O dia internacional do Orgulho LGBTQIA+ não tinha como ser mais emocionante para o repórter Ádison Ramos, do RJ Inter TV. Nesta segunda-feira (28), ele foi homenageado pelo marido, ao vivo, na primeira edição do telejornal “RJ 1”. O casal está junto há cinco anos e a intervenção contou com uma ajudinha dos apresentadores…
Paulo Henrique Cardoso e Ana Paula Mendes chamaram Ádison para falar justamente sobre o respeito à comunidade LGBTQIA+, que ainda luta diariamente por igualdade, resistindo a tudo e a todos. Em certo momento, Ana Paula pediu que o repórter se virasse. Foi quando ele viu o marido, Hugo, vindo com um buquê de rosas em sua direção. Ádison, visivelmente emocionado, pediu que o amado tomasse o microfone. “Como nós estamos tão acostumados a receber tanta pedra normalmente, então fica aqui um símbolo de afeto pra dar esse acalento para mim”, iniciou.
O rapaz continuou contando que nunca imaginou poder passar por isso, comemorar o orgulho de um relacionamento saudável, com quem ele escolheu. “Eu também estou muito emocionado porque isso era inimaginável pra mim quando eu era mais jovem, e estar aqui nesse momento, podendo celebrar, me orgulhar da minha relação é algo assim… Eu fiquei nervoso desde a hora em que a Ana Paula falou comigo hoje cedo. Eu espero que você esteja tão feliz quanto eu, e que todas as pessoas que não podem ter a voz ouvida, sintam que tem gente levando essa visibilidade, tentando pelo menos, como a gente pode”, analisou Hugo.
Na sequência, o repórter admitiu que estava muito muito feliz, se declarou para o amado e mandou um recado para a comunidade LGBTQIA+. “Eu estou muito feliz, você me faz feliz. Eu fico muito feliz de poder estar ocupando esse espaço de visibilidade. A gente não representa todas as letras desta sigla tão importante, tão bonita, mas que a gente possa dar voz às minorias, dar voz às pessoas que são oprimidas. Que elas possam ter seu espaço de fala”, disse o jornalista.
Ádison continuou com o discurso poderoso e certeiro. “A gente não quer privilégio, a gente não quer vantagem. A gente quer igualdade. Eu nunca vi um casal heterossexual morrer na rua porque estão de mãos dadas, como nós estamos aqui. E que a gente possa andar de mãos dadas, como muitas pessoas podem. É só o amor que conhece o que é verdade!”, finalizou. Sensacional! O próprio jornalista compartilhou o momento nas redes sociais. Assista:
Foram anos sofrendo violências por causa da minha sexualidade. Dores que ajudaram a construir quem eu sou. Hoje, meu MARIDO me homenageou, ao vivo, no RJ1. Tudo que vivi veio à tona, se transformou em lágrimas. Um choro de felicidade e de alívio por ter sobrevivido. Viva o amor. pic.twitter.com/HpEJXxZdmV
— Ádison Ramos 🏳️🌈 (@adisonramos3) June 28, 2021
Ao despedir-se de Ádison, a apresentadora do telejornal também fez um discurso poderoso. Ele pegou a bandeira do arco-íris, símbolo do orgulho, envolveu-se nela e disse que é sempre importante lembrar que “somos todos iguais”: “Que a data de hoje, 28 de junho, seja a de amanhã, de depois de amanhã, de sempre. De respeito, de amor, de amor à diversidade. Somos pessoas diferentes, assim como a própria natureza é. Uma infinidade maravilhosa e diferente. Diga sim e promova o direito à felicidade que todos temos”. Um show de sensatez, né?
Infelizmente, o Brasil segue sendo o país que mais mata pessoas LGBTQIA+, com transexuais e travestis como principais alvos. Em 2020, 175 pessoas transexuais e travestis foram assassinadas aqui, simplesmente, por serem quem são. Mas o momento fofo do casal emocionou o público, que reagiu comemorando a visibilidade e desejando felicidade aos dois. “Eu me emocionei daqui e acredito que muita gente também! Vocês e todos LGBTQIA+ merecem respeito não só hoje, mas sim, todos os dias!!!”, escreveu um perfil. “Que cena linda, muito obrigado por esse momento maravilhoso, por essa demonstração linda de amor, muitas felicidades aos dois”, disse outro.
Confira algumas reações: