Meu Deus, que horror! Os moradores de um condomínio na zona Sul de Ribeirão Preto (SP) tomaram um susto daqueles nesta sexta-feira (18). Um redemoinho de fogo (!) se formou próximo às residências, e deixou um rastro de destruição.
De acordo com o G1, o incêndio começou por volta das 11h em um canavial que fica próximo ao bairro Vila do Golfe. Por conta das condições climáticas — vento e tempo seco —, o fogo tomou proporções inacreditáveis, formando uma espécie de espiral desgovernada. O redemoinho foi se alastrando para uma área de preservação, cada vez mais perto das residências do condomínio, e deixando um rastro de destruição por onde passava.
Para combater o incêndio, foram mobilizados seis caminhões do Corpo de Bombeiros e um helicóptero da Polícia Militar, que atuou recolhendo água de um lago e despejando na área afetada. Em entrevista à rádio CBN Ribeirão, o capitão Jean Gomes, dos Bombeiros, falou da dificuldade para controlar o fogo. “Pode ser um incêndio criminoso, porque são vários pontos pegando fogo ao mesmo tempo e de forma isolada. Isso demonstra um padrão”, argumentou.
O Alphaville daqui de Ribeirão ta como? Só com um redemoinho de fogo pic.twitter.com/ioY9dbXsvJ
— Rodrigo 𝕏 (@rodrigo_raw) September 18, 2020
As grandes nuvens de fumaça podiam ser vistas a quilômetros de distância. Com medo, moradores dos condomínios começaram a deixar suas casas. “A gente optou por sair por conta da fuligem, porque a gente tem crianças e elas estavam nervosas”, contou a dona de casa Daniela Spuri Bernardi ao G1. O incêndio diminuiu um pouco, mas ainda está sendo combatido. Felizmente, não há registro de pessoas feridas.