A família real está passando por momentos turbulentos. Os príncipes Harry e William, netos da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, divulgaram uma nota conjunta nesta segunda-feira (13), na qual negam boatos sobre uma suposta “crise na relação” entre eles, levantados pelo jornal The Times.
A matéria, citando uma fonte anônima, informava que Harry e sua mulher, Meghan Markle, foram influenciados a se afastarem de suas funções reais devido a atitudes de William – que não seria receptivo à cunhada – consideradas como bullying pelo casal.
No comunicado, divulgado pelo jornalista Omid Scobie, da revista Harper’s Bazaar, os príncipes descreveram a reportagem do The Times como “ofensiva e prejudicial”. “Apesar de claras negações, uma falsa história foi publicada em um jornal britânico hoje, especulando sobre o relacionamento entre o duque de Sussex e o duque de Cambridge. Para irmãos que se importam profundamente com as questões em torno da saúde mental, o uso de linguagem inflamatória desta maneira é ofensivo e potencialmente prejudicial“, dizia o recado emitido pelos gabinetes oficiais dos duques.
A joint statement from the spokespeople of Prince William and Prince Harry: pic.twitter.com/H8hqYCHirK
— Omid Scobie (@scobie) January 13, 2020
A mensagem foi divulgada horas antes dos príncipes participarem de uma “reunião de emergência” convocada pela avó e o pai, Charles, para discutirem a polêmica decisão de Harry e Meghan de deixarem a função de “membros seniores” da família real. O casal declarou ainda querer buscar “independência financeira” e viver parte do ano na América do Norte.
O encontro está previsto para acontecer na residência privada da rainha em Sandringham, no leste da Inglaterra. Meghan, que está no Canadá, participará do encontro por teleconferência. Segundo a imprensa britânica, a rainha, de 93 anos, não foi consultada e ficou muito triste e surpresa com a decisão do neto, que é o sexto na ordem de sucessão ao trono.
Assuntos delicados como a quantia financeira da reserva pessoal que o príncipe Charles atribui ao filho e à nora, os títulos reais e o alcance das transações comerciais que Harry e Meghan poderão empreender, deverão ser abordados, segundo o “Sunday Times”.
Entenda o caso
Como contamos anteriormente, os rumores eram reais; após o The Sun afirmar que príncipe Harry e Meghan Markle pretendiam se mudar para o Canadá e se afastar dos holofotes da realeza, o casal usou sua conta no Instagram para confirmar as mudanças em sua rotina.
“Depois de muitos meses de reflexões e discussões internas, nós escolhemos fazer uma transição neste ano e começar a forjar um novo e progressivo papel nesta instituição”, os duques de Sussex abriram o texto, acompanhado de uma foto dos dois de mãos dadas.
De acordo com o casal, eles buscam um lugar mais tranquilo dentro da realeza, além de independência financeira. “Nós pretendemos nos afastar do posto de membros ‘seniores’ da família real britânica e trabalhar para nos tornarmos independentes financeiramente, enquanto continuamos a apoiar completamente Sua Majestade, a rainha”, afirmaram. E acrescentaram, agradecendo ao público: “É com o seu encorajamento, particularmente nos últimos anos, que nós nos sentimentos preparados para fazer a mudança”.
No pronunciamento, Harry e Meghan citaram a vontade de passar mais tempo na América do Norte — provavelmente no Canadá. “Nós planejamos dividir nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar nosso dever com a rainha, a Commonwealth, e nossos patrocínios. Esse balanço geográfico nos permitirá criar nosso filho com o apreço pela tradição real na qual ele nasceu, enquanto também providenciamos à nossa família o espaço para focar no próximo capítulo, incluindo o lançamento da nossa nova entidade filantrópica”, informaram.
Apesar de não darem mais detalhes, os duques afirmaram que manterão o público informado de seus próximos passos. “Nós estamos ansiosos para dividir todos os detalhes deste empolgante próximo passo a seu tempo, assim como nós continuamos a colaborar com Sua Majestade, a rainha, o príncipe de Wales, o duque de Cambridge e todas as partes relevantes. Até lá, por favor, aceitem nosso profundo agradecimento por seu apoio continuo”, concluíram. Veja a publicação abaixo:
Logo após o comunicado, a rainha Elizabeth II também se pronunciou. “Discussões com o duque e a duquesa de Sussex estão nos estágios iniciais. Nós entendemos o desejo deles de adotar uma abordagem diferente, mas essas são questões complicadas, que levarão tempo para serem resolvidas”, disse a nota, compartilhada pela secretaria de comunicação da rainha.
Após seu anúncio oficial sobre o afastamento da realeza, o casal disponibilizou em seu site várias respostas para os questionamentos prestes a surgir. Assim, eles explicaram como essa decisão se daria na prática – como poderiam conciliar trabalhos remunerados e ter compromissos com a monarquia. Eles também revelaram quanto a família real custa aos britânicos. Por fim, expuseram como pretendem se comunicar mais com o público, outro motivo para sua mudança. Para saber todos os detalhes, clique aqui.