Fotojet

Famosos que sofrem com alopecia desabafam após “piada” de Chris Rock no Oscar

Rock fez piada com a careca de Jada, que sofre de uma doença autoimune, caracterizada principalmente pela perda de cabelo

O tapa de Will Smith em Chris Rock no Oscar dividiu opiniões em Hollywood e nas redes sociais. O astro de “Um Maluco no Pedaço” subiu ao palco e desferiu um tapa no rosto do comediante, após Rock fazer uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will. Agora, celebridades que também sofrem de alopecia, doença autoimune caracterizada principalmente pela queda de cabelo, se manifestaram sobre a “piada”.

O ex-BBB Lucas Penteado, o rapper Gabriel o Pensador, o comediante Jeff Ross e a deputada dos EUA Ayanna Pressley foram alguns dos nomes que comentaram o ocorrido. Queda de cabelo causa baixa estima, insegurança e muitas outras questões psicológicas, que claramente não sei apontar por não ser especialista. Eu tenho uma doença que causa queda de cabelo e sei o quanto isso é doloroso. Não façam piadas com isso, não tem graça!”, escreveu Penteado em suas redes sociais.

Gabriel o Pensador revelou que também passou pelo mesmo problema da atriz: “Alopecia é causada por estresse e provoca mais estresse ainda. Jada Smith perdeu o cabelo, Will Smith perdeu a cabeça, e eu perdi o bigode. Na época não falei publicamente. Temos que lutar contra o estresse sempre na vida, pois o mal que ele nos faz é bem maior e mais grave do que os sintomas que podem ser vistos na nossa aparência”.

Continua depois da Publicidade

Jeff Ross, comediante, elogiou a postura de Chris Rock diante da agressão, e, afirmou que mesmo sofrendo com a doença, busca rir das piadas. “Eu adoro Chris Rock. Eu chorei quando eu vi Smith atacá-lo, porque eu estava vendo meu ídolo viver o pior pesadelo de um comediante na TV ao vivo. Rock devia ganhar um prêmio Nobel por manter suas mãos para baixo e não piorar a situação. Atitude com classe. Se Jada não estava gostando das piadas, Smith deveria ter colocado os braços em torno dela e deixar Rock terminar. De qualquer forma, eu também tenho alopecia. É um saco. Mas quando as pessoas fazem piadas eu rio, porque a vida é assim”, explicou.

A deputada norte-americana Ayanna Pressley saiu em defesa de Jada Smith. “O trabalho da minha vida é sobre trauma e cura. Eu sou uma sobrevivente – eu não apoio a violência de forma alguma. Vamos falar sobre como é viver com alopecia. Os momentos difíceis e profundamente vulneráveis que nossas famílias veem. Um post de admiração por aqueles que nos abraçam e nos apoiam quando estamos nos nossos momentos mais baixos. Eles nos enxergam completamente”, disse.

“Nossos corpos não são de domínio público. Eles não são um tema de piada – especialmente se a transformação não é nossa escolha. A carga psicológica que carregamos diariamente é real. Time Jada sempre. É isso”, finalizou.

Relembre o caso

Chris Rock e Will Smith protagonizaram uma treta ao vivo, durante a transmissão do “Oscar 2022”. Rock surgiu no palco para apresentar o prêmio de “Melhor Documentário” e fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, esposa de Will. De acordo com o comediante, ela poderia integrar o elenco de uma possível continuação do longa “Até o Limite da Honra” por causa de sua cabeça raspada.

Jada ficou visivelmente incomodada com a referência. E então Will subiu no palco e deu um baita soco em Rock. Inicialmente, o público pensou que a cena pudesse ter sido combinada, mas enquanto o ator voltava ao seu lugar, mandou um recado para Chris: “Mantenha o nome da minha mulher fora da m*rda da tua boca!”. Um climão foi instaurado automaticamente, com os demais artistas se dando conta de que a treta havia sido séria. Assista:

No filme “Até o Limite da Honra”, dos anos 90, a protagonista, vivida por Demi Moore, raspa o cabelo para se tornar a primeira mulher da Marinha dos EUA. Jada, por sua vez, anunciou no ano passado que raspou a cabeça depois de ter lutado contra a alopecia, uma doença autoimune, caracterizada principalmente pela queda de cabelo. “Todos sabem que tenho lutado contra a alopecia. De repente, um dia… apareceu assim. Agora, isto vai ser um pouco mais difícil para mim de esconder. Por isso, pensei em compartilhar para que vocês não façam perguntas”, disse ela, na ocasião.