Pai de Neymar recebe voz de prisão por desacatar fiscais após obra em mansão ser interditada; assista

Durante a operação, foram constatadas irregularidades em obra e crimes ambientais

Na tarde desta quinta-feira (22), Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar Jr., recebeu voz de prisão após imbróglio com fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mangaratiba, bem como agentes da Polícia Militar Ambiental, da Polícia Civil e agentes do Grupamento de Proteção Ambiental do município.

Segundo informações da Folha de S. Paulo, a operação interditou uma obra na mansão do jogador no Condomínio Aero Rural, em Mangaratiba (RJ), após uma denúncia de crime ambiental e irregularidades. Imagens publicadas nas redes sociais e fornecidas às autoridades indicaram que a construção na casa do jogador teria promovido desmatamento.

Ainda durante a operação, foram constatados desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação e movimentação de pedras e rochas sem autorização.

Neymar Santos, Neymar Jr. e Nadine Gonçalves (Foto: Reprodução/Instagram)

O pai do atacante estava no local quando os agentes chegaram e discutiu com Shayenne Barreto, secretária do Meio Ambiente do município. Em vídeo do imbróglio, divulgado pelo g1, Neymar Pai perdeu a calma quando foi informado que seria autuado administrativamente e que a obra ficaria embargada até que ele apresentasse as licenças necessárias para a intervenção estrutural no imóvel.

Alterado, Neymar Santos questionou o motivo da interdição e quis saber, ainda, se não poderia mais fazer uso da casa. A fiscalização reforçou que o empresário poderia utilizar a casa, exceto pela parte em que foi criado o lago artificial.

Em certo ponto da discussão, ele acusou os oficiais de “invadirem” a residência. “Não estou desacatando a autoridade, vocês estão dentro da minha casa. Abaixa a sua bola”, disparou o empresário, apontando contra os agentes e Shayenne com o dedo indicador. Após o desentendimento, Neymar Santos recebeu voz de prisão e as atividades dos empreiteiros foram paralisadas.

“Que prender o quê? Eu estou dentro da minha casa, você está maluca? Você não tem nem autorização para entrar aqui dentro”, rebateu ele, visivelmente irritado. Amigos do pai de Neymar pediram que ele se acalmasse. “Ele precisa agir com educação. A gente está aqui cumprindo o nosso trabalho, agindo em conformidade com a lei, ele precisa se aquietar”, declarou a secretária. Assista abaixo:

Continua depois da Publicidade

Em nota ao g1, a Prefeitura de Mangaratiba esclareceu que a voz de prisão foi dada por desacato ao funcionário público no exercício da profissão, abordado no artigo n° 331 do Código Penal, que considera a ação um crime. “Entretanto, considerando o princípio da razoabilidade e diante a um pedido da assessoria de Neymar Santos, ele foi liberado para cumprir um compromisso em São Paulo”, afirmou.

Neymar Santos deverá dar conta das irregularidades constatadas e será multado pelo órgão. “Segundo estimativas e diante do dano ambiental causado, [a multa] não será menor que R$ 5 milhões”, pontuou a Prefeitura. Veja fotos:

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques