“Programa Silvio Santos” é investigado em dois inquéritos após exibir crianças de maiô em concurso de beleza; entenda o caso

A polêmica foi além! Após ter gerado uma controvérsia com o “Concurso de Miss Infantil”, quadro do “Programa Silvio Santos”, a atração virou alvo de dois inquéritos. Quando foi exibida, no último dia 22 de setembro, a competição provocou um grande número de críticas e acusações de que estaria sexualizando as crianças. Agora, as acusações ganharam um caráter ainda mais sério.

De acordo com o Notícias da TV, o Concurso – que avaliou atributos físicos de meninas entre sete e oito anos de idade – será investigado pelo Ministério Público do Trabalho e pela Promotoria de Justiça de Osasco. Por enquanto, nem o departamento jurídico do SBT, nem sua assessoria de imprensa se manifestaram sobre o caso.

Silvio Santos causou muita polêmica ao exibir meninas com menos de dez anos usando apenas um maiô e sendo julgadas pela beleza. (Foto: Reprodução/SBT)

À publicação, a Promotoria de Justiça de Osasco informou que a investigação seguirá sob sigilo. No entanto, confirmaram que já solicitaram informações sobre o ocorrido ao canal da família Abravanel. Assim como a promotoria, o Ministério Público do Trabalho de São Paulo também assegurou que estão analisando essa história.

Em entrevista ao jornal Estadão, a procuradora Ana Maria Vila Real também comentou a polêmica. Segundo ela, é importante que a sociedade se atente a situações alarmantes como essa. “Porque as crianças podem estar sujeitas a erotização e sexualização precoces, a situações adultas, a desgastes emocionais, constrangimentos e exposições”, contou ela, que é coordenadora nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente.

Relembre o caso

Como noticiamos aqui, o SBT causou muito burburinho pelas redes sociais após a exibição do quadro com as garotinhas. No “Concurso de Miss Infantil”, as crianças usaram diversos looks, como fantasias, vestidos de gala e o mais polêmico: um maiô. As cinco meninas foram avaliadas por Chris Flores, Ellen Ganzaroli e Thaís Pacholek, além da opinião da plateia, que participou com o voto eletrônico.

Dentre as roupas usadas pelas garotas estavam o maiô, um traje de gala e uma fantasia. (Foto: Reprodução/SBT)

O discurso de Silvio Santos no programa também foi alvo de um feedback negativo. “Agora, vocês do auditório, que estão com o aparelhinho, vão ver quem tem as pernas mais bonitas, o colo mais bonito, o rosto mais bonito e o conjunto mais bonito”, disse o apresentador, sobre o julgamento das participantes.

A forma como Silvio interagia com as garotas, a competição estimulada entre elas e os outros fatores foram alvo de inúmeras queixas. “É uma vergonha deixarem isso acontecer”, reclamou um internauta. “Cara, que errado crianças desfilando de maiô no Programa Silvio Santos”, opinou outra. O segmento, certamente, não agradou muitos… Dá uma olhada na repercussão que o momento teve:

Assista ao quadro completo aqui: