A jornalista Ilze Scamparini, correspondente de TV Globo na Itália, se emocionou na manhã desta terça-feira (10), enquanto falava ao vivo sobre os impactos do coronavírus e relatava como foi o primeiro dia de total isolamento no país.
Com a nova determinação do governo italiano, a população de 60 milhões de pessoas só poderá sair de casa para comprar comida, remédio e ir ao trabalho. O país já confirmou mais de 400 mortes pela epidemia de covid-19.
“É uma situação difícil de definir. Você não pode deixar ninguém entrar na sua casa, existe um medo coletivo que une as pessoas, mas que, ao mesmo tempo, as separa”, detalhou a jornalista.
A voz de Ilze, então, ficou embargada quando ela falou sobre uma possível falta de equipamentos nos hospitais. “Você não sabe se vai sobrar uma máquina para você respirar, se você desenvolver a forma mais grave da covid-19”, refletiu, enquanto parecia segurar o choro.
Scamparini continuou emocionada ao comentar sobre os efeitos da doença em outros países da União Europeia. “Espanha, França e Alemanha são países que registram mais de mil casos. O governo espanhol suspendeu as aulas por duas semanas. Nas Ilhas Canárias, os hóspedes de um hotel finalmente puderam sair depois de duas semanas de quarentena. O Reino Unido também sente os efeitos da epidemia, alguns voos que saem ou chegam ao país estão quase vazios. O aeroporto de Heathrow, em Londres, um dos maiores da Europa, parece um deserto”, descreveu ela, abalada.
Ao finalizar a reportagem, a jornalista foi brevemente consolada pelo âncora, Chico Pinheiro. “É triste a situação por aí, Ilze. Muito obrigado pelo seu relato”, agradeceu. Confira:
Ilze Scamparini se emocionou ao vivo ao falar sobre os impactos do coronavírus na Europa #BomDiaBrasil pic.twitter.com/OTQpkfB1j5
— Brubs1701 (@brunadanobrega) March 10, 2020
Na web, os internautas se solidarizaram com Ilze e lamentaram a situação como um todo. “A Ilze Scamparini muito emocionada e chorando ao vivo agora no Bom Dia Brasil, enquanto narrava ao vivo o drama da Itália enfrentando a quarentena do coronavírus foi de cortar o coraçãoo. Força, Ilze! Força, Itália! Força, mundo!”, escreveu um jornalista.
A Ilze Scamparini muito emocionada e chorando ao vivo agora no Bom Dia Brasil, enquanto narrava ao vivo o drama da Itália enfrentando a quarentena do #coronavirus foi de cortar o coracao. Força, Ilze! Força, Itália! Força, mundo! #COVID2019 pic.twitter.com/J8WiZCKetD
— Emerson Damasceno (@EmersonAnomia) March 10, 2020
“Ilze Scamparini quase chorando falando da situação da Itália fechada por conta do Coronavírus. Foi de cortar o coração o medo que ela mostrou na voz ao dizer que não tem hospital para todos se a epidemia crescer no país”, comentou uma usuária do Twitter. “Eu não estava muito preocupada com a Itália até ver a Ilze Scamparini chorando no jornal. Alguém resgate essa brasileirinha”, pediu outra.
Ilze scamparini quase chorando falando da situação da Itália fechada por conta do Coronavírus. Foi de cortar o coração o medo que ela mostrou na voz aí dizer que não tem hospital para todos se a epidemia crescer no país 💔
— Aquela Helena Junina 🪅🌻 (@aquela_helena) March 10, 2020
Eu não estava muito preocupada com a Itália até ver a Ilze Scamparini chorando no jornal. Alguém resgate essa brasileirinha.
— Leonor Macedo (@subversiva) March 10, 2020
“‘A situação do Corona na Itália é grave?’ ‘É’ ‘Mas, grave quanto?’ ‘Grave nível: Ilze Scamparini pela primeira vez desde, tipo, 1934, entra ao vivo de um ESTÚDIO com FUNDO FALSO e não de algum telhado do Vaticano com a brisa noturna beijando as madeixas rubras”, brincou um homem. “Uma das coisas mais difíceis no jornalismo é conter sua emoção pra dar a notícia. Acabei de ver a Ilze Scamparini segurando muito o choro pra falar sobre o estado de calamidade da Itália com o COVID-19”, refletiu uma mulher.
– A situação do Corona na Itália é grave?
– É
– Mas, grave quanto?
– Grave nível: Ilze Scamparini pela primeira vez desde, tipo, 1934, entra ao vivo de um ESTÚDIO com FUNDO FALSO e não de algum telhado do Vaticano com a brisa noturna beijando as madeixas rubras pic.twitter.com/Cng44fvnVR— Gabriel Divan (@gabrieldivan) March 10, 2020
Uma das coisas mais difíceis no jornalismo é conter sua emoção pra dar a notícia. Acabei de ver a Ilze Scamparini segurando muito o choro pra falar sobre o estado de calamidade da Itália com o COVID-19
— Batman de regatinha (@afishcalledjoy) March 10, 2020
Muito triste mesmo!