Nesta quarta-feira (17), Tatá Werneck venceu uma ação judicial movida pela RedeTV! que cobrava indenização por danos morais da comediante devido a uma piada feita por ela no “Prêmio Multishow”, em 2020.
Para os que não se lembram, Werneck disse, ao vivo, que o vestido que usava para o evento tinha o orçamento da programação completa da emissora pertencente ao Grupo Amilcare Dallevo e ao Grupo Marcelo de Carvalho. Segundo informações do Notícias da TV, a Justiça do Rio de Janeiro decidiu a favor de Tatá, pois entendeu que a apresentadora não ofendeu ou desrespeitou o canal com sede em Osasco.
O processo, que correu na 6ª Vara Cível do Rio de Janeiro, chegou ao fim hoje. Na ação, a RedeTV! pedia R$50 mil por danos morais, além de uma retratação pública por parte de Tatá Werneck em suas redes sociais e, também, no canal por assinatura Multishow, que pertence à Globosat. Apesar da petição, a interpretação da Justiça foi de que a piada não era suficiente para mudar a percepção do público com relação à emissora de Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho.
Em uma das alegações, o time jurídico do canal afirmou que a empresa era vítima de perseguição por Tatá. “Registra que, o comentário em questão não teria sido o primeiro, já tendo a autora, em dezembro de 2018, agradecido a Deus por não ter ido para o programa Pânico na TV (2003-2012), da emissora autora, em uma feira Nerd e Geek, alcançando milhares de pessoas”, declarou a RedeTV! em sua ação.
A juíza Flávia Almeida de Castro, que deliberou o caso, reforçou não ter enxergado nada além de uma piada e um texto comum de comediante sobre o assunto. Ela declarou, ainda, que a RedeTV! não apontou como o dano moral teria se materializado e que, por esse motivo, deu a vitória para Werneck.
“A existência ou não de humor na frase dita pela ré não cabe ao juiz fixar. Certo é que a assertiva é incapaz de malferir a imagem de uma rede de TV, regularmente estabelecida no mercado”, explicou Flávia. “A parte autora, na exposição dos fatos bem como na demonstração das consequências, não demonstra o alegado dano sofrido pelo comentário da ré, como contratos de patrocinadores desfeitos pelo episódio, ou qualquer forma de prejuízo financeiro”, reforçou.
Além da derrota para a humorista, a RedeTV! foi condenada a pagar os custos judiciais e os honorários dos advogados de Tatá, orçados em 10% do valor do processo. O caso ainda é passível de recurso em esferas superiores da Justiça brasileira, como o STJ (Superior Tribunal de Justiça).
Humorista se pronuncia
Após divulgação do resultado, Tatá Werneck utilizou as redes sociais para celebrar a vitória e, é claro, fazer graça com a situação. Em seu Instagram, a apresentadora relembrou o caso, explicou o contexto da piada e declarou respeito aos funcionários da emissora de Osasco.
“Pra quem não se lembra, fiz uma piada no Prêmio Multishow sobre estar usando um vestido que pagaria a grade da RedeTV. Estava fazendo uma piada, na verdade dizendo que meu vestido era caro. Tenho profundo respeito por todos os funcionários da RedeTV, que não têm absolutamente nada a ver com isso. Inclusive minha avó era grande fã do ‘A Tarde é Sua'”, disse ela, que, na sequência, não perdeu a chance de tirar um sarro. “Mas hoje é um dia pra comemorar essa vitória e agradecer meu advogado. Devemos comemorar. E com todo respeito, acho que vou de vestido”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Relembre o caso
A piada foi ao ar em 2020, logo no início da premiação do Multishow. Ao surgir no palco, Werneck comparou o preço de seu vestido com o orçamento da RedeTV!, que ocupa o sexto lugar na lista de redes de televisão do Brasil em audiência e é conhecida por grande parte do púbico por exibir programas de orçamento menor com relação aos transmitidos por TV Globo, RecordTV e SBT.
“Gente, não repare, eu vim de moto direto, entendeu? Eu vim assim. Peguei no varal, tá molhada ainda. Isso aqui é o orçamento de uma grade da Rede TV. Pelo amor de Deus, gente, não quero que vocês reparem“, disparou Tatá na ocasião. No ano passado, Werneck colocou a peça que gerou tanta polêmica à leilão e destinou o dinheiro arrecadado a instituições de caridade. Confira o vídeo:
https://twitter.com/midiasso/status/1559969781314424832?s=21&t=NrvXV-gSNswgunHjtFY4dA
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques