William Bonner e Renata Vasconcellos emocionaram a web nesta quinta-feira (10), ao explicarem a nova iniciativa da TV Globo para mostrar o dia a dia dos jornalistas e as dificuldades da profissão em meio à pandemia. O anúncio, feito no final do “Jornal Nacional”, deixou a âncora bastante comovida, e exibiu uma imagem forte ao revelar todos os profissionais por trás do noticiário de pé, usando máscaras.
Segundo os apresentadores do maior telejornal do país, a proposta da Globo é dividir a intimidade dos jornalistas com o público — conversas que não vão ao ar, da equipe com suas famílias. “O motivo dessa iniciativa é desfazer uma ideia equivocada que esses dias tão difíceis ajudaram a criar na imaginação de muita gente. Porque desde o início da pandemia, nós, jornalistas, nunca deixamos de trabalhar. Assim como outras tantas categorias profissionais, as da saúde em primeiríssimo lugar, a nossa também não poderia fazer isso. Nós tivemos que tomar todo cuidado para manter você informado sobre os fatos e protegido das fake news”, afirmou Bonner.
A partir desta quinta-feira (10), nos intervalos da programação, a Globo vai dividir com você alguns momentos da intimidade de nós, jornalistas. Você vai ouvir mensagens de áudio de celular que nós trocamos com parentes nossos, com as nossas famílias. pic.twitter.com/prMjoZjbAQ
— Jornal Nacional (@jornalnacional) June 11, 2021
Apesar do dever de informar, os profissionais por trás das notícias também têm seus receios. “Como outras categorias, o dever profissional não afastou a gente dos medos, das angústias, das aflições que são comuns a todos. Jornalista trabalha firme, mergulha na notícia, cumpre o dever de informar. Jornalista pode até passar uma imagem de que faz isso tudo com facilidade, como se fosse invencível, sem medo de adoecer, sem cansaço, sem saudade. Mas não”, disse o texto lido no Jornal Nacional.
Campanha mostra o dia a dia de jornalistas longe dos olhos do público. Assista ao filme. pic.twitter.com/P6TwZ8CIu2
— Jornal Nacional (@jornalnacional) June 11, 2021
Assim, a partir de hoje, nos intervalos da programação da Globo, a campanha “Fatos e Pessoas” vai mostrar as vivências dos profissionais por trás das câmeras. “Nós, jornalistas, damos as notícias que nós próprios vivenciamos. Nós somos jornalistas e estamos aqui por você. Pelo nosso país. Cada um de nós. É a nossa missão. É como a gente pode ajudar”, completou Renata, bastante emocionada. No final do telejornal, toda a redação levantou-se e mostrou para a câmera quem leva as notícias para o público.
Desde o início da pandemia, nós, jornalistas, nunca deixamos de trabalhar. Conheça alguns dos profissionais da redação do #JN. pic.twitter.com/TjFcgb7XCQ
— Jornal Nacional (@jornalnacional) June 11, 2021
Nas redes sociais, o público encheu de elogios a iniciativa. Confira algumas reações:
Olha, paguei pau pra esse encerramento do JN
o nível de produção da Globo é impressionante. Uma campanha milimetricamente calculada virou um case de sucesso, potencializado pela credibilidade do Bonner fazendo suspense na internet
nenhuma outra emissora conseguiria isso
— Ricardo S (@RickSouza) June 11, 2021
Que foda. Tô emocionado. #JornalNacional
— Fernando Oliveira (@fefito) June 11, 2021
https://twitter.com/tvlizando/status/1403150846385393666?s=20
O mundo anda tão louco que o maior telejornal do país precisa lançar uma campanha pra lembrar o “cidadão de bem” que jornalista também é humano, também tem família e seu único inimigo é a fake news (e as tias do zap).
— Thiago Pasqualotto (@thiago_p) June 11, 2021
Ta foda. Chorei com esse final de JN. ORGULHO DA NOSSA CLASSE!
ORGULHO de ser jornalista!
Seguimos na luta, sempre ✊🏼❤— @andreolifelipe (@andreolifelipe) June 11, 2021
senhora do destino tá diferente né? #JN https://t.co/nBeFZSwkuB pic.twitter.com/iFxatoKcsI
— morena do mar (@plenodeglitter) June 11, 2021