Grammy 2024: Apocalíptico! Jay-Z maceta Academia no palco, expõe injustiças e aponta contradição da premiação com Beyoncé; assista

Cantor foi homenageado com o “Dr. Dre’s Global Impact Award”

Eita! A cerimônia do Grammy deste domingo (4) proporcionou um daqueles momentos que ficará marcado na história da premiação. Ao receber uma das grandes homenagens da noite, Jay-Z soltou um discurso afiado e cheio de alfinetas aos votantes. Ele chegou a mencionar Beyoncé e até deixou a filha Blue Ivy preocupada no palco.

O rapper foi ovacionado ao ganhar o “Dr. Dre’s Global Impact Award”, prêmio criado no ano passado para celebrar artistas que tiveram impacto significativo na indústria musical. Ele subiu as escadarias ao lado da primogênita e agradeceu pelo gramofone. “Antes de tudo, muito obrigado ao Dr. Dre pelas portas que você abriu e mostrou que podíamos ser estrelas. Você nos elevou a outro nível, nos colocou em capas de revistas ao redor do mundo. É uma honra aceitar [esse prêmio]”, começou.

Continua depois da Publicidade

Contudo, ele fez questão de disparar críticas à premiação. “É claro que é ótimo ter um prêmio”, acrescentou, antes de relembrar alguns artistas que nunca chegaram a receber o troféu. “Até onde chegamos com Will Smith e ‘Um Maluco no Pedaço’ ganhando seu primeiro Grammy em 1989 e boicotando porque não foi televisionado. E então eles foram para um hotel e assistiram ao Grammy. Eu nem entendo, não foi um grande boicote. Mas então, em 98, fui indicado para melhor álbum de rap. E DMX lançou dois [álbuns], ambos foram o número um, e ele não foi indicado, então boicotei, mas assisti. Só estou dizendo que queremos que todos vocês acertem. Nós amamos vocês. Queremos que vocês acertem, ou pelo menos cheguem perto”, continuou.

O artista, então, falou sobre como sua esposa já foi injustiçada diversas vezes pelo Grammy. “Obviamente, é subjetivo, porque é música e é baseado em opiniões, mas algumas coisas… Não quero envergonhar essa jovem, mas ela tem mais Grammys do que qualquer um, álbum número um do ano. Então, mesmo com essa métrica, isso não funciona. Pense nisso: a que mais ganhou Grammys, nunca ganhou o Álbum do Ano, isso não funciona”, disse ele, olhando para a Queen B.

Enquanto vários presentes aplaudiram suas falas, outros não concordaram e chegaram até a vaiar Jay-Z por alguns instantes. “Alguns de vocês vão para a casa hoje sentindo como se tivessem sido roubados. Alguns de vocês podem ter sido roubados. Alguns de vocês podem não pertencer à categoria”, pontuou. Com o burburinho, ele completou: “Quando eu fico nervoso, eu falo a verdade. Mas esqueçam os Grammys por um segundo. Na vida. A gente precisa continuar se mostrando até você receber aquilo que você acredita que merece até eles te chamarem de gênio. Até eles te chamarem do melhor de todos”. Assista ao momento:

Vale lembrar que Beyoncé já venceu mais de 30 Grammys ao longo dos anos, mas nunca ganhou a categoria principal da noite, a de “Melhor Álbum”. No ano passado, “Renaissance” perdeu para Harry Styles e seu “Harry’s House”.

Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques