[Alerta de Spoilers – O texto abaixo contém spoilers importantes da estreia do reboot de “Gossip Girl” na HBO Max]
Hey, Upper East Siders! Gossip Girl here para avisar que a espera acabou! Nesta quinta-feira (8), a segunda geração da série sobre os adolescentes mais ricos e fofoqueiros de Manhattan estreou na HBO Max e podemos dizer que o piloto foi, no mínimo, surpreendente. Em um caminho totalmente contrário ao da série original, a trama não apenas nos mostrou o nascimento de uma nova Gossip Girl, mas também já nos revelou a identidade da blogueira onipresente! OMG!
O primeiro episódio do drama adolescente mostrou aos seus espectadores, logo nos primeiros minutos, que nossas novas fontes sobre as vidas escandalosas dos alunos das escolas mais prestigiadas do Upper East Side, Constance Billard e St. Jude, são, de fato, quatro professores e membros do corpo docente: Kate (Tavi Gevinson), Jordan (Adam Chanler-Borat), Wendy (Megan Ferguson) e Reema (Rana Roy). Meu Deus!
A novidade é um desenvolvimento chocante, visto que o seriado original só revelou aos fãs que Dan Humphrey (Penn Badgley) era o blogueiro infame (dublado por Kristen Bell) no episódio final do programa, que correu por seis temporadas. No reboot, descobrimos que os fofoqueiros da vez são os adultos quando a série nos mostra o grupo aprendendo sobre a blogueira original com a professora e ex-integrante da Constance, Rebecca (Sarah Baskin). Enquanto conversam sobre o assunto, os educadores têm a ideia maluca de retomar o conceito por meio de uma conta anônima no Instagram, como uma forma de manter seus alunos na linha. Já deu para perceber que isso não vai acabar bem, não é mesmo?
Ciente de que a decisão seria polêmica entre os fãs, o criador da trama, Joshua Safran, revelou o que o influenciou a se distanciar do conceito da série original e entregar o segredo logo de cara. “Três coisas me fizeram querer fazer isso. A primeira foi o retorno de Kristen Bell como a voz de Gossip Girl”, disse ele, em bate-papo com o site The Wrap. “A segunda foi para que não recontássemos a mesma história”, apontou.
O terceiro motivo diz respeito a uma porção de possibilidades que essa escolha oferece no âmbito narrativo. Segundo Joshua, saber a identidade da personagem misteriosa influencia a experiência de quem está assistindo. “Isso faz com que realmente você se torne cúmplice de quem é a Gossip Girl, do por que Gossip Girl faz tudo isso, do que significa ser a Gossip Girl e de como te afeta ser a Gossip Girl”, exemplificou.
Ele continuou. “Isso foi basicamente o que eu soube [sobre a história que contaria] no momento em que decidi fazer o programa. Precisávamos saber quem é Gossip Girl. E então tive a ideia sobre os professores, porque eu tenho amigos que são professores no Upper East Side e eu fui para uma escola particular no Upper East Side. E eu sabia que isso era algo que não havíamos explorado”, avaliou. “Eu estava muito interessado no que está acontecendo nos corredores de poder [das escolas], onde esses filhos privilegiados das pessoas mais ricas e poderosas do mundo têm professores cujo trabalho é ajudá-los a ser melhores e que, muitas vezes, falham nisso”, contou.
Safran disse, ainda, que acha esse novo enredo “fascinante e um experimento social e um problema contínuo”, o que torna a série ainda mais divertida. O criador apontou, por fim, que o novo elemento presenteia aos fãs com uma perspectiva que o programa original não mostrou: ver a Gossip Girl em ação. “Há todos esses TikToks e blogs e sites falando sobre como Dan não poderia ter feito isso ou aquilo porque ele não estava lá ou se perguntando: ‘Oh, quando aquela coisa foi divulgada é porque Dan estava realmente na sala ao lado e ele ouviu?'”, pontuou Safran.
“Não tivemos o privilégio, como público, de assistir a isso, de ver Dan lutando [contra si mesmo]: ‘Oh meu Deus, Blair acabou de me contar um segredo sobre Chuck, vou postá-lo ou não? Isso vai destruí-la quando for divulgado? Não, vou postar. Oh meu Deus, isso simplesmente destruiu Blair. Não posso acreditar que realmente me importo com ela’. Nada disso nunca apareceu na tela. Então, para dar ao público algo novo e realmente explorar o que era ser o Dan, ser a Gossip Girl, eu acho que foi uma decisão fácil”, concluiu.