Incêndio atinge hotel emblemático do filme “O Iluminado”; empresários analisam danos e apontam possível causa

Timberline Lodge foi usado como set de cenas externas do clássico de terror

Um grande incêndio atingiu o hotel conhecido por ter sido set do filme “O Iluminado”. Os bombeiros responderam a um chamado na noite desta quinta-feira (18), no Timberline Lodge, no Oregon, nos Estados Unidos.

De acordo com as mídias locais, vários hóspedes e funcionários estavam na instalação no momento em que o fogo tomou conta do local, mas, felizmente, ninguém ficou ferido. Nas redes sociais, as equipes de socorro relataram que pelo menos quatro times foram enviados para conter as chamas.

Em declaração à KTVZ, os bombeiros informaram que estavam fazendo de tudo para “preservar os bens históricos que existem” no lugar. Eles ainda garantiram que o incêndio atingiu majoritariamente o telhado e parte do sótão do imóvel, não tendo se espalhado para o resto do prédio. As equipes também ajudaram a remover móveis e obras de arte do hotel depois que o saguão principal ficou encharcado de água.

Timberline Lodge foi usado como set de cenas externas do clássico de terror (Foto: Getty)

Continua depois da Publicidade

A administração do Timberline apontou que os danos ao interior parecem ser mínimos, sem fumaça interna ou destruição pelo fogo. John Burton, o diretor de marketing do hotel, disse estar grato pelas equipes de bombeiros, acrescentando que esta foi a primeira vez que algo do tipo acontecia.

“Acho que só precisamos analisar isso, pois poderia ter sido muito pior. Estava ventando muito, então não ajudou a causa, mas [eu] não posso agradecer o suficiente aos primeiros socorristas”, comemorou. Burton acrescentou que suspeita que foram as brasas da chaminé principal que iniciaram o incêndio, mas as autoridades ainda não confirmaram isso.

Taylor Hatmaker estava hospedada no Timberline Lodge com sua esposa quando, de repente, começaram a ouvir o alarme de incêndio tocando. Assim que saíram do prédio, puderam ver faíscas voando da torre central da chaminé. “É triste ver algo tão emblemático do nosso estado, com tanta história, pegando fogo. É um edifício tão histórico e especial”, disse ela ao The Oregonian.

Continua depois da Publicidade

Quando foi inaugurado, em 1937, o hotel ganhou as manchetes após o então presidente Franklin D. Roosevelt o abrir oficialmente e fazer um discurso emblemático. A pousada foi posteriormente declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1977, e hoje é uma das atrações turísticas mais populares do Oregon, atraindo quase dois milhões de visitantes todos os anos.

Três anos depois, o hotel virou cenário do longa dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd. A maior parte de “O Iluminado” foi filmado no Elstree Studios, no Reino Unido, mas o Timberline Lodge aparece na cena de abertura do filme como o fictício The Overlook Hotel, além de outras sequências externas.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques