Emocionante! Beyoncé faz discurso LINDO e poderoso aos formandos de 2020 durante especial do YouTube — assista!

Por conta da pandemia do novo coronavírus, formandos ao redor do mundo tiveram seus bailes de formatura cancelados. Pensando nisso, o YouTube tomou a iniciativa de preparar uma cerimônia virtual super bacana, e convidou diversos artistas para prestarem suas homenagens aos estudantes ao redor do globo. Além de apresentações de Katy Perry e Lizzo, assistimos também aos discursos poderosos de Beyoncé, Michelle e Barack Obama.

Em sua fala inspiradora, Queen B ressaltou a importância dos protestos que têm tomado conta dos Estados Unidos, após a morte brutal de George Floyd. “Parabéns aos formando de 2020. Vocês chegaram até aqui no meio de uma crise global, de uma pandemia racial e manifestações de expressão mundial de indignação com a morte sem sentido de mais um ser humano negro desarmado”, lamentou.

“Obrigado por usarem suas vozes e avisarem o mundo que vidas negras importam. Os assassinatos de George Floyd, Ahmaud Arbery, Breonna Taylor e muitos outros nos deixaram despedaçados. Deixou o país inteiro em busca de respostas. Vimos que nossos corações, quando colocados em ação positiva, podem despertar mudanças. Mudanças reais começaram com vocês, essa nova geração de graduados do ensino médio e superior que comemoramos hoje”, acrescentou.

Essa mulher nunca decepciona! (Foto: Reprodução/YouTube)

A cantora também abordou o sexismo que ainda prevalece na indústria musical, e explicou que teve de construir seu próprio caminho para o sucesso. “O negócio do entretenimento ainda é muito machista. Ainda é muito dominado por homens e, como mulher, não vi modelos femininos suficientes tendo oportunidades. Poucas mulheres negras tinham lugares reservados naquela mesa”, afirmou.

“Então eu tive que cortar a madeira e construir minha própria mesa. E aí convidei os melhores para se sentarem comigo nela. Isso significava contratar mulheres, homens excluídos, pessoas que estavam esquecidas e esperando para serem vistas. Tenho muito orgulho em oferecer a eles um lugar na minha mesa”, completou.

Bey lamentou o fato de que a raça e gênero ainda são fatores levados em consideração na hora de se contratar um profissional. “Muitos dos melhores criativos e empresários, que apesar de extremamente qualificados e talentosos, foram rejeitados como executivos de grandes empresas por serem mulheres ou por disparidade racial. Para as jovens, nossas futuras líderes, saibam que vocês estão prestes a fazer o mundo girar. Eu vejo vocês. Façam escolhas poderosas. Sejam excelentes”, incentivou.

“E para os jovens reis, inclinem-se para a sua vulnerabilidade e redefinam a masculinidade. Liderem com coração. Existem muitas maneiras diferentes de ser brilhante. Não deixe o mundo fazer você sentir que precisa se encaixar num padrão para ser brilhante”, acrescentou.

Dedicando sua carreira a transmitir ao mundo mais sobre a cultura negra e sua importância, Bey pediu que os jovens continuassem dando voz às minorias. “Para todos aqueles que se sentem diferentes. Se você faz parte de um grupo que não tem chance de ser o centro do palco, crie seu próprio palco e faça com que eles vejam você. Espero que vocês nunca deixem de ser si mesmos. A hora de vocês é agora. Se façam vistos”, aconselhou.

Por fim, Ms. Carter fez um apelo aos novos líderes: “Eu oro para que vocês continuem celebrando e valorizando vidas diferentes das suas. Vocês estão diante de uma reviravolta mundial. E olhem só o quanto contribuíram! Continuem assim. Esqueçam o medo e as dúvidas. Continuem apostando em si mesmos”.

Quem também deixou um recado fofo aos formandos foi o casal Michelle e Barack Obama. A ex-primeira dama dos EUA começou seu discurso lembrando aos graduados de agradecerem aos familiares que os ajudaram a conquistar esse marco. “Mesmo não estando com sua toga e capelo, caminhando para receber o diploma enquanto seus familiares gritam e o fazem passar vergonha, você ainda tem todas essas pessoas com você hoje. Elas merecem seu amor e gratidão”, disse ela, sorridente.

“Hoje é o culminar de uma longa jornada. Pense em quando você estava começando seu primeiro ano — você provavelmente só esperava que, quando chegasse ao dia da formatura, fosse encontrar seu pessoal e se preparar para a faculdade, pós-graduação, seu primeiro emprego. E aí, quando estavam prestes a dar o próximo passo, tudo parou. O mundo jogou uma pandemia no seu caminho“, comentou Barack, elogiando a persistência dos alunos em seus estudos durante esse difícil período.

“Isso é muito para se pedir de qualquer um, mas vocês conseguiram, independente de tudo. Queremos que vocês saibam que todo o trabalho que vocês fizeram para garantir essa educação, é um dos melhores investimentos que vocês podem fazer. Mantenham a cabeça erguida e comemorem!”, finalizou.

Ainda tivemos performances incríveis de Lizzo, ao som de “Pomp and Circumstance”, junto da Filarmônica de Nova York, assim como Leon Bridges, Camila Cabello, Noah Cyrus, Cynthia Erivo, Khalid, Tove Lo, Chris Martin, Ben Platt e Ty Dolla $ign, que se uniram em uma versão especial de “Beautiful Day”, single do grupo U2. Assista: