Amor de Mãe: Ligação entre protagonistas é revelada, e Danilo e Thelma têm despedida EMOCIONANTE; assista e saiba tudo o que aconteceu no último capítulo!

Essa noite findou definitivamente! Nesta sexta-feira (9), a novela “Amor de Mãe”, de Manuela Dias, chegou ao fim, após enfrentar grandes percalços. A trama, que conquistou o Brasil no ano passado, precisou ser paralisada por conta da pandemia da Covid-19. A produção foi retomada apenas para dar desfechos aos personagens, e os 60 capítulos previstos originalmente transformaram-se em 23. Tal medida prejudicou um pouco certas tramas, mas não impediu que o público se emocionasse com o último capítulo, repleto de cenas emocionantes, reviravoltas e a morte da vilã Thelma.

Desde o reencontro de Lurdes (Regina Casé) com Domênico/Danilo (Chay Suede), a casa caiu para Thelma (Adriana Esteves). E a situação só piorou… Seu filho de criação descobriu que ela não apenas sequestrou sua mãe biológica e seu filho, como também assassinou Jane (Isabel Teixeira) e Rita (Mariana Nunes), além de mandar matar Camila (Jéssica Ellen). As revelações despertaram seu ódio, e foi o próprio cozinheiro quem denunciou a comerciante para as autoridades.

Cada vez mais fora de si, Thelma seguiu escondida planejando a fuga com o neto Caio, que “rebatizou” com o nome de João Danilo. Mas, finalmente, o aneurisma da vilã “deu as caras” quando ela viu Danilo na televisão bradando contra ela, e afirmando que não era seu filho. “Como é que ele pode falar assim de mim?! Eu dei minha vida por ele! Dei minha vida por esse menino!”, gritou a comerciante antes de ser tomada por fortes dores de cabeça.

Continua depois da Publicidade

Ao perceber que realmente estava morrendo, Thelma ligou para Danilo ir resgatar Caio. Em uma das cenas emotivas, a vilã implorou para o filho de criação falar com ela, e recebeu um olhar fuzilador de ódio que a fez ficar mal de vez e ser internada. O aneurisma rompeu parcialmente. A dona do restaurante “Tasca do Passeio” começou uma busca incessante por Danilo e, em sua cartada final, implorou que Lurdes a ajudasse, mas não adiantou… “Eu não vou no hospital”, sentenciou o rapaz.

Na falta de Danilo, Lurdes é quem foi procurar Thelma em um gesto inacreditável de bondade. De frente para a mulher que comprou seu filho e a fez sofrer tanto, ela surpreendeu mais uma vez. “Eu vim aqui agradecer que tu não me matou. Você teve tantas chances”, disse a babá. “Difícil de te matar. Nenhum monstro é capaz disso”, confidenciou a comerciante. E ali no quarto de hospital, Vitória (Thaís Araujo) também se juntou às outras duas mães, e as histórias delas se ligaram novamente, graças às coincidências da vida. A advogada concluiu que se não tivesse dado Sandro (Humberto Carrão) para Kátia (Vera Holtz), a criminosa não começaria a traficar crianças, e consequentemente não teria comprado Domênico. Logo, Thelma não teria criado o filho de Lurdes.

Continua depois da Publicidade

Após refletir e sofrer muito com as dúvidas, Danilo finalmente foi visitar Thelma. Ao ver o estado dela, o cozinheiro não conseguiu segurar a emoção. “Por que você fez isso tudo?!”, perguntou. “Pra você me amar”, respondeu a vilã. “Eu sempre te amei, eu te amo muito”, declarou o personagem de Chay Suede. “Ser mãe é uma força muito estranha. Eu queria muito nunca ter errado com você. É muito triste que as mães não sejam perfeitas”, desabafou Thelma nos últimos momentos de consciência. A situação piorou, e a comerciante começou a morrer lentamente nos braços do filho. “Mãe?! Você veio…”, despediu-se antes de morrer.

Outra mãe que passou por um grande aperto foi Vitória… Com a volta da mãe biológica de Thiago (Pedro Guilherme Rodrigues), interpretada pela atriz Olivia Araújo, a advogada se viu de frente para o mesmo dilema que sofreu quando abandonou Sandro. Surpreendentemente, foi o próprio Thiago que tomou a iniciativa para resolver a questão. Ao ver que a mulher na sua frente era sua mãe biológica, ele desabafou: “Antes eu ficava imaginando minha mãe. Fechava os olhos e não vinha nada. Agora eu fecho e vem ela [Vitória]. Ela é minha mãe!”. Zenaide entendeu que já não tinha lugar na vida do garotinho e partiu. O filho do casal ainda emocionou os pais. “Ser criado pelo pai e pela mãe de nascimento deve ser bom, mas eu não sei o que é isso. Eu sei que é bom ser escolhido”, falou. Inclusive, a paixão adolescente de Raul e Vitória seguiu firme e forte até o fim.

O episódio também revelou qual foi o desfecho de Álvaro (Irandhir Santos). No final do penúltimo capítulo, o empresário travou uma batalha com Raul (Murilo Benício), e no meio da confusão, um tiro foi disparado acidentalmente. O careca levou a pior e morreu na sua tão amada cadeira de presidente da PWA. Verena (Maria) ficou muito triste com a partida do amado, mas a vida precisa continuar, né?! Ela decidiu retomar sua carreira musical, e contratou Érica (Nanda Costa) como sua empresária de novo.

Continua depois da Publicidade

Por falar em Érica, todos os filhos de Lurdes ganharam seus finais felizes. A jovem ficou com Davi (Vladimir Brichta), e o ativista seguiu tendo um alcance cada vez maior com seu discurso engajado pelo meio ambiente. Magno (Juliano Cazarré) permaneceu com Lídia (Malu Galli), e finalmente viu a filha Brenda (Clara Galinari) se curando. Camila voltou a dar aulas, já que a pandemia do coronavírus chegou ao fim na trama. O casamento com Danilo foi de vento em popa, e o cozinheiro até ficou famoso. Sandro e Betina (Ísis Valverde) descobriram que vão ser papais. Ryan (Thiago Martins) e Marina (Erika Januza) venceram o “cancelamento” das redes sociais para ficarem juntos. Nossa dona Lurdes alcançou a felicidade plena, agora com toda sua família reunida e Danilo a chamando de mãe. E não podemos deixar de fazer uma menção honrosa para Penha (Clarissa Pinheiro) e Leila (Arieta Corrêa), que viraram verdadeiras cowgirls, donas de um bar no interior.