Vergonhoso! Na manhã desta terça-feira (18), durante uma comissão especial que analisa a autorização do cultivo da Cannabis para uso medicinal e científico no Brasil, o deputado bolsonarista Diego Garcia (Podemos-PR) partiu para cima do parlamentarista Paulo Teixeira (PT). A briga causou uma intensa e violenta confusão no plenário.
Tudo começou com uma discordância entre ambos em relação a um requerimento de Garcia para adiar a discussão. Teixeira, presidente da sessão, fez uma votação geral, indicando que quem concordasse com o pedido deveria se manifestar. No entanto, ninguém se pronunciou, e o político negou o requerimento.
Alguns deputados então pediram uma votação nominal, na qual cada congressista precisaria incluir seu voto no sistema da Casa. Neste momento, o bate boca entre deputados governistas e da oposição começou a ficar cada vez pior. “Vossa excelência falou votação nominal de ofício. No início vossa excelência falou votação nominal de ofício. E foi aprovado requerimento. Se não essa reunião não vai continuar”, ameaçou Garcia.
No meio da gritaria, Teixeira até tentou retomar a sessão. No entanto, foi surpreendido quando o político do Podemos se levantou, caminhou até ele, jogou um computador para o lado e empurrou o parlamentar. Não satisfeito, Garcia acusou Paulo de não cumprir com o combinado sobre a votação. Assista:
Deputado Bolsonarista me agride na comissão de regulamentação da cannabis. Vejam pic.twitter.com/SAgClMwAaW
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) May 18, 2021
A ação gerou tumulto no plenário e diversos deputados se dirigiram aos dois, em uma tentativa de acabar com a briga. Na sequência, Teixeira afirmou que foi agredido com “um murro no peito”. “Esse deputado chegou aqui na frente e me deu um murro no peito. Me deu um tapa no meu peito. Eu vou pedir o filme. Eu vou pedir o filme. Você me empurrou. Não faça isso. Eu não dei direito a você”, disparou.
A confusão tomou grandes proporções na web e, em vista das críticas, Garcia utilizou as redes sociais para se defender. “Estão me acusando erroneamente de ter agredido o presidente da Comissão do PL 399, que quer liberar a maconha no Brasil. Não foi isso o que aconteceu e as imagens confirmam o que estou dizendo. Reagi ao atropelo do presidente ao acordo feito por ele mesmo com os deputados”, alegou.
Estão me acusando erroneamente de ter agredido o presidente da Comissão do PL 399, que quer liberar a maconha no Brasil. Não foi isso o que aconteceu e as imagens confirmam o que estou dizendo. Reagi ao atropelo do presidente ao acordo feito por ele mesmo com os deputados.
— Diego Garcia (@diegogarciapr) May 18, 2021
Sessão discutia projeto que autoriza cultivo da Cannabis para fins medicinais
A comissão especial analisa o PL 399/15, proposta do deputado Luciano Ducci (PSB-PR), que discute a autorização do cultivo de Cannabis sativa para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais. Inicialmente, a discussão estava marcada para começar na última segunda-feira (17), entretanto, foi adiada devido a problemas técnicos.
A proposta de Ducci legaliza o cultivo da Cannabis, mas impõe certas restrições: o plantio poderá ser feito apenas por pessoas jurídicas, como empresas, associações de pacientes e organizações não governamentais. O projeto ainda proíbe a produção e a comercialização de produtos como cigarros, assim como chás medicinais ou outras mercadorias fabricadas a partir da Cannabis medicinal para pessoas físicas.