O “grito de independência” de Meghan Markle e príncipe Harry tem causado muita dor de cabeça na realeza. De acordo com a revista People, a rainha Elizabeth II convocou uma reunião de emergência para tratar do afastamento dos duques de Sussex.
Tanto a monarca quanto seus herdeiros, príncipe Charles e príncipe William, avisaram a seus escritórios para trabalhem rápido em uma solução para o desejo de Harry e Meghan de largarem seus postos de membros seniores da família real.
“A rainha, o príncipe de Wales e o duque de Cambridge direcionaram seus times para trabalhar rapidamente com os governos e o escritório dos Sussexes para encontrar soluções e isso é esperado tomar dias, não semanas”, disse uma fonte da realeza à People.
A monarca de 93 anos quer que tudo seja resolvido da melhor forma possível. “[O afastamento] passou de choque para uma gama de emoções para algo mais construtivo. É complicado. Isso está acontecendo muito rápido. E a prova disso é que vai levar dias, não semanas”, a fonte adicionou.
Além disso, o palácio precisa combinar todo o processo com os governos dos dois lados do Atlântico — Meghan e Harry planejam passar metade do seu tempo no Reino Unido, e a outra metade na América do Norte.
O foco das conversas, no momento, é a segurança e proteção de Harry e Meghan, e se o casal terá residências oficiais. Além disso, há o questionamento de que tipo de papéis eles esperam preencher dentro da realeza, e se isto incluirá turnês reais.
E pelo visto, os planos de Meghan e Harry incluem voltar rapidamente ao Canadá, onde passaram as festas de final de ano. Ao retornar para o Reino Unido para fazer o anúncio sobre seu afastamento, o casal deixou o filho Archie, de oito meses, no país da América do Norte. É especulado que o pequeno teria ficado com uma das melhores amigas de Meghan, Jessica Mulroney. Um ótimo motivo para escapar rapidinho de Windsor, né?
Entenda o caso
Como contamos anteriormente, os rumores eram reais; após o The Sun afirmar que príncipe Harry e Meghan Markle pretendiam se mudar para o Canadá e se afastar dos holofotes da realeza, o casal usou sua conta no Instagram para confirmar as mudanças em sua rotina.
“Depois de muitos meses de reflexões e discussões internas, nós escolhemos fazer uma transição neste ano e começar a forjar um novo e progressivo papel nesta instituição”, os duques de Sussex abriram o texto, acompanhado de uma foto dos dois de mãos dadas.
De acordo com o casal, eles buscam um lugar mais tranquilo dentro da realeza, além de independência financeira. “Nós pretendemos nos afastar do posto de membros ‘seniores’ da família real britânica e trabalhar para nos tornarmos independentes financeiramente, enquanto continuamos a apoiar completamente Sua Majestade, a rainha”, afirmaram. E acrescentaram, agradecendo ao público: “É com o seu encorajamento, particularmente nos últimos anos, que nós nos sentimentos preparados para fazer a mudança”.
No pronunciamento, Harry e Meghan citaram a vontade de passar mais tempo na América do Norte — provavelmente no Canadá. “Nós planejamos dividir nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar nosso dever com a rainha, a Commonwealth, e nossos patrocínios. Esse balanço geográfico nos permitirá criar nosso filho com o apreço pela tradição real na qual ele nasceu, enquanto também providenciamos à nossa família o espaço para focar no próximo capítulo, incluindo o lançamento da nossa nova entidade filantrópica”, informaram.
Apesar de não darem mais detalhes, os duques afirmaram que manterão o público informado de seus próximos passos. “Nós estamos ansiosos para dividir todos os detalhes deste empolgante próximo passo a seu tempo, assim como nós continuamos a colaborar com Sua Majestade, a rainha, o príncipe de Wales, o duque de Cambridge e todas as partes relevantes. Até lá, por favor, aceitem nosso profundo agradecimento por seu apoio continuo”, concluíram. Veja a publicação abaixo:
Logo após o comunicado, a rainha Elizabeth II também se pronunciou. “Discussões com o duque e a duquesa de Sussex estão nos estágios iniciais. Nós entendemos o desejo deles de adotar uma abordagem diferente, mas essas são questões complicadas, que levarão tempo para serem resolvidas”, disse a nota, compartilhada pela secretaria de comunicação da rainha.
Após seu anúncio oficial sobre o afastamento da realeza, o casal disponibilizou em seu site várias respostas para os questionamentos prestes a surgir. Assim, eles explicaram como essa decisão se daria na prática – como poderiam conciliar trabalhos remunerados e ter compromissos com a monarquia. Eles também revelaram quanto a família real custa aos britânicos. Por fim, expuseram como pretendem se comunicar mais com o público, outro motivo para sua mudança. Para saber todos os detalhes, clique aqui.