Dove Cameron faz desabafo emocionante sobre sua luta constante contra a depressão e ansiedade: “Meu ódio por mim mesma é profundo”

De partir o coração… Ontem (20), a atriz Dove Cameron compartilhou um texto extremamente sincero a respeito da sua luta contra a depressão e ansiedade, e como se sente sobre a própria imagem. Em seu texto, a artista ainda deixou um recado para os seguidores que possam estar enfrentando os mesmos problemas.

O texto reúne uma sequência de fotos da atriz deprimida e aparentemente enxugando as lágrimas, algo que não é comum de se ver no Instagram em geral. “Há algo inerentemente desonesto em fotografar momentos tristes porque somos treinados a pensar que é performativo, mas em uma época em que fotografamos tudo, o tempo todo, e apenas mostramos as coisas que nos fazem parecer que estamos vivendo a vida ideal, onde isso nos deixa? O que é mais honesto?”, indagou.

Cameron refletiu sobre como a falta de mais pessoas se abrindo sobre esses assuntos e ficar reforçando a ideia de “vida perfeita” pode ser prejudicial. “As implicações psicológicas de descartar a dor e o sofrimento como ‘indignos, muito feios, indesejados, tediosos, e para serem mantidos à distância’ é incrivelmente prejudicial e nos deixou em uma comunicação perigosa com nosso cérebro, nosso eu privado”, avaliou.

Continua depois da Publicidade

Em seguida, a artista dividiu mais sobre o seu próprio estado de saúde e como é difícil conviver com todas as sensações da doença. “Eu tenho lutado contra a depressão por mais da metade da minha vida. Minha ansiedade é incontrolável e nunca me dá um momento de descanso. Meu trauma me comanda e tudo que eu faço, e estou em uma batalha constante para não me perder nisso. Meu ódio por mim mesma é profundo”, confessou.

Dove Cameron ganhou reconhecimento no mundo todo pela sua atuação como Mal da franquia “Descendentes”, da Disney. Foto: Divulgação/Disney Channel

“Eu me sinto tão desconectada dos humanos e das verdadeiras partes de mim mesma que, na maioria dos dias, eu estou enfrentando o que sei que as outras pessoas querem que eu seja e faça e nem mesmo sinto que estou vivendo uma vida. Acho que todo mundo que eu amo vai morrer o tempo todo porque muitas pessoas morreram. Meu corpo está em constante estado de dor devido ao estresse“, contou. Vale lembrar que, em julho de 2019, Dove enfrentou a morte do amigo Cameron Boyce, que tinha apenas 20 anos. Ela chegou a fazer uma tatuagem em sua homenagem.

A fama e o sucesso também se tornaram um obstáculo em seu caminho para poder melhorar seu estado de saúde. “Acho que se eu tivesse menos seguidores, ficaria mais confortável em compartilhar isso. Quanto maior fica o meu número de seguidores, mais eu me sinto presa à minha imagem e mais silenciosa fica a minha realidade. Eu sei que as pessoas não querem ouvir sobre essas coisas. Não é bom e é desconfortável”, opinou.

Continua depois da Publicidade

Dove Cameron foi sincera ao dizer como se sente, mas também tranquilizou os fãs ao dizer que segue buscando por tratamento especializado. “Talvez seja um impulso egoísta em mim, mas todos os aspectos públicos da minha vida começaram a parecer performativos e preciso me livrar disso. Eu não estou bem há muito tempo. Eu tenho fé que eu estarei. Eu trabalho nisso diariamente”.

https://www.instagram.com/p/CFYX6YVH1fk/?utm_source=ig_web_copy_link

Por fim, a protagonista da franquia “Descendentes” comentou que não se importa com as possíveis críticas, e imagina que pode ajudar outras pessoas com seus relatos. “Se você não dá a mínima para isso ou para mim, tudo bem, porque isso não é para ninguém além de mim, na verdade. Mas se isso ajuda você a se sentir menos sozinho em sua depressão, trauma, ansiedade, dor ou solidão, agradeço. Espero poder começar a amar essas partes de mim em vez de escondê-las compulsivamente do ódio e do julgamento de mim mesma, e porque secretamente tenho medo de não pertencer a este lugar. Preciso me esforçar para merecer meu lugar, porque as coisas em mim são feias. Criando espaço para mim e uma vida que funcione para mim”, finalizou.

Essa não é a primeira vez que Dove Cameron desabafa a respeito da sua saúde mental. A quarentena do coronavírus a abalou drasticamente, e rendeu um post sincero no Instagram. A atriz explicou que os momentos em casa podem se tornar muito piores para as pessoas que têm depressão porque é quando “tudo vem para a superfície” e as práticas comuns para eles se sentirem melhor “não estão mais acessíveis”. “Nós estamos agora, mais do que nunca, encarando a nós mesmos e, para alguns, assim como para mim, isso pode ser amedrontador”, confessou.

https://www.instagram.com/p/B-vmO6rn_Or/

Continua depois da Publicidade

IMPORTANTE: Depressão é um assunto super sério e pode atingir qualquer pessoa. Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais, ligue para o ‘Centro de Valorização da Vida’ pelo número 188. O CVV realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Para mais informações, clique aqui.