Oficial! “A Força do Querer” é escalada como substituta de “Fina Estampa”; Saiba o que acontece com ‘Amor de Mãe’ e ‘Salve-se Quem Puder’

Eita! Rubinho (Emilio Dantas) que se cuide, porque teremos Bibi Perigosa (Juliana Paes) tacando fogo nas telinhas novamente! Procurada pelo hugogloss.com, a TV Globo confirmou que “A Força do Querer”, novela de Gloria Perez, com direção de Rogerio Gomes, substituirá “Fina Estampa” no horário nobre.

O canal informou ainda que as produções “Amor de Mãe” e “Salve-se Quem Puder” voltarão ao ar apenas em 2021. As filmagens foram interrompidas por conta da pandemia do coronavírus, e a data prevista para retorno ainda é estudada pela Globo.

“A retomada das gravações das novelas segue em discussão, acompanhando a evolução das questões sanitárias, para que todas as medidas previstas sejam colocadas em prática, para resguardar os profissionais envolvidos com responsabilidade e segurança”, pontuou a emissora.

Teremos que aguardar para ver o retorno dessas três à telinha! (Foto: João Cotta/Globo)

Segundo a coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, as produções de Manuela Dias e Daniel Ortiz voltarão a ser gravadas, provavelmente, já em agosto, seguindo um forte esquema de segurança e proteção para evitar o contágio de doenças. A jornalista afirmou também que a emissora pretende “enxugar” tramas secundárias de “Amor de Mãe”, dando todo foco ao desfecho da história principal. Com isso, o encerramento pode render somente mais 25 capítulos, ao invés dos 53 inicialmente planejados.

Dias precisou alterar alguns textos finalizados já antes da pandemia, para adaptar as cenas à nossa nova realidade, evitando sequências com “aglomeração” de pessoas. Kogut informou ainda que o elenco infantil não contracenará com os adultos e idosos – esses últimos, inclusive, não farão as famosas “externas” (cenas fora de estúdio). O retorno às telinhas de artistas que viajaram para outros estados durante o isolamento social, ainda é incerto.

Como será que ficará o desfecho dessa obra, hein? (Foto: Globo/João Cotta)

A equipe de direção da Rede Globo tem feito reuniões via internet com os times de dramaturgia, para informar os protocolos contra a Covid-19. Dentre as medidas de segurança previstas, estão as mais básicas, como medição de temperatura e testagem para o vírus. Os atores também não contarão com ajuda de “stylists” e terão de se arrumar sozinhos. Nos bastidores, funcionários circularão usando crachás que indicarão as áreas de acesso permitidas ou não. Assim como o elenco, a produção deve permanecer isolada em um hotel enquanto as gravações se desenrolam.

Em abril, a Rede Globo elaborou um protocolo de segurança para voltar a gravar novelas, séries e programas de auditório pós-pandemia. Em nota, a emissora informou que se baseou em práticas da indústria do audiovisual de outros países, reunidas à avaliação de protocolos globais.

“Nossos criadores foram convocados a repensar a forma de escrever e de realizar para lidar com diferentes limitações, que vão impactar tanto a narrativa quanto os recursos de produção. As recomendações de cuidados valem para todas as etapas de produção, da pré-produção à atuação nos sets de gravação, incluindo logísticas de transporte, alimentação e regras para fornecedores, entre outras”, explicou o comunicado.

Na sequência, a Globo afirmou que as práticas seriam avaliadas por autores e diretores para decidir a melhor solução para cada obra. “As novas orientações também estão sendo apresentadas ao elenco”, acrescentou. Na época, Dias avisou que já tinha uma ideia de como lidar com as mudanças sem afetar tanto a trama. “O que posso dizer é que no momento, esse é o meu estudo: colocar o coronavírus na novela. E seguindo esse caminho, certamente alguns personagens podem ser infectados”, disse a autora, em entrevista ao Notícias da TV.