Muitos usuários que acessaram o Instagram desde essa quarta (17) já notaram uma grande mudança na plataforma: as curtidas agora estão ocultadas! Ainda é um teste da rede social, mas, com a nova função, o Insta pretende “que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”.
O “fim dos likes” pode mudar a dinâmica dos influenciadores com as marcas e, por isso, a revista “Meio&Mensagem” fez uma análise das contas brasileiras que mais conquistavam engajamento – por curtidas e comentários – até esta semana.
A empresa de marketing de influência “Airfluencers” analisou os brasileiros que mais entregaram curtidas nos últimos 90 dias até essa quarta-feira (17) e descobriu que – olha só – a conta do Hugo Gloss é a que mais gera engajamento no cenário! Segundo o levantamento, nossa conta juntou 250 milhões de likes nesse período, seguida pelo perfil do craque Neymar, com 149 milhões, e a conta da diva Anitta, com 98 milhões.
Em relação aos comentários, estamos em segundo lugar, com 3 milhões, atrás da influenciadora de beleza Laura Brito, que conquistou 3,7 milhões de comentários nos últimos três meses. Com 1,9 milhões de comentários, a musa das makes Mari Maria, vem em terceiro lugar.
Como os comentários vão continuar aparecendo na íntegra, acredita-se que esse será o principal fator na mudança dos ~publis~. “Acredito que o mercado terá a oportunidade de entender o real valor da autenticidade do influenciador digital. A conversão e relatórios para as marcas terão mais significados, do que as tradicionais métricas, como curtidas e número de seguidores”, afirma Rodrigo Soriano, CEO da Airfluencers.
A ideia, entretanto, parece ter animado as celebs. Desde quarta, Luan Santana, Cleo Pires, Juliana Paes e outros influencers comemoraram a decisão da rede. “Somos mais que números e aprovações… somos além! Temos motivo para celebrar hoje, parabéns amigos do @instagram!”, celebrou Luan.
https://www.instagram.com/p/B0CBs_gh6f3/
A primeira ideia da nova função surgiu no final de abril e foi divulgada pelo site ‘Fast Company’. De acordo com a publicação, a mudança foi baseada na preocupação crescente da contagem de curtidas estar ligada negativamente à saúde mental. Em 2016, o co-fundador do Instagram, Kevin Systrom, já havia falado sobre isso ao revelar ao TechCrunch que o Instagram Stories foi desenvolvido justamente para os usuários escaparem do estresse pelo número de curtidas.
No começo de maio, um teste da função foi iniciado no Canadá e parece estar dando certo. “Estamos muito animados com os resultados iniciais, mas ainda é preciso estudar ainda mais sobre como isso afeta a experiência do usuário na plataforma”, disse o comunicado, explicando a expansão do teste para o Brasil.
É interessante analisar esses números, mas a gente já está se sentindo bem mais leve por não ficar mais preocupado com as curtidas do Instagram. Como a mudança está sendo aí?