Semanas após a misteriosa morte do publicitário Sérgio José Coutinho Stamile, que teve seu corpo encontrado no Parque Garota de Ipanema, no Rio de Janeiro, a Polícia Civil acredita ter desvendado o que aconteceu. Depois de analisarem câmeras de segurança, a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) afirmou que o namorado da atriz Carla Daniel teria se desentendido com dois homens em situação de rua. Um dos suspeitos já foi preso.
De acordo com o jornal “O Globo”, que teve acesso às imagens, uma câmera instalada no Posto 7 identificou os dois suspeitos de terem participado da morte de Stamile. O músico foi visto entrando no local por volta de 1h34. Alguns minutos depois, ele aparece próximo Pablo Francisco da Silva, de 20 anos, e Flavio Lima de Mello, de 29 – que costumam dormir ali mesmo, na região. Eles teriam feito uma brincadeira com Sérgio, que não gostou da provocação e teria respondido de forma ríspida.
1) Sérgio entra no parque e minutos depois é visto próximo aos suspeitos
— Jornal O Dia (@jornalodia) August 29, 2021
Na sequência, Sérgio foi visto entrando na gruta do parque. Pouco mais tarde, quando o relógio marcava 1h46, Flavio também foi flagrado indo na mesma direção, seguido por Pablo, que apareceu dois minutos depois. Em menos de 10 minutos, a câmera registrou os suspeitos abaixados, roubando a carteira e o celular de Sérgio, e fugindo da cena do crime. Segundo a polícia, antes do roubo, eles teriam discutido e sufocado a vítima.
2) Flávio e Pablo entram na gruta
— Jornal O Dia (@jornalodia) August 29, 2021
3) Suspeitos deixam a cena após suposta discussão, sufocamento e roubo
— Jornal O Dia (@jornalodia) August 29, 2021
Diante das novas conclusões, a juíza Angélica dos Santos Costa expediu mandados de prisão temporária contra os dois suspeitos no sábado (28). Já neste domingo (29), Pablo foi preso e falou sobre o caso. Segundo Cassiano Conte, delegado assistente da DHC, o homem acusou Flavio de ter dado um mata-leão em Sérgio. Flavio, por sua vez, segue foragido.
Entenda o caso
O corpo de Sérgio Stamile foi encontrado por policiais militares na manhã de 10 de agosto, com lesões como se tivesse sido arrastado e jogado para baixo, ou então, como se tivesse caído de uma pedra. Dois dias depois, o Instituto Médico-Legal (IML) do Rio de Janeiro divulgou o laudo da necropsia, apontando que o genro do diretor Daniel Filho, da TV Globo, não teria sofrido uma queda – hipótese considerada desde então.
Apesar de o laudo ter apontado que a causa da morte do publicitário é indeterminada, Nelson Massini, professor titular de Medicina Legal da UERJ, afirmou que os resultados descartaram mesmo a possibilidade de que Sérgio tivesse caído de uma pedra com altura de aproximadamente três metros. Com o resultado inconclusivo, foi decidido que o sangue da vítima passaria por exames complementares, na tentativa de averiguar possíveis causas patológicas. Além disso, um exame toxicológico identificaria substâncias eventualmente consumidas, que poderiam ter causado ou contribuído para o óbito.
Ver essa foto no Instagram
De acordo com Carlos Henrique Jonker, Sérgio teria sido deixado por Carla Daniel em sua casa, no bairro de Copacabana, por volta das 22h30 de segunda-feira (9). Então, o publicitário não teria nem entrado no próprio apartamento e ido direto ao Arpoador. O empresário e músico era conhecido como “Pirata do Arpoador”, e frequentava o local diariamente para meditar. Para pessoas próximas da família, Stamile estaria lá justamente em função disso. Entretanto, “O Globo” ressaltou que a região é um ponto de consumo de drogas e de prostituição, especialmente durante as madrugadas.
Após a morte de seu amado, Carla lamentou a trágica partida dele pelas redes sociais. “Meu grande amor me deixou hoje. Estou com o coraçāo partido! Queria tanto mais juntos, mas agradeço todos os momentos que tivemos. O bem que você me fez, sua generosidade, sabedoria. Encontro de almas literalmente. Te amo para sempre, meu grande amor, e todo seu enorme coraçāo, que você me permitiu senti-lo totalmente, ficará sempre na minha alma”, escreveu a atriz em um post no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Vários artistas prestaram apoio e também mandaram suas condolências à Carla, com a triste perda de seu namorado. Zezé Motta, Letícia Sabatella, Elizabeth Savala e Cristiana Oliveira foram apenas alguns dos que se expressaram. “Confie em Deus, que sabe o que faz e que essa força divina te dê o consolo necessário para o entendimento e amenização dessa dor”, escreveu Daniel Satti. “Sinto muito. Não consigo dimensionar tamanha dor, Carla. A morte é a realidade lógica. A vida, essa sim, é um milagre. Que Deus nos proteja! Força e coragem pra você e sua família preciosa. Que ele faça uma passagem na luz. Abraço apertado. Conte conosco pra tudo”, consolou Dadá Coelho.