O candidato Joe Biden foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos na tarde deste sábado (7). Com a notícia, muitos celebraram o iminente fim do governo de Donald Trump. Esse foi o caso de Van Jones. O comentarista da CNN chorou ao vivo ao falar sobre o assunto, como que em um suspiro sobre o que o “novo começo” representaria para o país – especialmente depois de anos de racismo e xenofobia vindos “de cima”.
“É mais fácil ser um pai nesta manhã. Está mais fácil dizer para suas crianças… que o caráter importa. Ele importa. Dizer a elas que a verdade importa. Que ser uma boa pessoa importa. E é mais fácil para muitas outras pessoas… Se você é muçulmano nesse país, você não tem que se preocupar se o presidente não te quer aqui. Se você é um imigrante, você não tem que se preocupar se o presidente ficará mais feliz em ter bebês tirados dos pais ou em mandar os jovens imigrantes de volta sem nenhuma razão”, disse ele, secando as lágrimas.
Jones também falou dos crescentes protestos contra o racismo e contra a brutalidade policial, como no caso da morte de George Floyd. “Isso é uma vindicação para muitas pessoas que realmente sofreram. Você sabe… O ‘I can’t breathe’ [‘Eu não consigo respirar’, frase dita por Floyd antes de seu assassinato]. Não foi só o George Floyd. Houve várias pessoas que sentiam que não podiam respirar. Todos os dias você acorda, se depara com esses tuítes e só não sabe…”, continuou, abordando as falas de Trump.
O comentarista também relatou o quanto os últimos anos presenciaram uma intensidade ainda maior em atos racistas. “Você vai à loja e as pessoas – que tinham medo de mostrar seu racismo – estão ficando mais e mais maldosas com você, e você se preocupa com seus filhos, com sua irmã… Será que ela pode apenas ir ao Walmart e voltar ao seu carro sem que ninguém fale nada a ela? E você gasta a maior parte da sua energia tentando se manter unido”, descreveu.
No desfecho de seu discurso, Jones não escondeu toda sua esperança com o resultado das eleições. “É algo importante para nós apenas podermos ter alguma paz. E termos a chance de um reset. E o caráter do país importa. Ser um bom homem importa. Eu quero que meus filhos vejam isso, você sabe… É fácil fazer isso da maneira mais barata… e se safar das coisas. Mas isso volta. Isso volta”, disse ele.
Apesar da felicidade em se sentir vitorioso, o comentarista não deixou de fazer menção aos que torciam para Donald Trump. “Esse é um bom dia para este país. Sinto muito para as pessoas que perderam, para eles o dia não foi bom. Mas para uma enorme quantidade de pessoas, é um dia bom”, concluiu. Emocionante!
Assista ao vídeo na íntegra aqui:
Watch Van Jones after the call for Biden. Just watch this. pic.twitter.com/Us8jpKu79f
— The Recount (@therecount) November 7, 2020
Após dias morosos de apuração e uma disputa extremamente acirrada, Joe Biden venceu na Pennsylvânia e garantiu os 270 delegados do colégio eleitoral que precisava para ser eleito. O político também ultrapassou o recorde de votos já recebidos por um candidato na história eleitoral dos EUA, com mais de 74,8 milhões — até então, quem detinha o recorde era Barack Obama, de quem Biden foi vice.