Atualizações no caso de Naya Rivera. Nesta segunda-feira (13), as autoridades responsáveis pela busca da atriz anunciaram que um corpo — ainda não identificado — foi encontrado no Lago Piru, na Califórnia. A estrela de “Glee” desapareceu na última quarta-feira (8), quando saiu com o filho de quatro anos, Josey Hollis Dorsey, em um barco alugado por ela — a criança foi encontrada sozinha pelas autoridades. Segundo relato de Josey aos oficiais, sua mãe pulou na água para nadar e nunca mais voltou.
Em comunicado compartilhado pelo perfil oficial da polícia do condado de Ventura, a retirada do corpo do lago já está em andamento, e às 18h (horário de Brasília), uma coletiva de imprensa será feita, divulgando mais detalhes ao público.
Happening now: A body has been found at Lake Piru this morning. The recovery is in progress. A news conference will take place at 2 pm at the lake.
— Ventura County Sheriff (@VENTURASHERIFF) July 13, 2020
De acordo com o Los Angeles Times, o lago Piru é notório pelos diversos casos de afogamento, graças às condições do local: as temperaturas baixas podem sobrecarregar os nadadores, e os ventos fortes são suficientemente poderosos para virar um barco pequeno.
O antigo gerente do parque, Douglas West, disse que já houve muitos afogamentos durante seus 23 anos lá. A maioria envolvia nadadores inexperientes, que não usavam colete salva-vidas, e eram muito confiantes sobre suas habilidades de nadar em áreas restritas do lago. “A única coisa que eu posso enfatizar é que se os nadadores estão na água, eles precisam usar um dispositivo para flutuar, mesmo que saibam como nadar. Isso salvará a vida deles”, afirmou West.
O oficial Chris Dyer, da delegacia de Ventura County, disse na quinta (9) que Rivera já tinha estado no lago antes, apesar de suas habilidades como nadadora serem desconhecidas. Ela deixou o colete salva-vidas no barco.
De acordo com a People, família e conhecidos de Naya estavam completamente chocados com a situação. “Todo mundo está incrédulo”, disse uma fonte à revista, acrescentando que algumas semanas atrás, a atriz estava “feliz, ocupada, vivendo a vida”. “Tempos atrás, a vida dela era toda sobre a carreira. Era sobre atuar, cantar, usar a plataforma dela para direitos iguais, empoderamento, anti-bullying — eu acho que as prioridades dela mudaram. Ela trabalhar menos não é porque não quer trabalhar, mas ela é uma mãe. O filho vem em primeiro lugar. Isso é aparente em tudo que ela posta e faz. Tudo é sobre o filho”, acrescentou o informante.
Um colega de apartamento de Ryan Dorsey, ex-marido de Naya e pai de Josey, contou que o ator (“Ray Donovan”) correu para encontrar o filho assim que soube do ocorrido. “Ryan foi para lá assim que o filho deles foi encontrado, para cuidar dele. Ele já tinha ido embora quando eu cheguei em casa na quarta-feira”, disse ao DailyMail. “Naya estava em Los Angeles trabalhando, mas eu não sei onde ela estava morando. […] Naya não estava em contato com [Ryan]. Ela não contou a ele o que estava fazendo. Ele não tinha ideia”, acrescentou.
Entenda o caso trágico
A atriz de “Glee”, Naya Rivera, de 33 anos, foi dada como desaparecida desde a noite de quarta-feira (8). A interprete de Santana Lopez sumiu após um passeio de barco no Lago Piru, Califórnia, com o filho de 4 anos, Josey Hollis. A criança já está sob cuidado dos demais familiares.
Em coletiva de imprensa, o xerife do condado de Ventura, Eric Buschow, informou que oficiais estavam em busca de uma “possível vítima de afogamento”. A equipe policial atendeu a um chamado de um velejador, que disse ter visto um garoto dormindo num barco, desacompanhado de adultos.
Josey foi encontrado vestindo seu colete salva-vidas, e explicou à polícia que foi nadar com sua mãe, mas que ela nunca retornou. Ainda na embarcação, foram encontrados pertences de Rivera, como uma bolsa com documentos, e um colete salva-vidas de tamanho adulto.
Segundo um comunicado emitido pela polícia de Fillmore, Naya também foi procurada por volta das 16h38 (horário local) por trabalhadores da marina, que estranharam o atraso na devolução do barco locado às 13h, por um período de no máximo três horas.
Contando com ajuda de helicópteros, drones, embarcações e equipes de mergulho, as buscas aconteceram ao longo da tarde, e foram suspensas por volta das 23h, ao anoitecer. A investigação prosseguiram ao amanhecer de quinta-feira (9), na região, segundo publicação feita na conta oficial do Twitter da polícia de Ventura.
Hapening now: Search for possible drowning victim at Lake Piru. @VCAirUnit @fillmoresheriff on scene. SAR Dive Team and PIO on the way.
— Ventura County Sheriff (@VENTURASHERIFF) July 9, 2020
The missing person at Lake Puru has been identified as Naya Rivera, 33, of Los Angeles. SAR operation will continue at first light. @VCAirUnit @fillmoresheriff @Cal_OES pic.twitter.com/bC3qaZS3Ra
— Ventura County Sheriff (@VENTURASHERIFF) July 9, 2020
Em entrevista à CBS, o xerife Buschow explicou os motivos da pausa durante a procura. “Há muitos desafios em um reservatório desse tamanho, às vezes por conta da visibilidade. Ainda não tenho detalhes sobre a profundidade da área onde o barco foi encontrado ou quais condições eles encontram por aí”. A emissora afirmou ainda que o carro de Naya foi encontrado estacionado próximo ao local de aluguel de barcos.
A última atualização nas redes sociais de Naya foi feita na terça-feira (7). A atriz publicou uma foto dando um beijo no filho, e escreveu na legenda: “Só nós dois”. Desde o desaparecimento, colegas de profissão de Rivera demonstraram preocupação e pediram pelas orações dos fãs em publicações emocionantes. Confira clicando aqui.