Palácio se recusa a deixar Harry participar de homenagem a soldados durante evento real, e príncipe dá “jeitinho” de prestar tributo

O afastamento de Harry e Meghan Markle da família é uma realidade cada vez mais pública… Nesta semana, o duque de Sussex foi impedido de prestar uma homenagem para os soldados que perderam suas vidas servindo ao Reino Unido. Mesmo com a recusa, o príncipe e a esposa encontraram uma forma de deixar registrado o respeito pelos patriotas.

De acordo com o The Sunday Times, Harry teria pedido que uma coroa de flores em seu nome fosse colocada no memorial nacional durante a cerimônia oficial, assim como é feito pelos demais membros da família real. O gesto tem um valor especial para o duque, uma vez que ele serviu no exército por 10 anos, chegou a alcançar o posto de capitão e cumpriu duas missões no Afeganistão. No entanto, o pedido foi recusado pela equipe do palácio, sob a alegação de que o príncipe já não representa mais a família real britânica.

A cerimônia aconteceu no domingo (8) e, de fato, as únicas coroas colocadas no memorial foram em nome de Charles, William e a rainha Elizabeth II. A publicação relatou que, a princípio, Harry estaria no Reino Unido para prestar as homenagens, mas a pandemia impediu que isso fosse possível. Segundo as fontes ouvidas pela revista People, o duque de Sussex pretendia organizar um tributo próprio ao lado de colegas que também estiveram no exército.

William e Charles colocaram as coroas de flores no memorial, mas não incluíram a de Harry. Foto: Getty
Rainha Elizabeth II prestou homenagem aos soldados no domingo (8). Foto: Getty

Mas Harry deu seu próprio jeito nos Estados Unidos mesmo… No sábado (7), ele participou de um podcast com outros veteranos, falando sobre o que seu uniforme significava, e explicou como se sente quando visita o principal memorial britânico às tropas perdidas. “Eu faço essa homenagem pelos soldados que conheci, bem como aqueles que eu não conheci. Os soldados que estiveram ao meu lado no Afeganistão, aqueles que tiveram suas vidas mudadas para sempre e aqueles que não voltaram para casa”, disse o príncipe.

Continua depois da Publicidade

Além disso, Harry e Meghan Markle estiveram no Cemitério Nacional de Los Angeles ontem, usando a tradicional flor papoula, que é usada nas coroas deixadas no memorial nacional pela família real. O casal também colocou flores que a duquesa colheu em seu jardim nos túmulos de dois soldados, um que serviu na Força Aérea Real Australiana e um na Artilharia Real Canadense.

Especulações apontam que Harry e Meghan estão cada vez mais afastados da realeza britânica. Foto: Getty

Para finalizar o tributo, os dois colocaram mais uma coroa de flores no obelisco do cemitério em que está escrito “Em memória dos homens que ofereceram suas vidas em defesa de seu país”. O príncipe ainda incluiu uma faixa dizendo o seguinte: “A todos os que serviram e estão servindo. Obrigado”. Confira as fotos de Meghan e Harry, clicando aqui!

Continua depois da Publicidade

O casal deixou as obrigações dos cargos seniores da realeza no mês de março. Deste então, muito tem sido especulado a respeito dos motivos que levaram Harry e Meghan Markle tomarem tal decisão, e ainda terem se mudado para os Estados Unidos. Rumores sobre supostos gastos excessivos da duquesa e até o vazamento intencional do “Megxit” pela família real vieram à tona nos últimos meses.