Novos desdobramentos no escândalo envolvendo Neymar e Najila Trindade! Após o caso ter sido arquivado e as investigações encerradas, a situação da moça mudou. Ela, que havia acusado o atleta de estupro, foi indiciada por dois novos delitos. Segundo a revista Veja, a modelo terá de responder pelos crimes de extorsão e denúncia caluniosa.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, foi a própria delegada, Monique Lima, quem decidiu acusar Najila pelos crimes. Além disso, as informações reveladas nesta terça (10) indicam que o ex-namorado da modelo, Estivens Alves também acabou indiciado – acusado por fraude processual e divulgação de conteúdo erótico dela.
“Com base no conjunto probatório reunido durante as investigações, a delegada decidiu pelo indiciamento de [Najila] e ESTIVENS ALVES, seu ex-companheiro, pelo crime de fraude processual. Decidiu, ainda, por indiciar Alves pelo artigo 218-C, por divulgar material com conteúdo erótico de N. para um repórter, em troca de publicações suas na internet”, explicou o comunicado da SSP.
“Após o esclarecimento da materialidade delitiva, procedida à realização das respectivas perícias e oitivas, a autoridade também decidiu pelo indiciamento de [Najila] nos crimes de denunciação caluniosa e extorsão”, continuou o informe da Secretaria.
A defesa da modelo ainda não se posicionou sobre a nova decisão. Cosme Araújo, advogado de Najila, foi procurado pela equipe da publicação, no entanto, comentou que só irá se manifestar após a leitura do relatório da decisão da delegada.
Desabafo de Neymar
Sem provas de que o jogador teria cometido abuso e agressão sexual contra Najila Trindade, durante uma viagem a Paris, a polícia encerrou as investigações há pouco mais de um mês. Passado tudo isso, o atleta comentou o caso em suas redes sociais, dizendo estar “aliviado” e pronto para um novo recomeço.
No seu Instagram, Neymar falou em uma mensagem sobre como será difícil esquecer essa fase turbulenta da sua carreira. Apesar de não estar contente, agora ele já pode respirar mais tranquilo. “Esse vai ser um capítulo jamais esquecido na minha vida por muitos motivos, o principal deles é ‘o dano’ causado em mim, na minha família e nas pessoas que realmente me conhecem. Vou ser sincero e não vou dizer que estou feliz, mas sim aliviado”, escreveu.
Segundo ele, essa rasteira da vida pode ser a oportunidade para uma nova fase. “A cicatriz vai continuar pra me lembrar o quanto o ser humano é capaz de fazer coisas boas, mas também de fazer coisas ruins! Sim, meu mundo desabou e fui pro chão… mas como diz uma lenda no jiu-jítsu, ‘para muitos o chão é o fim de tudo, pra nós é só o começo'”, declarou. Confira:
https://www.instagram.com/p/B08fL7EAvp_/
Arquivamento do caso
Em agosto, após decisão da juíza Ana Paula Gomes Galvão Vieira de Moraes, da Vara da Região Sul 2 de Violência Doméstica e Familiar, o caso de Neymar e Najila foi arquivado. No entanto, vale ressaltar que isso não significa uma completa absolvição do jogador.
De acordo com o UOL Esporte, a promotora Flávia Merlini reforçou que o processo pode ser reaberto em caso de novas provas. “Importante deixar claro que o arquivamento não implica em absolvição do acusado. O arquivamento pode ser reaberto a qualquer momento, é uma previsão legal, desde que haja novas diligências ou surjam novas provas”, disse ela em coletiva de imprensa.
A investigação já havia encerrado no último dia 29 de julho. O caso, que ganhou repercussão no mundo inteiro, teve vários altos e baixos, com acusações da jovem a respeito de agressão e abuso sexual durante uma viagem que ela fez até Paris para se encontrar com o craque do futebol.
A polícia encontrou diversas contradições nos depoimentos de Najila, conforme noticiou o UOL Esporte. Por isso, chegou a conclusão de que o jogador não teria cometido o crime contra a modelo. O inquérito foi aberto no final do mês de maio — nele, Trindade relatou o que supostamente teria acontecido entre ela e Neymar durante a viagem.
“A vítima afirma que embarcou na data de 14/05/2019, chegando em Paris na data de 15/05/2019, hospedando-se no Hotel Sofitel Paris Arc Du Triomphe. A vítima afirma que na mesma data, Neymar chegou por volta das 20:00 no hotel, aparentemente embriagado, começaram a conversar, trocaram ‘carícias’, porém em determinado momento, Neymar se tornou agressivo, e mediante violência, praticou relação sexual contra a vontade da vítima“, diz o boletim de ocorrência.
Opinião da defesa
Com a conclusão do inquérito, o Ministério Público pôde pedir o arquivamento. Porém, de acordo com o advogado de Najila, Cosme Araújo, a decisão da delegada não encerra o caso. “Ela estava com receio e, sem as provas, pedir arquivamento é uma temeridade. Ela não indiciou nem pediu arquivamento. Não chegaram as imagens e nem um laudo ginecológico. O que eu entendo é o seguinte: com toda a pressão, a situação ‘Neymar sai, não sai de Paris’, acredito que a delegada resolveu tirar o abacaxi da mão dela. Jogou a bola no colo do Ministério Público“, afirmou.
Segundo Cosme, Najila Trindade ficou decepcionada com o primeiro desfecho da história. “Ele fez o que fez e ficou impune”, teria dito ela. Desde então, a defesa esperava que o MP prosseguisse com o processo, contudo, isso não aconteceu. “Delegado não julga, quem julga é judiciário. Nós ainda acreditamos no Ministério Público, acreditamos no Judiciário. Pode acontecer de o MP denunciar ou pedir mais diligência“, relatou o advogado.
Versão de Neymar
Quando as acusações vieram à tona, Neymar usou seu perfil no Instagram para contar sua versão dos fatos. “Fui pego de surpresa. Muito triste escutar isso. Quem me conhece sabe da minha índole e que eu nunca faria uma coisa desse tipo. Fui exposto a isso e estou aqui para dar a cara a bater, porque sei que qualquer notícia que seja com meu nome envolve muita coisa, tem um barulho muito grande e todo mundo fica querendo minha declaração“, disse em um dos trechos.
https://www.youtube.com/watch?v=-e8syqMADUY
Depoimento de Najila
Najila cedeu poucas entrevistas para a imprensa, mas na primeira delas, no “SBT Brasil”, a modelo teve a oportunidade de dar mais detalhes sobre o que supostamente aconteceu entre ela e o jogador. “Como tinha muita vontade de de ficar com ele, falei: vou tentar manejar aqui. A gente começou a trocar carícias, ficar, se beijar. Aí ele me despiu, até aí foi consensual, tudo bem. Depois, ele começou a me bater. Nos primeiros, eu falei ‘ok, estava tudo certo’, mas aí começou a machucar muito“, relatou.