Centenas de pássaros caem mortos misteriosamente no México, e vídeos surpreendem; especialistas apontam possíveis causas — assista

Especialistas avaliam e sugerem o que teria levado ao colapso das centenas aves da espécie Graúna-de-cabeça-amarela

Passaros Queda Mexico

Um fenômeno inusitado surpreendeu moradores de Cuauhtémoc, na região Norte do México, nos últimos dias. Centenas de pássaros caíram misteriosamente ao mesmo tempo sobre residências e uma rua. Os registros surpreendentes viralizaram na web, levantando uma série de perguntas sobre o que teria causado o “massacre” das aves.

O caso aconteceu na última segunda-feira (7), e as imagens rodaram o mundo nos últimos dias. Câmeras de segurança flagraram o momento em que a “nuvem” de pássaros simplesmente cai, do nada. Alguns dos animais conseguiram recuperar o voo, no entanto, a grande maioria já estava morta ou ficou no chão. Pouco depois, também surgiram os vídeos de como ficaram as ruas, lotadas com os corpos das aves.

https://twitter.com/JOSELUISGARCIAM/status/1492166867447918604?s=20&t=5vCVwRqmjPPjLP4qU1xH4w

Continua depois da Publicidade

De acordo com o El País, os vizinhos chamaram as autoridades após o incidente, tanto para o auxílio na limpeza da região, como para tentar averiguar o caso. Algumas das aves recolhidas foram enviadas a centros de investigação, para que uma possível causa das mortes fosse apontada. Agora, espera-se que as necropsias determinem o que levou ao colapso dos pássaros.

Hipóteses e episódios similares

Segundo o jornal O Globo, as aves pertenciam à espécie Graúna-de-cabeça-amarela (Xanthocephalus). Diante da série de especulações, um veterinário que esteve na região apontou uma alternativa. De acordo com o especialista, essas aves têm costume de viajar do Norte do Canadá ao Norte do México durante o inverno, em busca de temperaturas mais amenas. Elas podem ter morrido após inalarem fumaça tóxica de algum dos prédios da região, ou então, podem ter encostado em cabos de alta tensão e ter sofrido uma descarga elétrica.

Passaros Queda Mexico2
Uma necropsia foi feita para determinar o que causou o colapso dos inúmeros pássaros. (Foto: Reprodução)

Continua depois da Publicidade

Esta, entretanto, não é a primeira vez que algo assim assim acontece. O El País recordou que, há alguns anos, exemplares da mesma espécie também apareceram mortos ao tentar migrar para o México. Apesar de não ter respostas muito claras, a culpa sobre o caso caiu nos incêndios florestais da costa oeste dos Estados Unidos. Na época, falava-se que os animais teriam sofrido de fome e danos pulmonares pela inalação de fumaça das queimadas.