Polícia divulga vídeo que mostra Naya Rivera saindo em passeio de barco, horas antes do desaparecimento; Áudio de ligação feita às autoridades também é compartilhado

A busca por Naya Rivera continua. Na noite dessa quinta (9), foi divulgado pela polícia do condado de Ventura, na Califórnia, um vídeo feito por câmeras de segurança do porto de onde a atriz e o filho, Josey, de apenas 4 anos, partiram de barco pelo Lago Piru. Horas mais tarde, a criança foi encontrada sozinha na embarcação, e a mãe, dada como desaparecida.

Nas imagens, é possível ver o momento exato em que Naya e Josey chegaram ao local, em um carro preto. Depois de estacionar o veículo, a artista então foi até os assentos de trás ajudar o menino a descer. Em seguida, ela pegou algo no porta-malas, trancou o carro, e ambos seguiram em direção aos barcos.

No percurso, eles pararam por alguns minutos para conversar com pessoas da marina, até que retomaram o percurso à terceira embarcação (da esquerda para a direita no vídeo). A estrela de Glee também recebeu auxilio de dois funcionários antes de sair em passeio com o filho. Confira:

Além do clipe, também foi divulgado pela polícia, o áudio do chamado feito por uma mulher que relatou o desaparecimento de Naya. Na conversa, a testemunha explicou que a descoberta do caso só se deu porque o marido dela, que é velejador, trabalha próximo ao lago e avistou um menor sozinho num barco. Josey, inclusive, foi confundido com uma menininha, num primeiro momento.

“Queria registrar um desaparecimento de uma pessoa no Lago Piru. Encontramos uma garotinha sozinha num barco, e a mãe dela não foi vista em lugar nenhum”, comunicou a voz da denunciante. A atendente perguntou a idade aproximada da criança, mas a anônima disse não saber, pois ainda não havia chegado no local para encontrar o marido, e avisou que retornaria mais tarde com outras informações.

Em coletiva de imprensa, o sargento Kevin Donoghue falou que o corpo da atriz pode nunca ser encontrado. Os investigadores estão trabalhando na possibilidade de que Naya se afogou no lago depois de um trágico acidente. “Se o corpo está preso em algo embaixo da água, ele pode nunca voltar [à superfície]“, afirmou. O sargento disse também que a procura é “complicada”, já que a visibilidade do lago “é terrível”. “Há muitas árvores e plantas e coisas embaixo da água que podem causar emaranhamento. Isso torna [a busca] perigosa para mergulhadores, e é uma procura complicada”, acrescentou.

À revista People, o oficial declarou que a polícia acredita que Rivera esteja na água. A equipe de resgate procurou à margem do lago, em busca de “pistas, itens pessoais, pegadas, qualquer coisa que poderia indicar que ela saiu da água, e por falta desses indícios, estão focando a busca na água”. “Ela pode ter sofrido um acidente médico. Nós apenas não sabemos. Nós não saberemos até encontrá-la”, afirmou Kevin.

Os investigadores também estão conferindo os cartões de crédito de Naya, para ter certeza de que não houve novas compras desde seu desaparecimento. “Nós queremos trazer conclusão para a família, então nós realmente estamos nos esforçando o máximo que podemos”, assegurou Donoghue.

Entenda o caso

A atriz de “Glee”, Naya Rivera, de 33 anos, é dada como desaparecida desde a noite de quarta-feira (8). A interprete de Santana Lopez sumiu após um passeio de barco no Lago Piru, Califórnia, com o filho de 4 anos, Josey Hollis. A criança já está sob cuidado dos demais familiares.

À imprensa, o xerife do condado de Ventura, Eric Buschow, informou que oficiais estão em busca de uma “possível vítima de afogamento”. A equipe policial atendeu a um chamado de um velejador, que disse ter visto um garoto dormindo num barco, desacompanhado de adultos.

Josey foi encontrado vestindo seu colete salva-vidas, e explicou à polícia que foi nadar com sua mãe, mas que ela nunca retornou. Ainda na embarcação, foram encontrados pertences de Rivera, como uma bolsa com documentos, e um colete salva-vidas de tamanho adulto.

Segundo um comunicado emitido pela polícia de Fillmore, Naya também foi procurada por volta das 16h38 (horário local) por trabalhadores da marina, que estranharam o atraso na devolução do barco locado às 13h, por um período de no máximo três horas.

Contando com ajuda de helicópteros, drones, embarcações e equipes de mergulho, as buscas aconteceram ao longo da tarde, e foram suspensas por volta das 23h, ao anoitecer. A investigação prosseguiram ao amanhecer de quinta-feira (9), na região, segundo publicação feita na conta oficial do Twitter da polícia de Ventura.

Em entrevista à CBS, o xerife Buschow explicou os motivos da pausa durante a procura. “Há muitos desafios em um reservatório desse tamanho, às vezes por conta da visibilidade. Ainda não tenho detalhes sobre a profundidade da área onde o barco foi encontrado ou quais condições eles encontram por aí”. A emissora afirmou ainda que o carro de Naya foi encontrado estacionado próximo ao local de aluguel de barcos.

A última atualização nas redes sociais de Naya foi feita na terça-feira (7). A atriz publicou uma foto dando um beijo no filho, e escreveu na legenda: “Só nós dois”. Desde o desaparecimento, colegas de profissão de Rivera demonstraram preocupação e pediram pelas orações dos fãs em publicações emocionantes. Confira clicando aqui.