Um vídeo divulgado na web neste domingo (25) está causando indignação do público. Nas imagens, é possível ver detalhes de uma ação truculenta da Guarda Municipal em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro, que resultou no ferimento de um vendedor ambulante negro.
Na gravação, divulgada e testemunhada pelo jornalista Guga Noblat, os guardas aparecem apontando uma arma de choque contra o ambulante, identificado como André, que então foi empurrado e puxado de um lado para o outro, com o rosto ensanguentado e visivelmente enfurecido pela abordagem violenta dos guardas. Aos berros, o comunicador discutiu com os guardas, declarando que eles não podiam usar a arma de choque contra o vendedor. “Qual foi, irmão! Não dá choque nele, não, ‘brother’! Ele não fez nada, rapaz!”, gritou o autor do vídeo.
Em seguida, a filmagem se aproximou: “Olha a cara do maluco sangrando! Eu vi tudo!”, disparou Guga. Enquanto as autoridades acusavam os ambulantes de tentarem agredi-los, Noblat ainda afirmou que os guardas estavam mentindo e que teriam agido de forma “covarde” contra o ambulante negro, que continuou tentando se desvencilhar e se afastar da situação que continuava a escalar. “É mentira! Eu vi! Vocês estão batendo de graça. Vocês são covardes! Eu vi tudo, rapaz! Não inventa”, insistiu o jornalista.
Nas imagens, também é possível observar um carro da Guarda Municipal parado no meio da rua, enquanto um dos agentes gritava: “Senta! Senta! Não vai sentar, não?”. Ouve-se então um som compatível com o disparo de uma arma de choque, seguido de gritos. André aparece cercado por três guardas municipais — dois deles portavam armas de choque, enquanto outro estava com um cassetete – e apesar dos protestos de testemunhas, os agentes continuaram cercando o ambulante.
“Olha a cara do maluco toda quebrada, velho! Ele tava vendendo os negócios dele, e vocês chegaram aloprando. Para de dar choque nele, velho!”, gritou Guga. A vítima dos ataques então questiona um dos guardas: “Por que o senhor fez isso, irmão?”. Momentos depois, um dos guardas, que apareceu sem máscara, ameaçou levar o ambulante para a delegacia, com o dedo em riste. “Bateram nele, enfiaram a porrada nele de graça e agora querem levar ele embora”, respondeu o jornalista, que continuou acompanhando a situação de perto.
Na tela, a caçamba do carro da Guarda Municipal fica visível e é então que o ambulante aponta para o local e diz: “Olha aqui o meu galão de mate aqui”, indicando o produto supostamente apreendido. Um dos guardas bate no galão com o cassetete e, por fim, o vendedor consegue retirar os containers com mate do veículo, sendo aconselhado a não entrar no carro. “Não vai, não, mano. Eles vão te enfiar a porrada”, aconselhou Noblat.
Em seguida, os guardas deixaram o local às pressas, enquanto André permaneceu ali. Com dificuldade de se movimentar e machucado, ele se sentou no chão e foi socorrido por testemunhas. “Estão tão errados que foram embora”, concluiu Guga. Confira:
Testemunhei a Guarda Municipal do Rio espancando um trabalhador ambulante que vende mate em Ipanema. Covardes, de tão errados ainda fugiram no fim com a pochete e celular dele. pic.twitter.com/Qi09LibmW0
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 25, 2021
Procurada pelo UOL, a Guarda Municipal informou que está apurando o caso. Os registros, divulgados no Twitter do jornalista tiveram, até o momento, quase 198 mil visualizações e 3500 compartilhamentos. Além das agressões sofridas na mão dos guardas, o ambulante teve uma pochete e o celular roubados – a responsável teria sido uma mulher, que foi flagrada em meio à confusão em outro vídeo postado por Noblat. Segundo o comunicador, a vítima das agressões foi a uma delegacia para registrar ocorrência.
“O Guarda Municipal que na imagem abaixo está com um braço empurrando o André e no outro uma arma de choque apontada para o ambulante, apareceu 1 hora depois no hospital Miguel Couto dizendo ter quebrado o braço. E quer prender o ambulante. É o cúmulo da injustiça”, escreveu Guga. “O Guarda que disse ter quebrado o braço está numa boa no hospital Miguel Couto usando o braço normalmente. Como pode ser visto no vídeo, ele usou os braços para agredir o ambulante e quando perguntei porque batiam nele, um dos guardas disse ‘que ele tinha TENTADO nos agredir’. Mentira braba!”, acrescentou.
Ao contrário do que publiquei no post anterior, ao que tudo indica quem roubou a pochete com celular foi esta moça de cinza. Busquei nas minhas imagens o momento que some a pochete. Já avisei a Andre, o ambulante espancado. Ele está na DP com uma advogada que tb viu a agressão. pic.twitter.com/q4XcR2pWcN
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 25, 2021
O Guarda q disse ter quebrado o braço está numa boa no hospital Miguel Couto usando o braço normalmente. Como pode ser visto no vídeo, ele usou os braços p agredir o ambulante e qnd perguntei pq batiam nele um dos guardas disse “que ele tinha TENTADO nos agredir”. Mentira braba! pic.twitter.com/JxlKlOD58h
— GugaNoblat (@GugaNoblat) July 26, 2021