onde ela emula esta empresária, empoderada e dona de si e da própria empresa, e trazendo também um pouco de humor, característica dos anos 2000 e do cinema desta época. E além, é claro, do fator pop, que para nós é muito importante, com cenas e coreografias empolgantes e divertidas. Já em ‘Melhor Sozinha :-)-:’, que também traz esta estética dos anos 2000, exploramos um lado menos pop e mais conceitual, um pouco mais intimista, com sequências de cenas mais longas, entendendo melhor o que está acontecendo, e entramos na energia da música, que é sobre estar sozinha e a relação consigo mesma”, explicou o diretor.