Instagram (Fausto Sandoval/ Solen Feyissa; Unsplash)

Instagram anuncia três tipos diferentes de feed para a rede social; saiba tudo!

O chefe da rede social explicou que os usuários poderão escolher entre três formatos para organizar o aplicativo

Ano novo, vida nova… ou feed novo! A partir desta quarta-feira (5), o Instagram deve iniciar os testes para a volta do feed em ordem cronológica. Neste formato, as fotos e vídeos são ordenadas das mais recentes para as mais antigas. Além desta novidade, segundo o chefe da rede social, Adam Mosseri, outros dois novos formatos começam a chegar nos aplicativos dos usuários.

No Twitter, Mosseri deu mais detalhes sobre a mudança. “Achamos importante que você possa obter um feed cronológico rapidamente, se tiver interesse, e ver as últimas notícias publicadas pelas contas que você segue”, disse ele.

Fotojet (6)
Chefe do Instagram anunciou as mudanças nesta quarta (5). (Foto: Reprodução/ Twitter)

Ainda, o executivo explicou que os usuários poderão escolher entre três opções para organizar suas contas. Home: um feed parecido com o que é hoje, que mostram recomendações entre os posts de perfis seguidos; Following: onde as publicações de contas seguidas serão organizadas em ordem cronológica, sem interferência do algoritmo; e  Favorites: onde serão destacados posts de contas que o usuário definiu como “favoritas”.

No final do ano passado, ele já havia revelado que a rede social planejava o retorno do feed cronológico, que foi substituído em 2016, quando o Instagram adotou um modelo que priorizava perfis com os quais os usuários mais interagiam. Para Adam, “é importante que as pessoas se sintam bem quanto ao tempo que gastam usando o app” e uma das formas é dando mais “autonomia e transparência” para os usuários.

Mudanças devem começar nesta semana. (Foto: Georgia de Lotz/ Unsplash)
Mudanças devem começar nesta semana. (Foto: Georgia de Lotz/ Unsplash)

Apesar das novas informações, não existe uma data oficial para que os três formatos cheguem para todos. Segundo o canal TechTudo, os testes devem ser ampliados nas próximas semanas, mas o executivo do Instagram espera que a versão final do aplicativo seja lançada ainda no primeiro semestre deste ano.

Continua depois da Publicidade

Importante: a seleção dos perfis que vão participar dos testes é feita de forma aleatória pelo algoritmo, não existe um jeito de garantir que o seu esteja entre eles. Mas um bom primeiro passo é manter o aplicativo e o aparelho celular sempre atualizados. Fica a dica!