Criador de imagem viral do papa se manifesta pela primeira vez e se diz assustado com repercussão: “Fiquei pasmo”

O americano Pablo Xavier contou com uma ajudinha da Inteligência Artificial para fazer a foto enquanto estava “viajando em cogumelos”

No último final de semana, uma imagem bem peculiar do Papa Francisco viralizou nas redes sociais. No registro, o pontífice de 86 anos aparece andando em uma rua com uma jaqueta bufante. Teria ele ativado o arquétipo de jovem estiloso? Não desta vez kkk Na verdade, a foto foi criada através de Inteligência Artificial (AI). A mente por trás disso, Pablo Xavier, falou pela primeira sobre a situação para o BuzzFeed News, nesta segunda-feira (27).

Na web, muitos internautas chegar a acreditar que a imagem era real e se surpreenderam ao saber que não passava de uma montagem. “Achei que a jaqueta do papa fosse real e não pensei duas vezes. Sem chance que eu vou sobreviver ao futuro da tecnologia”, disse Chrissy Teigen. “A Inteligência Artificial de imagens tá evoluindo ABSURDAMENTE. Um monte de perfis e portais de notícia tão viralizando essa “foto” do Papa Francisco como algo real, e de fato, se não fosse a mão e o crucifixo, seria MUITO DIFÍCIL distinguir se é IA ou real. Mas sim, é fake”, alertou uma usuária. Confira as reações abaixo:

À publicação, Xavier explicou que estava “viajando em cogumelos” quando a ideia para criar a imagem surgiu. “Estou tentando descobrir maneiras de tornar algo engraçado porque é o que geralmente tento fazer”, disse ele. “Eu tento fazer coisas engraçadas ou arte alucinante – coisas psicodélicas. Simplesmente me ocorreu: eu deveria fazer o Papa. Então estava vindo como água: ‘O Papa no casaco fofo Balenciaga, Moncler, andando pelas ruas de Roma, Paris’, coisas assim”, afirmou.

Continua depois da Publicidade

O trabalhador da construção civil de 31 anos de Chicago contou que começou a fazer esse tipo de montagem depois da morte do seu irmão, em novembro do ano passado. “Praticamente tudo começou com isso, apenas lidando com a dor e fazendo imagens do meu falecido irmão”, declarou ele. “Eu me apaixonei por isso depois disso”, completou.

As três imagens do Papa foram criadas por volta das 14h da última sexta-feira (24). O rapaz viu as montagens prontas e falou: “Achei que eram perfeitas”. Então, ele publicou primeiramente em um grupo do Facebook e depois no Reddit. Logo, o registro viralizou. “Fiquei simplesmente pasmo. Não queria que explodisse daquele jeito”, admitiu ele.

Pablo revelou que veio de uma família católica, mas atualmente não se sente parte da religião. Ele ainda foi banido do Reddit horas após a postagem devido à repercussão negativa. “Só achei engraçado ver o Papa com uma jaqueta engraçada”, disse. “Achei que ia receber uma reação negativa. Só não imaginava que seria nessa magnitude”, adicionou ele.

O rapaz declarou que viu que as montagens foram usadas por críticos da igreja católica pelo gasto excessivo de dinheiro, já que o suposto casaco vestido pelo papa seria de uma grife de luxo. Xavier disse que se sentiu “uma m*rda” por as fotos estarem sendo mencionadas dessa maneira e que a situação “é louca”.

Continua depois da Publicidade

O homem também declarou que foi “definitivamente assustador” que “as pessoas estivessem levando isso a sério e pensando que era real sem questioná-lo”. Apesar disso, Xavier falou que a controvérsia fez com que ele refletisse mais sobre a criação de fotos por meio de AI. “Eu nem pensei nisso [antes]. Definitivamente isso vai ficar sério se não começarem a implementar leis para regularizar o uso”, analisou.

“No que diz respeito a usá-lo para imagens comuns, se você quiser fazer um Vincent van Gogh, acho que esse tipo de coisa é bom”, continuou ele. “Usá-lo para figuras públicas, esse pode ser o limite… Esse pode ser o limite”, finalizou.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques