Copa do Mundo 2022: Não é um ‘fantasma’! Saiba o significado de La’eeb, mascote do Mundial

Na cerimônia de abertura, o personagem foi confundido com um “fantasma”

La'eeb

O mascote da Copa do Mundo do Catar, La’eeb, foi um dos grandes destaques da cerimônia de abertura e ganhou o coração de muita gente mundo afora. O significado da imagem, no entanto, deixou o público em dúvida, já que muitos espectadores pensaram se tratar de um “fantasma”. O mascote, inclusive, chegou a ser comparado com o “Gasparzinho”.

Os mascotes do Mundial, como de costume, representam alguma característica tradicional do país-sede. O La’eeb, por sua vez, é um personagem inspirado no lenço usado na cabeça das pessoas do mundo árabe, normalmente feito com base em algodão. Por lá, a vestimenta é conhecida como Keffyeh, Shemagh ou Ghutra.

La'eeb conquistou o público na Cerimônia de Abertura. (Foto: Getty)
La’eeb conquistou o público na Cerimônia de Abertura. (Foto: Getty)

O nome La’eeb traduzido para o português significa “jogador super habilidoso” ou “craque”. A mensagem do personagem, segundo os criadores, é para que todos acreditem em si mesmos e que “Agora é Tudo”. A tradição dos Mascotes da Copa começou ainda em 1966, quando Cup Willie, um leão que simbolizava o Reino Unido, se tornou o primeiro personagem dos Mundiais.

Willie foi o primeiro mascote das Copas. (Foto: Divulgação/ Fifa)
Willie foi o primeiro mascote das Copas. (Foto: Divulgação/ Fifa)

Em 2014, ao anunciar o Catar como sede da Copa de 2022, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) criou o mascoteverso, um universo virtual onde todos os outros mascotes de Copas do Mundo conviviam juntos. Fofo!

Continua depois da Publicidade

No Brasil, em 2014, Fuleco também marcou a competição. O personagem é um tatu-bola e seu nome é a mistura de “futebol” e “ecologia”. Tradicionalmente encontrado na região de caatinga do nordeste brasileiro, o tatu-bola-da-caatinga está ameaçado de extinção. Um dos maiores símbolos da Copa do Brasil, Fuleco também apareceu na abertura do Mundial deste ano.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques