Zé Felipe plágio

Vip Vap?! Zé Felipe é acusado de suposto plágio por hit “Toma Toma Vapo Vapo”; compare as músicas!

Carlinhos Mutuca viu semelhanças com “Vip Vap”, música registrada por ele em 2020

O cantor Zé Felipe viu seu nome envolvido em uma polêmica e se tornou alvo de um processo por plágio e danos morais. A ação foi movida pelo compositor José Carlos de Lima Pereira, mais conhecido como Carlinhos Mutuca, que aponta plágio em “Toma Toma Vapo Vapo”, parceria de Zé Felipe e MC Danny, com quase 200 milhões de visualizações no YouTube.

De acordo com Mutuca, o hit apresentaria semelhanças com a sua própria música, intitulada “Vip Vap”. No processo, que corre na Comarca de Bragança Paulista, interior de São Paulo, o cantor também cita a agência Talismã Digital, MC Danny e os compositores Lucas Medeiros, Shylton Fernandes e Vinícius Poeta. Além de pedir R$ 30 mil em indenização, ele solicitou que seu nome seja incluído como um dos autores do hit.

Segundo o Splash, do UOL, Carlinhos alegou que já havia apresentado sua composição em programas como o “Legendários”, da Record TV, e no “Programa do Ratinho”, do SBT, ambos em 2016. No entanto, “Vip Vap” só teria sido registrada por ele em 2020. O cantor alega que há semelhança no refrão e nas expressões que dão título às músicas, que teriam a mesma conotação sexual.

Na ação, Carlinhos Mutuca afirma que a música do sertanejo é uma “obra derivada” da sua, já que alguém pode ter visto suas performances em rede nacional, o que cabe como plágio. Apesar de ter vindo a público somente agora, o processo corre desde abril e segue em fase de “citação dos envolvidos”.

Parceria de Zé Felipe e MC Danny viralizou e se tornou um sucesso de streaming. (Foto: Reprodução/YouTube)
Parceria de Zé Felipe e MC Danny viralizou e se tornou um sucesso nos streamings. (Foto: Reprodução/YouTube)

Em nota, a Talismã Digital, agência que representa o cantor Zé Felipe, afirmou que está ciente da acusação e que já toma as devidas providências. “O escritório do cantor Zé Felipe esclarece através da sua assessoria de imprensa, que tomou conhecimento da ação proposta por José Carlos. Assim sendo, o departamento jurídico está elaborando defesa comprovando que inexiste razão no mérito do pedido, como também que o Zé Felipe é apenas o intérprete da música (cantor), as demais questões deverão seguir entre o Autor e as gravadoras/produtoras”, diz o comunicado.

Continua depois da Publicidade

Além do sucesso no YouTube, “Toma Toma Vapo Vapo” conquistou seu espaço em outras redes sociais. Com coreografia criada pela influenciadora Virgínia Fonseca, esposa de Zé Felipe, mais de 860 mil vídeos foram publicados no TikTok utilizando o áudio. Já no Instagram, mais de 200 mil pessoas repetiram a dancinha. E não parou por aí, viu?! No Spotify, a canção já acumula mais de 120 milhões de streams. Um verdadeiro fenômeno!

Ouça as duas músicas e compare: