Joelma

Joelma: Médica Ludhmila Hajjar revela motivo para inchaço no rosto da cantora, que recebe alta e dança no hospital; assista

A médica Ludhmila Hajjar explicou o que causou o grande inchaço no rosto da artista

Dias após Joelma dar entrada num hospital em São Paulo, sua médica, Ludhmila Hajjar, falou sobre o caso ao jornal “O Globo”. Nesta sexta-feira (10), a cardiologista e intensivista revelou o que motivou o grande inchaço no rosto da artista, que preocupou fãs nas últimas semanas. Já na manhã de hoje (11), a estrela recebeu alta.

De acordo com a especialista, por mais que rara, a razão para o inchaço de Joelma está ligada à quarta contaminação da artista com a Covid-19, que ocorreu em abril. “Trata-se de um efeito da combinação da Covid-19 com o uso de corticoides”, disse a médica. Muitos chegaram a duvidar da possibilidade, mas Hajjar confirmou que o edema, de fato, é um dos sinais da doença.

Joelma1
A combinação da Covid-19 com uso de corticoides teria resultado no inchaço no rosto de Joelma. (Foto: Reprodução/Instagram)

Segundo a publicação, a Covid afeta os vasos sanguíneos e causa inchaço. Os corticoides, por sua vez, também têm os inchaços como um dos efeitos colaterais. Quando estava com a doença, Joelma usou os medicamentos de efeito anti-inflamatório como parte de seu tratamento. O que ocorreu em seu caso é que esse inchaço ficou concentrado na região facial, enquanto a maioria dos outros pacientes costuma relatar o edema em partes menos expostas do corpo. Agora, resta esperar que o corpo absorva o corticoide, por não haver um tratamento específico para esse dano.

Continua depois da Publicidade

De qualquer forma, Ludhmila garantiu que Joelma tem conseguido uma boa recuperação. “O inchaço já está 40% melhor e no máximo em três semanas terá desaparecido”, explicou a cardiologista ao jornal.

A cantora deixou o hospital neste sábado – toda radiante, com direito a vídeo dançando e tudo mais. “Informamos que a paciente Joelma da Silva Mendes teve alta hospitalar na manhã deste sábado (11) em ótimas condições e seguirá seu tratamento a partir de agora em sua residência”, anunciou a equipe médica. “Aproveitamos para agradecer todo carinho, amor e orações de todo o público”, concluiu o texto. Olha só:

Na quinta-feira (9), após uma bateria de exames, a equipe médica já havia revelado que Joelma recebeu o diagnóstico de esofagite, gastrite e um edema. “A paciente Joelma da Silva Mendes deu entrada na unidade no último dia 06 para realização de check-up após quatro episódios de Covid-19. Durante os exames, a cantora foi diagnosticada com um quadro de esofagite, gastrite e um edema, complicações possivelmente decorrentes da infecção pelo coronavírus”, disse a nota.

Continua depois da Publicidade

Em decorrência do quadro da paraense, a equipe da cantora também informou que três apresentações dela teriam de ser canceladas. “Portanto, os shows previstos para esse fim de semana nas cidades de Alvorada (TO), São Desidério (BA) e Cordeirópolis (SP) não serão realizados”, acrescentou a nota.

Leia a íntegra abaixo: