Após a triste perda de Paulo Gustavo, o apresentador Marcelo Cosme, da GloboNews, se emocionou nesta quarta-feira (5) ao dar um relato de como o ator foi essencial na aceitação da sexualidade dele. Ao vivo no “Em Pauta”, o jornalista revelou que o humorista e o filme “Minha Mãe É Uma Peça” foram fundamentais para que ele se abrisse com a família e revelasse que é gay.
Cosme entrou no assunto quando os comentaristas falaram da doação de R$ 500 mil que Paulo havia feito no início do ano, para a compra de oxigênio para Manaus, durante uma crise na pandemia da Covid-19. “Eu acabei meio que me emocionando porque eu acho que todo mundo tem que agradecer um pouco ao Paulo Gustavo. Eu agradeço porque quando ele colocou naquele filme de 2013 – que [o personagem] conta para a mãe que é gay – a minha mãe contou que assistiu ao filme e achava graça. E naquela época eu não tinha me assumido para minha família”, mencionou.
Diante da reação de sua mãe ao longa de comédia, Marcelo sentiu-se mais à vontade para tocar no assunto. “Eu pensava o seguinte: ‘Se a minha mãe, vendo uma mãe aceitando um filho gay, rindo na TV, ela vai me acolher quando eu contar’. Aí quando eu contei pra minha mãe, ela falou o que hoje a gente ouviu ele dizendo na Ana Maria Braga, que a mãe dele falou: ‘Olha, a gente tem medo de que você sofra na rua, mas aqui dentro de casa a gente vai segurar as pontas’”, recordou o jornalista.
Na sequência, Cosme concluiu reforçando o quanto Paulo foi essencial por levar essa representatividade LGBTQIA+ para milhões de brasileiros. “Como esse cara mexeu com a vida da gente e me ajudou. Porque eu falava: ‘Minha mãe ria dessa história, vai me acolher’. E se ele ajudou a mim, imagina quanta gente ele não ajudou por aí”, finalizou. Emocionante e sincero! Assista ao vídeo abaixo:
"Se ajudou a mim, imagina quanta gente ele não ajudou por aí?" – Marcelo Cosme em relato emocionante sobre encorajamento através de personagem de Paulo Gustavo para contar à família sobre sua homossexualidade#EmPauta pic.twitter.com/AO6UIBQMHJ
— Cadu Safner (@Cadu_Safner) May 6, 2021
O discurso emocionado repercutiu muito nas redes sociais e viralizou nesta quinta (6). Foram vários os espectadores que também se comoveram com o depoimento, como o jornalista Guga Chacra. “Orgulho do meu amigo Marcelo Cosme pelo seu depoimento ontem no ‘Em Pauta’, que ele apresenta. O Marcelo Cosme contou a história de como a cena de um jovem gay com dois bebês no filme do Paulo Gustavo o ajudou a contar para a mãe que era homossexual”, disse ele.
Orgulho do meu amigo @cosmemarcelo pelo seu depoimento ontem no @globonews Em Pauta, que ele apresenta. O Marcelo Cosme contou a história de como a cena de um jovem gay com dois bebês no filme do Paulo Gustavo o ajudou a contar para a mãe que era homossexual pic.twitter.com/bCFexZn17y
— Guga Chacra (@gugachacra) May 6, 2021
Em resposta, Cosme falou sobre o assunto e como também pode ser mais uma voz para reforçar essa aceitação à comunidade. “Obrigado, meu amigo Guga Chacra. Cada vez fica mais claro o papel que tenho. E preciso, sim, abrir espaços e naturalizar que nós gays estamos sim presentes! Respeitamos e queremos respeito”, escreveu o jornalista.
Obrigado meu amigo @gugachacra Cada vez fica mais claro o papel que tenho. E preciso sim, abrir espaços e naturalizar que nos gays estamos sim presentes! Respeitamos e queremos respeito. ❤️ https://t.co/7Xo147kJfY
— marcelocosme (@cosmemarcelo) May 6, 2021
Pela web, foram vários os espectadores que se identificaram e também elogiaram a postura de Cosme. “Parabéns ao Marcelo pela coragem de ‘quebrar o protocolo’ ao vivo e falar de uma experiência tão pessoal e, obviamente, ao Paulo Gustavo, pela contribuição impagável na vida e alegria de milhares de brasileiros”, disse Dan Freitas. “Segunda vez que vejo o Marcelo trazendo experiências tão pessoais e que encorajam tantas pessoas na identificação. Obrigado Marcelo pela coragem, ousadia e pela generosidade de compartilhar. Emocionante e corajoso depoimento”, comentou o internauta Jouber Silvestre.
Veja mais reações abaixo:
demais! parabéns ao @cosmemarcelo pela coragem de “quebrar o protocolo” ao vivo e falar de uma experiência tão pessoal e, obviamente, ao Paulo Gustavo, pela contribuição impagável na vida e alegria de milhares de brasileiros.
— Dan Freitas (@danfreitasss) May 6, 2021
Segunda vez que vejo o @cosmemarcelo trazendo experiências tão pessoais e que encorajam tantas pessoas na identificação. Obrigado Marcelo pela coragem, ousadia e pela generosidade de compartilhar. Emocionante e corajoso depoimento. ❤????
— Jouber Silvestre (@joubersilvestre) May 6, 2021
Lindo depoimento do Marcelo Cosme.
Paulo Gustavo ajudou e ainda ajuda muito o Brasil em todos os sentidos ❤️
#EmPauta— Andrea (@andreapoxa) May 5, 2021
Ai gente, não dou conta, eu chorei quando ele falou isso na hora do jornal, agora eu estou chorando de novo
— Габриэль – 417.645 (@miingaw) May 6, 2021
Me emocionei com Marcelo Cosme no #EmPauta! Parabéns pelo depoimento! Viva @PauloGustavo31 👏🏻👏🏻👏🏻
— Juliana Rosa Lima 🕊🌎 (@jurizzolima) May 5, 2021
Também na tarde de hoje, Cosme publicou o vídeo em suas redes sociais, agradecendo a Paulo Gustavo por tudo que ele representou. “Paulo Gustavo abriu caminho para muitos gays se assumirem em casa, na rua, no trabalho. Para o amor, a família. Ontem pensei nisso o dia todo, como me ajudou. Paulo, obrigado por tanto”, disse ele.
Paulo Gustavo faleceu nesta terça-feira (4), aos 42 anos, após uma árdua batalha contra a Covid-19. O astro da TV e do cinema brasileiro deixou saudade e recebeu muitas homenagens de personalidades, amigos e fãs. Confira algumas delas e relembre a carreira do ator, clicando aqui e aqui.