Daniela Escobar se pronuncia após polêmica com enfermeiras: ‘Não tem graça nenhuma’; assista

Atriz gerou revolta após afirmar que enfermeiras do Brasil e dos EUA se arrumam para “catar médicos” nos hospitais

Após comentário polêmico sobre enfermeiras no podcast “Papagaio Falante“, a atriz Daniela Escobar voltou a se pronunciar. Nesta sexta-feira (28), ela lamentou a repercussão negativa, bem como os ataques que recebeu online, e pediu desculpas ao público.

A confusão começou quando, durante participação no programa de Sérgio Mallandro, Escobar afirmou que enfermeiras do Brasil e dos Estados Unidos se arrumam para “catar médicos” nos hospitais. O comentário não foi bem recebido pelas profissionais, nem mesmo pelo público, que não poupou críticas à Daniela.

Hoje, em um vídeo divulgado no Instagram, a atriz esclareceu o motivo pelo qual se afastou das redes em meio à polêmica e aproveitou para pedir desculpas por seu posicionamento.

“Eu estou muito triste, muito chocada, com as coisas que eu tenho lido, por esse circo midiático que se ergueu em torno desse episódio, desse meu infeliz comentário no podcast do Serginho”, começou ela. “Eu não vim aqui antes porque eu estava literalmente, por dois dias e duas noites, as últimas 48 horas, dentro de um hospital e cercada por enfermeiras, acompanhando um grande amigo que é como se fosse da família para mim, cuja mãe está numa situação bem delicada de saúde, talvez os seus últimos momentos, e essa situação foi mais urgente, me tirou o foco completamente”, detalhou.

“Eu tinha visto alguns comentários dois dias atrás, eu comecei respondendo algumas pessoas e depois eu não toquei mais no celular, porque isso foi mais urgente. Mas eu estava com uma pessoa do lado que estava com o meu celular e estava vendo [os comentários], bloqueando e desbloqueando, apavorada com o teor de violência que ela estava lendo contra a minha pessoa e achava que eu não devia ver”, revelou Escobar.

Continua depois da Publicidade

A atriz então pediu desculpas e admitiu que foi infeliz em suas declarações. “Eu não tinha visto e cheguei em casa, agora, e por fim eu fui ler muito do que foi escrito, revi o pedaço da matéria em que eu fiz o comentário e reparei que de fato eu coloquei ‘s’, eu disse elas, generalizei. Então, eu peço desculpas a vocês que se sentiram ofendidas pelo meu comentário. Foi absolutamente infeliz e eu não devia ter feito. Eu fui tentar fazer graça com uma situação que eu passei um tempo atrás e que me causou bastante desconforto e estranhamento na época, me deixando uma forte impressão muito negativa. E eu tentei trazer leveza, fazer graça, numa situação que vocês têm toda a razão, não tem graça nenhuma, não é leve. Uma pessoa se sentir desconfortável num ambiente de hospital não tem graça nenhuma”.

“Eu não devia nem ter mencionado naquele momento, por isso eu peço desculpas a todos vocês. Eu acabei de vir desse momento, onde tem uma equipe cuidando da gente, da família do meu amigo de uma maneira muito carinhosa e muito profissional. Aliás, eu agradeço muito a vocês o carinho e a consideração que vocês tiveram comigo dentro dessa explosão de loucura que tá aí fora, que eu não estava tomando conhecimento. Agradeço de coração. E eu não minimizei a importância de vir aqui falar com vocês, de assumir o meu erro, de pedir desculpas para todo mundo que se sentiu ofendido. (…) Me desculpem, não tive a intenção de ofender ninguém”, concluiu. Os comentários da publicação foram desativados. Assista:

Continua depois da Publicidade

Esse é o segundo pronunciamento da famosa, que anteriormente alegou “não ter visto ofensa” nos comentários feitos. Em uma declaração divulgada pelo gshow, nesta quinta-feira (27), Escobar se mostrou surpresa com a repercussão.

“Os programas de fofoca da TV aberta replicaram partes isoladas do que foi dito, incitando ódios absolutamente desnecessários entre a classe das enfermeiras e eu. E não param de replicar. Meu comentário foi sobre a minha surpresa ao ver enfermeiras muito maquiadas em uma ocasião em que estive hospitalizada, em comparação com a realidade mostrada nas novelas, em que não usam maquiagem alguma”, explicou.

A atriz apontou que a atração de Sérgio Mallandro era focada no humor e, que por isso, resolveu fazer uma brincadeira. Ela ainda afirmou que já tinha conversado sobre o assunto com uma amiga enfermeira. “Elas se arrumam para caçar marido. É a realidade americana, isso se passou nos Estados Unidos e disse ainda que no Brasil elas se maquiam também. Esses comentários foram em relação à comparação da realidade com a ficção. Não vi ofensa nisso, visto que o podcast do Mallandro é humor escrachado”, acrescentou.

Por fim, Escobar lamentou os ataque virtuais que recebeu após a divulgação do episódio. “Como não assisti a nenhum desses programas em que replicaram, não sei exatamente quais comentários fizeram em cima do que foi dito para que a classe das enfermeiras esteja se sentindo tão ofendida a ponto de invadirem meu Instagram me insultando absurdamente como estão fazendo”, concluiu.

Continua depois da Publicidade

Relembre o caso

O bate-papo de Daniela Escobar com Sérgio Mallandro e Renato Rabelo gerou uma série de críticas para a atriz. Durante o podcast, ela contou que presenciou a mesma cena em um hospital no Rio Grande do Sul e em Los Angeles. “As enfermeiras estavam de unhas compridas vermelhas, batom vermelho, ‘maquiadézimas’, cílios postiços, parecia que a mulher estava saindo da festa e indo trabalhar ou indo pra festa daqui a pouco”, disse.

Segundo a atriz, se a mesma situação fosse reproduzida em uma novela, a cena seria “ridicularizada” pelo público. “Se bota isso numa novela, não vão dizer que é ridículo? Que o diretor de arte é um imbecil? É assim a vida real. Tanto aqui no Brasil quanto lá. Eu ficava chocada. De onde é que essa mulher saiu? Como é que ela está maquiada? Elas vão lá pra catar médico e para casar”, apontou.

“Nas novelas, a unha não tem esmalte, tem que ser curtinha. Elas acordam 5h da manhã, se maquiam, se produzem para ir lá e pegar o médico. E as daqui não ficam atrás, é tudo igual. Elas vão lá para catar o médico, para achar casamento dentro do hospital”, continuou. Assista ao trecho:

Continua depois da Publicidade

Após a repercussão, internautas condenaram suas falas e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren – RS) precisou se manifestar. Em nota, o órgão lamentou o discurso da artista: “O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul repudia veementemente a declaração da atriz Daniela Escobar durante episódio do podcast Papagaio Falante, em que se refere que mulheres profissionais de Enfermagem que usam maquiagem e cílios postiços, fazem isso para ‘catar médico’. A fala da atriz desrespeita as trabalhadoras da categoria, já que a forma como se maquiam e se cuidam esteticamente em nada tem a ver com a assistência prestada aos pacientes”.

Já o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo exigiu uma retratação pública da atriz e dos apresentadores do podcast, apontando que a fala além de reforçar estereótipos preconceituosos sobre as enfermeiras, desrespeita e ofende a categoria. “O Conselho exige a imediata retratação de Daniela Escobar pela infeliz declaração e, também, dos apresentadores do podcast por abordarem um assunto como a erotização da enfermagem, que desconstrói todos os esforços dessas profissionais na busca por valorização e reconhecimento“, pediu o comunicado.

Daniela Escobar participou do Papagaio Falante. (Foto: Reprodução/ YouTube)
Daniela Escobar participou do Papagaio Falante. (Foto: Reprodução/ YouTube)

Nas redes sociais, os internautas reprovaram o comentário e até mesmo o ex-BBB Cézar Black, que é enfermeiro, desabafou sobre a declaração. Leia a íntegra, clicando aqui.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques