A cidade de Guarapuava, no Paraná, viveu momentos de muita tensão na noite de domingo (17) e madrugada desta segunda-feira (18). De acordo com o G1, mais de 30 homens fortemente armados invadiram a cidade para tentar assaltar uma empresa de transporte de valores. Pelo menos três pessoas ficaram feridas. Os registros do cenário caótico na cidade assustaram a web.
Testemunhas relataram que os criminosos colocaram fogo em dois veículos em frente ao batalhão da Polícia Militar e ainda fecharam os acessos à cidade, dificultando a ação dos agentes de segurança. Segundo a polícia, os assaltantes usaram pelo menos sete veículos blindados. Moradores também teriam sido feitos reféns durante o ataque. Diante desse cenário, o Exército precisou ser acionado.
Moradores flagraram alguns dos momentos de tensão vividos pela cidade. Em vários registros, foi possível ver alguns dos veículos incendiados, além de uma série de disparos, um cordão humano com reféns, e a ação do Exército com seus tanques blindados, enquanto rondavam a cidade e abordavam alguns dos transeuntes. Testemunhas ainda captaram o momento em que os criminosos supostamente fugiram de Guarapuava, com seus carros em alta velocidade.
Meu Deus, estão assaltando a proforte aqui em Guarapuava. Muito tiro, colocaram fogo em caminhões na frente do batalhão da polícia. O negócio tá loco! pic.twitter.com/fZqRNVESMh
— ton (@tonzeralive) April 18, 2022
ATENÇÃO: Criminosos com armas de grosso calibre, em comboio, invadem a cidade de Guarapuava, no Paraná, atacam batalhões da PM, queimam carros, caminhões e fazem moradores reféns. O crime está em andamento. Blindados do Exército podem ser mobilizados para a região. pic.twitter.com/EOcFFJNu0Y
— Renato Souza (@reporterenato) April 18, 2022
https://twitter.com/rafarubilar/status/1515895341283000327?s=20&t=nviVUAAyu5Plw56HdfPSRA
🚨Cordão humano em Guarapuava/PR. pic.twitter.com/sl7Y9xpzyW
— Jouberth Souza (@Jouberth19) April 18, 2022
bglh tá parecendo filme em guarapuava slc pic.twitter.com/Tba59xALb7
— R Weigert (@RodrigoWeigert) April 18, 2022
Blindados autorizados a irem para as ruas de Guarapuava. pic.twitter.com/69PYgBiDle
— Bene Barbosa (@benebarbosa_mvb) April 18, 2022
Após intervenção do exército alguns bandidos começam a fugir de Guarapuava. pic.twitter.com/wn2BhmzGMW
— Jouberth Souza (@Jouberth19) April 18, 2022
A Polícia Militar informou que houve um confronto armado na zona rural da cidade, onde fizeram um cerco para localizar os assaltantes. De acordo com a corporação, cinco dos sete veículos blindados usados pelos criminosos foram alvejados, enquanto fuzis e sua munição foram apreendidos. No entanto, ninguém foi preso. Na manhã de hoje, policiais explicaram que os bandidos conseguiram fugir para o interior do estado.
Dois policiais foram baleados durante a madrugada. Segundo o relato da PM à publicação, o cabo José Douglas Bonato teve uma fratura na perna, passou por uma cirurgia e não corre risco de vida. O cabo Ricieri Chagas também saiu ferido, teve de ser internado e foi intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – o quadro dele é estável. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) confirmou o atendimento de apenas um civil, que levou um tiro no braço e passa bem.
Janelas da transportadora de valores acabaram destruídas. Contudo, de acordo com a Secretaria de Segurança Público, os criminosos conseguiram fugir com o dinheiro. A Polícia Federal foi acionada e está na empresa que foi atacada. Explosivos também foram detectados na região, o que fez com que o local fosse isolado e o Esquadrão Antibombas de Curitiba também fosse chamado. Reforços da PF e da Polícia Rodoviária Federal já estão a caminho do estado, a mando do Ministério da Justiça.
Com a repercussão dos ataques à cidade, Guarapuava figurou entre os assuntos mais comentados do Twitter durante a madrugada. Alguns moradores relataram a situação, enquanto outros se compadeceram e expressaram sua preocupação com o que estava acontecendo. Foi o que fez a atriz Larissa Manoela, que é natural da cidade paranaense. “Meu Deus, meu coração apertado pela minha cidade Guarapuava. Eu tô com vocês. Família, amigos. Se protejam!”, escreveu ela. Veja as reações abaixo:
Meu Deus, meu coração apertado pela minha cidade Guarapuava. Eu tô com vocês ❤️ Família, amigos. Se protejam!
— Larissa Manoela 🎀 (@larimanoela) April 18, 2022
gente do céu, decidi passar no twitter antes de dormir e não consigo parar de acompanhar sobre Guarapuava 😥
— J҉ (@Joaoguiavila) April 18, 2022
Super assaltos acontecendo em SP e SC, a gente: só acredito vendo
Super assaltos acontecendo em Guarapuava, a gente: não acredito
— Dudíssima (@perindudaa) April 18, 2022
Pra quem não ta entendendo nada o que ta acontecendo em Guarapuava: Uma quadrilha ta agindo, fazendo gente de refém e tudo mais. Atacaram o batalhão perto da minha casa e o quartel, pra então sair assaltando bancos. A recomendação é pra ninguém sair de casa até resolver.
— Henri (@henhitto) April 18, 2022
Sdd quando Guarapuava era noticia por isso// e não por isso pic.twitter.com/gDdXibijtr
— 𝐋𝐚𝐫𝐲, 𝐚 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐢𝐬𝐭𝐚 🧜🏻♀️ (@laryasantista) April 18, 2022