O Palácio de Buckingham anunciou na manhã desta sexta-feira (19), que o príncipe Harry e Meghan Markle não retomarão seus respectivos deveres na coroa britânica e não atuarão mais como membros ativos da Família Real. Em comunicado oficial, o Palácio revelou que a decisão se deu após uma conversa do Duque de Sussex com sua avó, a Rainha Elizabeth II.
“Após conversas com o Duque [de Sussex], a Rainha escreveu confirmando que, ao se afastar do trabalho da Família Real, o casal não poderá continuar com as responsabilidades e deveres inerentes a uma vida de serviço público. Enquanto todos estão tristes por sua decisão, o Duque e a Duquesa continuam sendo membros muito queridos da família”, avisou o anúncio.
As nomeações militares e títulos reais do casal serão devolvidos à Rainha, que agora terá que redistribuí-los entre outros membros da Família Real. “Como evidenciado por seus trabalhos no ano passado, o Duque e a Duquesa de Sussex permanecem comprometidos com seu dever e serviço ao Reino Unido e ao redor do mundo, e têm oferecido seu apoio contínuo às organizações que representaram, independentemente de seu papel oficial. Todos nós podemos viver uma vida de serviço. O serviço é universal“, declarou um porta-voz do casal.
O comunicado do Palácio revelou também quais títulos e associações serão abdicados por Harry e Meghan. São eles: The Royal Marines, RAF Honington, Royal Navy Small Ships and Diving, The Queen’s Commonwealth Trust, The Rugby Football Union, The Rugby Football League, The Royal National Theatre e The Association of Commonwealth Universities.
Em janeiro de 2020, o príncipe e Meghan abriram mão de seus cargos dentro da linhagem e dos privilégios adquiridos em função da Família Real, no intuito de ter uma vida com mais independência. Ficou acordado, naquela época, que passado o período de um ano, a decisão seria revisada. Após conversas entre o Duque de Sussex e membros da realeza, acabou decidido agora que o afastamento será definitivo.
Os dois já haviam passado o último Natal no Canadá, junto de seu primogênito Archie. Atualmente, eles vivem na Califórnia, Estados Unidos, e esperam seu segundo filho.
Negociação dos títulos militares
Apesar da renúncia do cargo na Família Real, Harry estaria pretendendo negociar com a Rainha a retomada de alguns de seus títulos militares e condecorações que conquistou durante uma década dedicada ao serviço pelo Reino Unido, segundo informações do The Telegraph. O príncipe entende que os feitos foram alcançados por mérito próprio e não queria perdê-los, apesar de pertencerem à Coroa.
“Seu trabalho no serviço militar é uma das funções mais importantes para ele e é claro que ele quer manter esses títulos”, revelou uma fonte próxima ao marido de Meghan. A publicação conta que o príncipe “ficou arrasado por ter que renunciar aos seus títulos”, ao se afastar da realeza, e passou o último ano pensando em como abordaria o assunto com a avó.
Durante seus 10 anos de serviço, o irmão caçula de William foi nomeado capitão-geral do Royal Marine Corps e Comandante honorário da Royal Honington Air Force, entre outros. Ele ainda foi responsável por criar os Jogos Invictus, esportes multidisciplinares para veteranos do exército.