Um participante do “Big Brother Portugal” causou revolta nesta semana, após fazer comentários homofóbicos e sexistas dentro do reality. Mas sua atitude não passou despercebida! Nesta terça-feira (12), Hélder Teixeira foi advertido pelo apresentador e pela direção do reality show. Além disso, o público decidirá se ele será ou não expulso.
Na tarde de hoje, Hélder foi repreendido publicamente por suas atitudes. “No ‘Big Brother’, as atitudes sexistas, homofóbicas, xenófobas e racistas são inadmissíveis, tal como na nossa sociedade. Todas essas transgressões são delitos graves que o ‘Big Brother’ jamais vai fechar os olhos”, disse a voz da produção. “Não é por estar trancado numa casa que você pode dizer e fazer o que te dá na cabeça”, completou.
O comunicado informou a casa da reação negativa à fala preconceituosa do participante: “Hoje, Portugal acordou extremamente revoltada com seu comentário. É esperado que esta casa seja um reflexo da sociedade de uma forma positiva, e não de uma forma negativa ou preconceituosa”.
Então, o ‘Big Boss’ português anunciou que o público decidiria o veredito de Hélder – se seria expulso, ou se teria uma chance de continuar na casa. “Como não posso deixar passar essa sua atitude em branco, vou dar aos portugueses a oportunidade de decidir se querem que o Helder permaneça no jogo ou que seja expulso”, finalizou. Assista ao vídeo aqui:
Participante confrontado
Mais cedo, Hélder já havia sido confrontado com as imagens do que fez. O apresentador, Cláudio Ramos, o chamou ao confessionário e lhe mostrou a ocasião em que foi homofóbico e machista ao justificar sua postura de “mulherengo”. “Sei que lá fora devo estar passando a imagem de que sou mulherengo, mas não é isso. Eu prefiro ser mulherengo do que ser…”, comentou o português, apontando com a cabeça para o participante Edmar, que é homossexual.
As sisters Soraia e Iury, com quem Hélder estava conversando, logo o situaram sobre a fala preconceituosa: “Olha, tu não diga isso que não é piada nenhuma”. O participante tentou se esquivar. “Com todo respeito, vocês não tão entendendo”, rebateu. Naturalmente, as explicações não foram aceitas. “Estamos entendendo até demais”, devolveu Iury, completada por Soraia: “E não gostamos nada”. Confira:
Hélder tornou a justificar sua atitude com as sisters, negando ter sido homofóbico. “Quando apontei, quis me referir à frase. Esta é uma frase que uso muito, mas não é para magoar ninguém. Se há pessoas com quem adoro conversar, é com eles [homossexuais]. Eu adoro falar com eles. E todos eles conseguem me entender”, acrescentou. O brother ainda alegou não ter nada contra Edmar: “Eu adoro ele. Se eu não gostasse dele, já teria dito”.
Após ser confrontado com a cena, o participante voltou a dizer: “Adoro esse tipo de pessoas”. Contudo, o apresentador o corrigiu. “Não se refira a ‘esse tipo de pessoas’, por favor. Eu não sou um ‘tipo de pessoa’, sou uma pessoa”, rebateu Cláudio.
Na sequência, Hélder soltou a tradicional explicação, “Eu tenho muitos amigos que são…”, até ser interrompido novamente. “Que são homossexuais. Hélder, não tenha medo da palavra”, reforçou Cláudio. Então, o brother afirmou que não gostava de falar termos como “homossexual” e “preto”, mas recebeu uma lição do apresentador. “A minha filha, se tiver de dizer a orientação do pai, diz que o pai é homossexual […] Quando diz essas palavras, você magoa as pessoas”, alertou Ramos.
Edmar perdoa homofobia
Antes que Helder fosse advertido, Edmar, que foi alvo da homofobia, ficou bastante incomodado com a situação. O participante chegou a ir ao confessionário e pedir para sair da casa, segundo o site português SapoMAG. “Não quero desiludir ninguém, mas amanhã quero mesmo ir para casa, por favor. Obrigado”, falou o rapaz, após a ofensa.
No entanto, passada a advertência, o brother foi ao confessionário e recepcionou o colega com um abraço. Edmar se sensibilizou com o choro do participante, e acredita que não tenha passado de uma brincadeira sem maldade. “Eu acho o Hélder um querido. Eu sei que ele não queria dizer aquilo, dá pra ver na cara dele”, afirmou.
Machismo e homofobia recorrentes
Após a bronca, o assunto seguiu repercutindo na casa. Hélder foi questionado se ficava incomodado ao observar o afeto entre pessoas do mesmo sexo. “Um casal normal, não. Agora… Não é incomodar, acho que se eu tiver sozinho, não. Mas com um filho, eu não sei”, respondeu. Iury, por sua vez, deu seu diagnóstico com todas as letras: “Ai, meu Deus. Peço desculpas, do fundo do meu coração, mas você é homofóbico”.
o Hélder condena o afeto entre homossexuais.
homofobia é discriminação perante uma orientação sexual diferente de hetero.
LOGO, HÉLDER HOMOFÓBICO.#BB2020Tvi pic.twitter.com/tChyY4qUOj— dii🌙 (@diiottars) May 12, 2020
Em outra ocasião, Hélder mostrou um comportamento lastimável com uma colega de confinamento, quando ela se sentou na poltrona do confessionário. O brother tentou espiar por baixo, para tentar enxergar por dentro da roupa da mulher — atitude que rendeu um puxão de orelha do apresentador. Olha só:
https://twitter.com/pdpd1221/status/1260355406171377664?s=20
A votação está aberta. Caso o público acredite que Hélder deve deixar a casa, o participante será eliminado no próximo domingo (17). Por coincidência, Edmar, que foi alvo das falas homofóbicas, está indicado ao paredão contra outros dois participantes. No entanto, o resultado do paredão não interfere na possível eliminação do brother repreendido.